Shampoo para cachorro – como escolher corretamente?

Shampoo para cachorro - como escolher corretamente

Escolher shampoo para cachorro é fundamental, saber achar e escolher o shampoo certo é uma importante missão que não pode ser subestimada.

Alguns donos e tratadores ainda se enganam ao pensar que escolher o produto certo envolve uma decisão simples. Na hora do banho, não são todas as alternativas que se adaptam às necessidades do pet. É importante considerar vários fatores como idade, raça, quadro de saúde e condições dos pelos.

Esses detalhes precisam ser considerados na escolha do shampoo, bem como do sabonete e do condicionador. Apresentamos a seguir algumas dicas para simplificar o processo de escolha e de como saber usar o shampoo.

O shampoo para cachorro

Shampoo para cachorro - como escolher corretamente

Algumas pessoas acham que é normal usar shampoo de cachorro em cabelos humanos ou de utilizar o shampoo usado por nós em cachorros. Esse troca-troca não é sadio.

A facilidade de aplicar qualquer tipo de shampoo no cão pode causar males e doenças no futuro em seu pelo e na pele canina. Ressaltamos que os produtos fabricados para humanos possuem mais sal e um nível de Ph mais elevado que podem gerar alergias e mal-estar na pele do cão.

O shampoo humano pode alterar o equilíbrio na pele e nos pelos do cão, causando ressecamento e alergias.

Pele seca

Em muitos casos, o cão pode sofrer com a pele seca e necessitar aplicar um shampoo hidratante para controlar o processo de ressecamento da pele.

Alguns produtos podem conter ingredientes como farinha de aveia ou óleo de jojoba que hidratam e acalmam a pele.

Quando pet apresenta pele seca, o seu dono precisa ter mais cuidado no momento de enxaguar o produto, pois quando fica resto de sabão na região pode ocorrer descamação e a coceira intensa.

Para tratar dermatite

O cão ainda pode apresentar quadros de dermatite, podendo o dono e o tratador aplicar shampoo para dermatite canina, escolhendo produtos fabricados com clorexidina em baixa concentração indicada para resolver a dermatite atópica.

Esse produto ajuda a reduzir a oleosidade e evita a formação de excesso de pele.

Camomila

Outra substância muito conhecida pelos humanos e que pode ajudar a acalmar o cão é a camomila, principalmente, presente na composição do shampoo.

A camomila ajuda muito a suavizar a pele e a cicatrizar possíveis machucados, é uma substância que apresenta propriedades anti-inflamatórias.

Shampoo antialérgico para cachorro

Em casos de quadro de alergias nos pets, é indicado aplicar shampoo anti alérgico, principalmente, se o animal apresenta alergia a outros tipos de shampoos.

Portanto, ao escolher o shampoo certo é importante considerar fatores como cor, tamanho e tipo de pelagem a ser lavada.

Quando o pet possui pele escura ou clara é importante escolher shampoo que possa ajudar a remover a oleosidade e manter o brilho dos pelos.

No caso de possuir pelagens longas é importante escolher um shampoo que desembarace os fios dos pelos, e no caso de pelagem curta utilize produto que capriche na nutrição da pelagem para não haver quedas.

Vale a pena escolher o shampoo certo dependendo do perfil do pet e das condições do animal.