Alimentação caseira para cães: receitas e dicas!

Alimentação caseira para cães: receitas e dicas!

A alimentação é necessária aos animais, afinal, ela protege seu sistema imunológico contra doenças. Por isso, preparamos um pequeno guia, mostrando como preparar a alimentação caseira para cães. Mostraremos também, seus benefícios, dicas para criar uma dieta balanceada e, assim por diante.

Em seguida, se necessário procure ajuda de um nutricionista veterinário, para que ele possa criar uma dieta respeitando as necessidades do seu pet.

Benefícios dos alimentos na dieta do cão

Os alimentos possuem substâncias que trazem benefícios para o organismo do cachorro, além disso, podem impedir o avanço de muitas doenças. Imediatamente, mostraremos quais são estes benefícios para os animais:

1.° Mantém a saúde dos pelos 

Os cães que possuem uma dieta à base de alimentos naturais, garantem boa saúde para seus pelos. Devido a uma qualidade dos nutrientes, também não há queda de pelos.

2.° Pode minimizar alergias – Alimentação caseira para cães!

Acima de tudo, na alimentação natural não encontramos: conservantes, corantes, aditivos químicos, carboidratos simples, estes componentes artificiais são os principais causadores de alergias.

4.° Protege o sistema imunológico 

Em primeiro lugar, apenas com uma alimentação balanceada, os cães podem ter um bom desenvolvimento imunológico, pois nestes alimentos não há aditivos e conservantes. 

Quais desafios os tutores de cães enfrentam?

Sobretudo, introduzir a alimentação para os cães filhotes não é tarefa fácil. Com algumas dicas, conforme mostraremos abaixo, os tutores podem oferecer estes alimentos com segurança:

  • Esta dieta deve ser disponibilizada de forma gradativa. Os tutores, no entanto, podem misturar com a ração atual, em um período de uma semana.
  • Verifique o comportamento e as fezes do seu cão, isso ajuda a evitar problemas com a adaptação, se precisar leve-o ao veterinário.
  • Disponibilize sempre água limpa e fresca, principalmente se você reside em locais de calor intenso. 
  • Não esqueça de levar o pet ao médico veterinário constantemente, assim, ele pode realizar check-ups que facilitam o monitoramento da saúde do seu cachorro. 

Como elaborar uma dieta adequada? Alimentação caseira para cães!

À primeira vista, este é um procedimento que pode ser realizado com acompanhamento de um médico veterinário ou nutricionista animal. Por outro lado, com algumas dicas os tutores também conseguem desenvolver uma dieta, confira:

Alimentação caseira para cães: receitas e dicas!

  • Se você quer elaborar uma dieta saudável para seu cão, conte com uma orientação profissional;
  • Aprenda sobre as necessidades nutricionais do seu cão com, observando as características de idade, raça, porte, nível de atividade e estado de saúde;
  • Os ingredientes devem ser frescos e com qualidade;
  • Acrescente alimentos com proteínas, carboidratos, vegetais e frutas;
  • Prepare os alimentos corretamente, dessa maneira, é possível garantir a segurança alimentar;
  • As refeições são oferecidas em porções, além disso, estabeleça um horário dentro da rotina, para que ele possa ingerir o alimento. 

– Alguns alimentos proibidos para cães: Para ajudá-lo (a) a montar um cardápio semanal, não inclua estes alimentos: abacate, cebola e alho, chocolate, massa de pão crua, produtos lácteos, comida com alto teor de gordura, doces e balas, comida condimentada.

– Sinais de alergia alimentar: Existem alguns ingredientes que afetam o sistema imunológico dos cães. No caso de alergia, os cães desenvolvem os seguintes sintomas: 

  • Coceira intensa;
  • Irritação na pele;
  • Vômitos;
  • Flatulência excessiva,
  • Diarreia.

Dicas de receita de alimentação caseira para cães 

Atualmente, encontramos muitas receitas de alimentação caseira para cães para preparar, os tutores podem utilizar o que tem em casa e que não afetam a saúde dos cães. Então, apresentamos algumas receitas simples para os tutores de cães:

1.° Arroz festeiro 

Veja aqui, como preparar esse arroz para seu pet, confira:

– Ingredientes: 1 ½ xícara de arroz integral, 1 colher de sopa de azeite, 2 kg de peito de peru ou frango moído, 3 xícaras de espinafre picado, 2 cenouras picadas, 1 abobrinha triturada, ½ xícara de ervilha (enlatada ou congelada).

– Modo de preparo: Na panela, acrescente 3 xícaras de água, respeite as instruções da embalagem para o cozimento do arroz. Em outra panela grande, em fogo médio, você deve colocar o peru ou frango moído e aguarde até que fique dourado, no máximo 5 minutos.

No momento do cozimento, certifique-se que a carne está sendo desfeita. Em seguida, devemos juntar espinafre, cenoura, abobrinha, ervilha e arroz integral. Espere até que o espinafre fique murcho, aqueça esta mistura por aproximadamente 5 minutos. 

Para servir, entretanto, é necessário aguardar esfriar, para não machucar a língua do cachorro. 

2.° Biscoito de abóbora canino

Cães adoram petiscos, todavia, separamos uma receita prática para você preparar na sua rotina. Esta, contudo, é uma ótima receita para melhorar o sistema digestivo do seu pet.

– Ingredientes: ⅓ xícara de água fria filtrada, ⅔ xícara de purê de abóbora (de preferência uma abóbora de pescoço ou amarela, pois são menos aguadas), 2 xícaras de farinha integral de arroz integral, 1 ovo grande (não coloque caso seu cão seja alérgico), 2 ½ colheres de sopa de óleo de linhaça ou azeite.

– Modo de preparo: Deixe o forno pré-aquecido a 180°C, coloque papel manteiga na assadeira, para impedir que os biscoitos fiquem grudados. Porém devemos misturar o ovo levemente batido na abóbora, separadamente. Em contrapartida, caso não coloque ovo, apenas alise o purê de abóbora e passe para a próxima etapa.

Com o apoio de uma tigela grande, é necessário misturar o óleo de semente de linhaça e a farinha de arroz integral. Mantenha uma agitação frequente, a mistura de abóbora deve ser adicionada à mistura de arroz e coloque a água devagar.

Separe um pouco de arroz, para colocar como cobertura, nesse sentido, os ingredientes são bem misturados. Utilize duas colheres pequenas, para colocar pequenas porções no papel manteiga.

Aguarde até que fique assado por 35 a 40 minutos, verifique se já está seco. Armazene-o em um recipiente seco de plástico ou vidro, espere para servir ao seu pet.

Conclusão 

Portanto, a alimentação caseira para cães é de extrema necessidade, para manter fortalecido o sistema imunológico do seu cãozinho. Dessa forma, se deseja ter qualidade com relação aos nutrientes, escolha alimentos seguros para seus cães e que estejam em bom estado de conservação. 

Frequentemente, encontramos receitas práticas e saudáveis, em portais de nutricionista animal. Também é necessário ter cuidado com o armazenamento destes alimentos, para que eles possam ter boa durabilidade e não percam o sabor.

Não esqueça de observar se o cão tem alergia a algum alimento, caso haja suspenda o consumo, informe ao veterinário para que ele possa solicitar alguns exames.