5 Dicas na hora de escolher a ração para cachorro

Na hora de escolher a ração para cachorro, alguns cuidados devem ser levados em consideração. A escolha da comida certa para o seu cão não deve ser tomada de qualquer jeito.

Esta é uma decisão que terá um grande impacto na saúde do seu cão, daí a necessidade de se informar antes de fazer uma escolha. No entanto, com a variedade de produtos no mercado, pode ser difícil fazer uma escolha informada.

5 Dicas na hora de escolher a ração para cachorro

Reunimos aqui, as 5 melhores dicas para escolher a ração para cachorro que vai fazer toda a diferença na hora de alimentar o seu amiguinho, confira!

1 – Leve em consideração a idade e o nível de atividade

Se você tem um filhote, ele será mais ativo e, portanto, terá que comer alimentos com mais energia e em maiores quantidades do que um cão de idade avançada.

À medida que envelhecem, os cães descansam com mais frequência e não precisam da mesma dieta. Neste caso, recomenda-se privilegiar um alimento mais rico em fibras para facilitar a digestão destas.

Por outro lado, o peso, a raça, o tamanho e a condição do seu animal de estimação também são fatores a serem considerados ao escolher a ração para cachorro.

2 – Ração seca ou úmida?

Alimentos secos como ração têm vários benefícios, incluindo promover uma boa higiene oral devido aos esforços de mastigação do seu cão, além de serem mais fáceis de digerir. Elas também são mais fáceis de dosar e armazenar.

Principais benefícios de escolher a ração úmida para o meu Cão

A Ração úmida é uma boa opção que vai dar água na boca do seu cão. Este é um tipo de alimento muito úmido que pode ser benéfico se o seu cão não estiver bebendo água suficiente. As rações úmidas também são mais fáceis de engolir por cães muito velhos ou muito jovens.

Você pode alternar os dois tipos de ração, mas, principalmente dar a ração seca para limitar o aparecimento de placa dentária.

3 – Verifique os valores nutricionais

A lista de ingredientes na embalagem das rações pode ser difícil de decodificar, então aqui, estão alguns tipos de ingredientes a serem observados ao escolher a ração para o seu cachorro:

Xarope de milho – este não oferece nenhum valor nutritivo;

Conservantes – os mais comuns são o BHT e o BHA, eles são proibidos para consumo em muitos países pois são cancerígenos;

Galato de propilo e Etoxiquina (ou ethoxyquin) – provoca doenças nos rins e doenças reprodutivas;

Soja e trigo – além de não terem valores nutritivos para os cães, servem apenas para preencher espaço nas embalagens e aumentar o peso;

Corantes – os mais comuns são o Amarelo 5, Amarelo 6, Azul 2 e Vermelho 40. Eles provocam problemas sérios de saúde como glândulas adrenais, tumores no cérebro e doenças renais.

4 – Limite ao máximo os cereais

Os cereais são uma matéria-prima barata que favorece seu uso pelos fabricantes de rações. No entanto, é um alimento pobre para o seu cão, porque os cereais são muito ricos em carboidratos para as necessidades do seu animal.

Esses carboidratos (amidos) fornecem, ao mesmo tempo, muitas calorias vazias que terão o efeito de engordar o seu cão, sem fornecer a ele a quantidade de energia necessária.

5 – Preste atenção às reações de seu animal

Escolher a ração para cachorro - fique atento ao cão

Se as fezes de seu cão lhe parecerem anormais ou se você notar perda de apetite ou vômito, leve a sério esses sinais. Consulte um veterinário que pode encaminhá-lo para soluções alimentares adequadas. Talvez seja sua a razão que você escolheu que está fazendo mal ao seu amiguinho.

Gostou? Fale aí nos comentários, qual tipo de ração você costuma dar ao seu cachorro, aproveite e compartilhe este conteúdo para que mais pessoas possam aprender a escolher corretamente a ração e não prejudicar a saúde do animal.