Meu cachorro com patas inchadas, o que fazer?

Meu cachorro com patas inchadas, o que fazer

O cachorro com patas inchadas pode gerar dúvidas e preocupações ao dono, lembrando que o cão costuma usar suas patas para tudo, para se locomover, para manipular objetos e brinquedos e até para regular a temperatura de seu corpo.

A saúde das patas também é primordial para a locomoção do pet, sendo importante que o animal seja mantido sempre limpo e não seja exposto a qualquer tipo de ambiente para evitar contato com sujeira e bactérias.

O cachorro com patas inchadas

Meu cachorro com patas inchadas, o que fazer

Geralmente, esse quadro trata-se de uma reação inflamatória que pode ser causada por lesão ou infecção no local. Trata-se de um edema local que pode apresentar outros sintomas conjuntos como dor, febre e incômodo.

Na maioria dos casos é necessário procurar a ajuda de um médico veterinário para verificar o quadro e aplicar a medicação indicada. Geralmente, esses sintomas indicam que algo de errado pode estar acontecendo com o organismo do cão.

Por que aparece o edema?

Esse tipo de edema é resultante de uma reação no organismo, incluindo alteração importante, quando percebemos que as patas estão lesionadas ocorre um inchaço até a cicatrização.

Em outros casos, a pata também pode ser invadida por um microorganismo como uma bactéria que danifica as células do tecido e do músculo no local.

Preocupação com o inchaço

Esse tipo de inchaço faz parte também de uma reação inflamatória podendo estar acompanhado de dores leves ou intensas e febre. Esse quadro justifica levar o animal até o médico veterinário.

As causas mais comuns

A maioria dos tratadores se perguntam quais são as principais causas do inchaço. Segundo os especialistas, as principais causas são traumas como os esforços ao caminhar no passeio, algumas torções e até mesmo traumas que podem causar fraturas.

Devemos lembrar também de causas mais simples e comuns como o ato de subir no sofá, na cama ou em escadas. Os veterinários enfatizam que áreas com pisos lisos podem causar alterações com maior facilidade e criar processos de inchaço.

Como reduzir o inchaço?

O tratamento correto poderá depender do perfil de cada raça, geralmente a aplicação de compressa morna ajuda nos primeiros dias.

Meu cachorro com patas inchadas - Tratamento

Em casos de evolução do quadro com o surgimento de sangramento e pus, o médico veterinário deverá ser procurado para verificar a aplicação de anti-inflamatórios, uso de gaze e outros tipos de curativos.

Em quadros mais sérios, exames de raio-x podem revelar frouxidão, estiramentos e até rupturas de ligamento quando o caso envolve a estrutura óssea.

Inicialmente, independente do quadro, o veterinário sempre aconselha a reduzir o espaço de caminhada do pet, restringindo seus espaços em casa e nas áreas externas.

Conclusão

Portanto, caso o dono suspeite de inchaço e dor nas regiões das patas de seu cão é importante não especular, é importante verificar o tamanho da situação e procurar o veterinário.

É indicado evitar passear com o pet nesta situação e evitar o chão da rua e quintal cuja variação de temperatura e sujeira podem colocar o pet em maiores riscos.