Como cuidar das unhas do cachorro [Passo a Passo]

Como cuidar das unhas do cachorro - Passo a Passo

As garras de nossos cães são importantes para seu desenvolvimento e no decorrer de suas vidas. Cuidar delas é uma obrigação, especialmente porque não é uma tarefa particularmente complicada. Veja agora o passo a passo de como cuidar das unhas do cachorro corretamente e evitar doenças.

Por que é importante cortar as unhas do cachorro?

Os cães precisam ter as garras em bom estado, pois desempenham um papel essencial em seus movimentos, seu equilíbrio e sua postura.

Quando elas estão danificadas ou muito longas, afetam o dia a dia do seu cão. Além disso, quebras, rachaduras e outros danos nas unhas são riscos de dor e infecção. Manter as garras dos nossos amigos de 4 patas é, portanto, necessário.

A maioria dos cães precisa que cortemos suas garras, mas em frequências variadas, dependendo em particular do seu modo de vida.

O animal que mora em apartamento, acostumado a se movimentar em pisos acarpetados, por exemplo, verá suas garras se desgastarem muito mais lentamente do que aquele que está acostumado a viver ao ar livre e se movimentar em superfícies duras.

Portanto, será necessário cortar as unhas com mais frequência, pois as unhas longas acabam dificultando consideravelmente os movimentos, o equilíbrio e a postura do cão.

Assim como as unhas encravadas em humanos, os cães podem sofrer de unhas encravadas.

Como cuidar das unhas do cachorro?

Tal como acontece com todas as mudanças ao longo da vida do cão, é importante habituá-lo desde cedo à manutenção das unhas. Claro, você não corta as unhas de um filhote, mas é recomendável segurar e levantar sua pata, examinar suas garras desde cedo. Dessa forma, ele será mais facilmente tocado e cuidado na idade adulta.

Se for um cão familiarizado com esses gestos, bastará segurar sua pata para começar a cortar suas garras.

Se, pelo contrário, ele não estiver acostumado, você pode procurar ajuda de um ente querido, de preferência alguém que viva sob o mesmo teto e com quem o cão tenha contato regularmente.

A pessoa poderá assim segurar o animal enquanto você dá um trato em suas unhas. Se for um cão maior, desconfiado ou até mesmo inquieto, neste caso, recomenda-se colocar a focinheira nele: um gesto desajeitado pode causar dor aguda e, portanto, uma reação natural e impulsiva de mordida no cão.

Qual ferramenta escolher e como usá-la?

O tipo de ferramenta escolhida para o corte de unhas é crucial. Os corta-unhas e tesouras que utilizamos para o nosso próprio cuidado pessoal não são adequados para utilizar no seu cachorro.

Dicas de como cuidar das unhas do cachorro

O risco de machucar o cão é bastante alto com esses acessórios. Pet shops e algumas farmácias vendem cortadores de unhas especialmente projetados para a manutenção das unhas dos cães.

Antes de usá-lo, as garras devem ser limpas para remover qualquer sujeira. Deve-se tomar cuidado para não cortar a parte que compreende o “sabugo”.

Nas unhas de cor clara, essa área é bastante fácil de distinguir, pois aparece mais escura. Este é um vaso sanguíneo particularmente sensível. Cortá-lo causa sangramento e pode levar à infecção. Em cães com unhas mais escuras, você pode usar uma lanterna para localizá-lo, assim, evitamos a área mencionada e simplesmente cortamos o excesso de unha.

Em caso de sangramento, aplique uma compressa seca na ponta da unha por 5 minutos. Se você não tem certeza de como cuidar das unhas do cachorro adequadamente, o melhor seria levá-lo ao veterinário, que cuidará dele mesmo ou indicará um bom profissional.