Como ensinar o cachorro a fingir de morto

Ensinar o cachorro a fingir de morto pode fazer parte das brincadeiras diárias com o querido pet. Não são todos os animais que possuem a capacidade de fingir ter morrido, mas o cão possui esse tipo de percepção e inteligência.

Procurar ensinar um novo truque ao cão é uma parte divertida, lembrando que essa habilidade poderá ser aperfeiçoada com o passar do tempo dependendo do comportamento do pet.

Como ensinar o cachorro a fingir de morto

Para ensinar o cachorro a fingir de morto, inicialmente, o tutor deverá segurar o petisco em posição acima da cabeça do animal e pedir para o pet se sentar. O pet acompanhará  o movimento aos poucos e se sentará.

Como ensinar o cachorro a fingir de morto

Posteriormente, o tutor poderá colocar o petisco no nível do chão para que ele deite, quando ele deitar o dono deverá dizer “morto” como comando para ele memorizar passando o petisco vagarosamente ao redor do pescoço do pet.

Depois que ele deitar, o dono deverá entregar o petisco como premiação pelo posicionamento correto.

A brincadeira

A brincadeira que envolve fingir estar morto é uma das mais divertidas que o dono pode fazer com o seu pet. Ao conseguir, os amigos e vizinhos se sentirão encantados e admirados com a destreza do animal.

Como vimos anteriormente, ensinar o pet a fazer esse tipo de fingimento é muito fácil.

Porém, para ele aprender de fato é importante que ele já tenha sido treinado para obedecer aos comandos básicos de obediência como sentar, rolar, seguir e, principalmente, deitar.

O comando

Verbalmente, o comando para mandar o pet fingir que está nesta situação é a palavra “morto”. No início o animal deve receber petiscos para aprender.

Em outros casos, esse tipo de treino pode ser realizado antes das refeições do dia e da noite. Assim, o cãozinho saberá criar uma associação entre a refeição com uma recompensa após o treinamento.

Sem falar que o pet se sentirá mais interessado em participar do treinamento em troca das refeições e do petisco.

Durante o treino

Ensinar o cachorro a fingir de morto

Durante o treino é indicado que o dono mantenha o petisco escondido entre as mãos sem que o cão perceba. É fundamental escolher um local seguro e confortável para treinar o cão, evitando locais sujos ou que possam ameaçar a integridade física do pet.

Ao dizer o comando “deita” é importante que o dono se ajoelhe em frente ao cão. Posteriormente, é fundamental observar se ele está profundamente relaxado e colocando as mãos sem o petisco sobre a barriga do animal de modo suave.

Depois de alguns segundos, logo depois que ele estiver relaxado, diga a palavra “morto” e entregue o petisco.

E se não der certo?

Caso o cão esteja apresentando problemas de compreender o treino, o dono pode demonstrar a posição que ele quer que o cão faça para que o animal o imite. Afinal de contas, a imitação é solução para tudo na vida, inclusive para os animais.

Aos poucos, é importante que o dono eleve o tempo de espera para entregar a recompensa até acostumá-lo a fazer o gesto naturalmente mesmo sem ganhar petiscos no futuro.

Portanto, essa brincadeira fará parte do dia a  dia do animal e de todos em casa gerando bem-estar e bom humor em todos.