Cachorro come rápido demais: como educá-lo a comer certo!

Cachorro come rápido demais - como educá-lo a comer certo

Socorro, meu cachorro come rápido e engole o conteúdo de sua tigela em tempo recorde? O que eu faço? Calma, não entre em pânico! Existem dicas para incentivar seu cão a comer mais devagar e melhorar a digestão, confira!

Por que meu cachorro come rápido?

Existem muitas razões. Pode ser um instinto natural que o leva a engolir sua ração na velocidade da luz. Na verdade, na selva, os cães viviam em matilhas e os dominados tinham que se apressar para comer os restos deixados pelo dominante. Quem comia mais rápido tinha mais chances de comer o suficiente.

Cachorro come rápido demais - como educá-lo a comer certo

Seu cão também pode ser um aspirador de ração, já que veio de uma ninhada que teve muitos filhotes e teve que acotovelar desde muito jovem para obter sua dose de leite materno todos os dias.

Ou ele estava desnutrido durante a primeira infância e desde então teme que sua comida seja levada embora antes de terminar sua refeição.

Quais são as consequências para sua saúde?

Se o cachorro come rápido, com o passar do tempo isso pode causar problemas de saúde. Ele não só pode estar sujeito a problemas digestivos devido à grande quantidade de ar ingerido durante a refeição, como também não favorece sua higiene bucal

Na verdade, o cão deve mastigar totalmente a comida para reduzir o aparecimento de tártaro nos dentes, mas também para promover a digestão.

Dicas para seu cachorro comer mais devagar

1 – Coloque um obstáculo na sua tigela

Um teste feito nos Estados Unidos, mostrou que colocar dentro da tigela ao lado da ração uma bola de plástico ou de morder, faz seu cão se distrair e comer mais devagar.

Esta pode ser uma solução bem barata e já existem milhares de vídeos mostrando que de fato funciona. Não custa nada tentar!

2 – Escolha um local tranquilo para que ele possa comer em paz

Se um cão está constantemente com medo de sua comida ser roubada, a refeição será um momento estressante que deve ser terminado o mais rápido possível.

Portanto, é essencial alimentar seu cão em uma área tranquila da casa. Evite áreas de alto tráfego ou salas barulhentas. Seu cão precisa se sentir seguro para poder desfrutar de sua refeição. E acima de tudo, não fique no mesmo cômodo quando ele comer. Em resumo, deixe o bichinho comer em paz!

3 – Determine horários regulares para as refeições

Ter uma rotina alimentar ajudará seu cão a saber exatamente quando comer. Isso o deixará menos estressado ​​por não saber quando poderá se saciar novamente e não sentirá mais a necessidade de devorar sua refeição.

Cachorro come rápido demais - o que fazer

Se você não tem um horário fixo, existem utensílios como dispensadores de ração seca que podem ser programados com antecedência.

Além dos horários regulares, você pode dividir as rações diárias do seu cão. Em vez de alimentá-lo uma vez à noite, alimente-o 3 vezes (manhã, tarde e noite).

Se o seu cachorro come rápido deve ter algum motivo, ao colocar em prática as dicas citadas acima, você vai conseguir rapidamente identificá-lo e ajudar da melhor forma o seu pet!