Na realidade… Quantos anos vive um cachorro?

Na realidade... Quantos anos vive um cachorro

Sempre nos perguntamos quantos anos vive um cachorro para sabermos o tempo de dedicação necessário para cuidar do pet. No dia a dia buscamos ter um cãozinho em casa como companheiro, membro da família e para fazer parte da diversão em casa.

O animal também ajuda a criar vínculo de amor, felicidade e amizade, mas lembramos que o cão é um ser vivo e um dia Papai do céu chamará ele para morar no céu assim como acontece com os seres humanos e com os demais animais.

Ter um cachorro ou um gato em casa requer dedicar cuidados como alimentação, levar no médico veterinário, dar banho, levar para passear, assistir televisão juntos, brincar e cuidar de todos os detalhes quando o pet morrer e passar dessa para melhor.

Mesmo com toda a dedicação é importante saber quantos anos vive um cachorro em média para escolher o melhor tipo de alimento e demais tipos de atenção com o pet.

Quantos anos vive um cachorro?

Na realidade... Quantos anos vive um cachorro

Em geral, saber ao certo quantos anos vive um cachorro pode depender de dois tipos de percepções, a primeira se refere a quanto tempo o amigo permanecerá ao seu lado e a idade normal que o amigo poderá atingir.

O tempo de vida de um animal é variável dependendo de fatores como tamanho, porte, qualidade de vida e hábitos no dia a dia. Geralmente, cachorros de grande porte costumam viver menos em comparação com os cães menores.

O peso e o tamanho podem criar uma sobrecarga sobre o organismo, principalmente, quando o pet não costuma fazer exercícios.

Qualidade de vida

Atualmente, segundo os veterinários, a qualidade de vida também determina a expectativa de vida do pet. Quando o cachorro come uma boa ração e na quantidade certa existirá maiores chances dele viver por mais anos.

Lembrando que a ração e seus nutrientes devem atender às necessidades de porte, atividade física, idade e outras necessidades do organismo.

Exercícios

As atividades físicas também ajudam a gastar energia, manter o animal mais calmo e a evitar doenças como a diabetes.

Por que os cães vivem menos do que os seres humanos?

A fisiologia canina é diferente da fisiologia humana, cada espécie viva apresenta organismo diferente, o que influencia nas características, hábitos e expectativa nos anos de vida.

Os cães costumam envelhecer muito mais rápido em comparação com os humanos e com outras espécies de animais, por isso costumam viver menos.

Condições de vida

As condições de vida também influenciam muito na expectativa da vida do cão, o que exige por parte do tratador e do dono toda a atenção necessária como levar no veterinário e escolher os melhores produtos para o pet consumir.

Tempo médio de vida

Independente do porte e dos cuidados, o tempo médio de vida de um cachorro é de 10 a 15 anos, podendo variar para menos ou para mais.

A idade máxima

Clube Cão... Quantos anos vive um cachorro

A idade máxima que um cão consegue alcançar é de vinte a vinte e dois anos, havendo registros de cães que já superaram essa idade, lembrando que nessa fase já são considerados como cães idosos.

Portanto, você não deve se preocupar em quantos anos vive um cachorro, ao invés disso, é fundamental oferecer todo o cuidado necessário para o cão viver bem e melhor, com boa qualidade de vida e boa alimentação.