4 Dicas para ajudar seu cachorro a perder peso

O excesso de peso pode trazer sérios problemas de saúde para seu cão. A boa notícia é que a maioria dos cães aceita facilmente pequenas mudanças em sua rotina de brincadeiras e hábitos alimentares. Aqui estão algumas dicas para ajudar seu cachorro a perder peso que farão toda a diferença na sua qualidade de vida, confira!

4 Dicas para ajudar seu cachorro a perder peso

Para cães com artrite ou problemas nas articulações, esse peso extra pode causar dor. Estudos também mostram que cães mais magros também podem viver até 15% mais, por isso, algumas ações podem mudar a vida e seu amiguinho, como …

1 – Fique atento a quantidade de comida que você dá para ele

Para os cães, assim como para os humanos, perder peso realmente se resume a duas coisas: dieta e atividade física. E se você quer ajudar seu cachorro a perder peso, a dieta é de longe o mais importante.

Para os donos de cães que levam um estilo de vida ativo, é fácil superestimar o impacto da atividade física na manutenção do peso saudável do animal.

Portanto, mesmo para cães ativos, é importante definir diretrizes claras para a ingestão diária de calorias.

Quando se trata de monitoramento de longo prazo do peso do seu cão, é essencial estabelecer uma referência de quantidade. Ou seja, para determinar o número de calorias que seu cão precisa a cada dia.

Evite confiar nas instruções da embalagem da ração pois muitos fatores influenciam as necessidades alimentares do seu cão, incluindo raça, tamanho, nível de atividade e se ele é ou não castrado.

A esterilização, por exemplo, reduz os requisitos de energia em 20% a 30%. Consultar o seu veterinário sobre este assunto pode ajudar seu cachorro a perder peso.

2 – Limite os carboidratos

Junto com a contagem de calorias, outro fator importante para ajudar seu cachorro a perder peso é alimentar seu cão com alimentos frescos, integrais e com baixo teor de carboidratos.

Muitos alimentos processados ​​para cães são carregados com gorduras ruins. É por esta razão que os veterinários geralmente recomendam dietas balanceadas de proteínas e carboidratos.

Dietas frescas fornecem proteínas de qualidade, mas também fibras e umidade que podem satisfazer o apetite do seu cão.

Alimentar seu cão com alimentos ricos em nutrientes e biodisponíveis terá um grande impacto não apenas em sua saúde, mas também em sua ingestão geral.

As rações naturais são ricas em proteínas e pobres em hidratos de carbono, fornecem os nutrientes que o seu cão precisa para uma boa saúde e oferecem uma grande variedade para que nunca se canse do conteúdo da sua tigela.

3 – Abasteça a tigela de água todos os dias

Como os humanos, os cães podem recorrer à comida quando estão realmente com sede. Certifique-se de que a tigela de água do seu cão esteja cheia de água fresca e limpa todos os dias e em todos os momentos.

A hidratação adequada traz muitos outros benefícios para a saúde dos cães, incluindo uma pele mais macia e uma pelagem mais brilhante.

4 – Pratique exercícios com seu cão

Seja uma longa caminhada ou uma sessão de brincadeiras, seu cão provavelmente tem uma atividade que ele ama.

Como ajudar seu cachorro a perder peso

Um bom primeiro objetivo é fazer 20 minutos de exercícios pelo menos 4 a 5 dias por semana. Observe seu cão para saber quando ele quer parar ou quando se cansa. Mas, para ajudar seu cachorro a perder peso, o importante é incentivá-lo a se exercitar todos os dias.

O excesso de peso pode ser um problema sério para seu cão, a artrite e outras doenças articulares podem dificultar principalmente o exercício.

Para cães que não se sentem à vontade com outras formas de atividade, a natação é uma escolha fantástica. Não só é de baixo impacto, mas protegerá as articulações do seu cão, mas também trabalha todos os músculos do seu corpo.

Tenha cuidado com as rações e demais alimentos que oferece a ele, assim como nós humanos, os cães possuem hábitos alimentares que podem levar a obesidade. Pense nisso!