Alergias em Cães: o que é, como identificar e o melhor tratamento?

Alergias em Cães: o que é, como identificar e o melhor tratamento?

Acima de tudo, é comum encontrar alergias em cães, os sintomas mais populares são: coceira intensa, lambedura excessiva, vermelhidão na pele, queda de pelos, vômitos e diarreia. Se os tutores sabem identificar os sintomas, eles podem ajudar o médico veterinário. Por isso, preparamos este pequeno guia explicativo, para orientar aqueles tutores iniciantes.

Em seguida, também é necessário ter cuidado com medicamentos. Assim, se o cão apresentar algum desconforto, interrompa o consumo e informe ao veterinário.

O que são alergias em cães? 

Primeiramente, este é um problema muito comum em cães de todas as raças, abrangendo cerca de 10% da população mundial de cães. É possível detectar, pois os sintomas são bem desconfortáveis para os cães. Os alérgenos causam uma reação exagerada no sistema imunológico, as substâncias que causam as alergias são histaminas.

Da mesma forma, os alergênicos em cães são: carne bovina, de frango ou de cordeiro, a soja, o milho e o trigo. Comumente, estes alimentos podem ser encontrados na ração comercial, corantes e conservantes. 

Como podemos detectar?

Primeiramente, os sintomas podem ser considerados leves ou graves, os tutores iniciantes confundem com outras condições de pele. Por exemplo, parasitas ou infecções. Apresentaremos aqui, os sintomas mais conhecidos destas alergias:

– Coceira intensa: Para muitos tutores, este é o sintoma mais comum, também é possível que o cão possa lamber, morder ou coçar a pele incessantemente. Este procedimento ocasiona vermelhidão, feridas e até mesmo infecções.

– Pele vermelha e inflamada: Neste caso, a pele estará avermelhada, inchada e com bolhas. Em determinadas situações, é provável que apareçam crostas ou escamas.

– Queda de pelos: Em algumas regiões o cão pode perder pelos, por exemplo, patas, barriga ou ao redor dos olhos.

– Lambedura excessiva das patas: Se o cão lamber as patas frequentemente, então, elas podem ficar vermelhas, úmidas e com mau cheiro.

– Otite: Trata-se de uma inflamação nos olhos mais conhecida atualmente. Nesse sentido, os ouvidos ficam vermelhos, inchados e com secreção.

– Problemas gastrointestinais: Muitos problemas digestivos também podem ser provocados por parasitas. Dessa maneira, causam sintomas como: vômitos e diarreia.

Quais são os principais tipos?

Mostraremos abaixo, algumas alergias em cães que podem aparecer. 

– Dermatite alérgica por picada de pulga (DAPP): As pulgas também provocam a dermatite. Contudo, é possível que elas provocam os sintomas abaixo:

Alergias em Cães: o que é, como identificar e o melhor tratamento?

  • Coceira intensa na lombar e abdome;
  • Manchas avermelhadas;
  • Inchaço;
  • Crostas e feridas sobre a pele;
  • Queda de pelos localizada;
  • Lesões bacterianas secundárias;
  • Descamação.

 O diagnóstico ocorre através de observação de sintomas, histórico clínico e exames de pele. Além disso, o tratamento envolve a remoção das pulgas no ambiente, utilizando produtos e remédios apropriados. 

–  Dermatite atópica: Esta dermatite, por sua vez, acontece devido a vários alérgenos, estes podem ser: pólen, ácaro, mofo, poeira e elementos inorgânicos. É também uma doença genética, pode causar coceira e inflamação na pele.

– Alergia alimentar: Alguns alimentos também afetam o sistema imunológico dos cães. Entretanto, os alimentos que podem provocar alergias são: carne bovina, laticínios, trigo e soja. 

– Dermatite alérgica à picada de ectoparasitas (DAPE): É uma dermatite que se origina por conta da saliva de pulgas. Há ainda, carrapatos e demais parasitas. 

Quais as causas comuns para surgirem as alergias em cães?

Alguns fatores podem contribuir para que estas alergias possam ocorrer. Contudo, veja agora quais são esses principais fatores:

– Pólen: O pólen de árvores, gramíneas e ervas daninhas são as principais causadoras de alergias em cães.

– Ácaros da poeira: Os ácaros são os maiores provocadores de transtornos. Podem ser encontrados na poeira doméstica, eles causam alergias em cães e humanos.

– Mofo: Este é também um tipo de fungo, que pode se espalhar rapidamente em ambientes úmidos e escuros. No entanto, é necessário ter cuidado, pois ele causa alergia nos indivíduos.

– Perfumes e produtos químicos: Determinados produtos de beleza, como perfume e cosméticos, geram irritação para a pele dos cães. 

– Pelos e caspa de outros animais: Existem cães que apresentam alergias a pelos e caspa de animais de outras espécies. Por exemplo, gatos ou coelhos.

Como é realizado o tratamento?

Somente o veterinário é quem pode conceder o tratamento adequado, geralmente, ele procede da seguinte forma:

– Alterações na dieta: Para amenizar a alergia alimentar, o veterinário pode indicar uma dieta hipoalergênica, que seja específica para alergias em cães.

– Medicamentos: Os medicamentos mais conhecidos que tratam alergias são: anti-histamínicos, corticosteróides. Em contrapartida, apenas o veterinário tem capacidade de receitar medicamentos, respeitando as características físicas do animal.

– Imunoterapia: É popularmente chamada de vacina contra alergia, é utilizada quando for detectada a dermatite atópica grave. 

Benefícios da higiene para os cães

A higienização da residência e do animal, é fundamental para proteger a saúde da sua família, proporcionando bem-estar e a qualidade de vida dele. Além disso, ajuda na prevenção de vários problemas de saúde. Porém, mostraremos agora outros benefícios que a higiene pode trazer:

Saúde:

  • Previne diversas doenças: Somente com boa higienização, conseguimos impedir a propagação de parasitas, bactérias e fungos, estes originam as doenças de pele, ouvido, olhos podem criar problemas mais críticos. Por exemplo, infecções e doenças sistêmicas.
  • Proporciona vivacidade para pele e pelos: Mantenha uma rotina de banhos regulares, escove os pelos e utilize produtos adequados para orelhas, pelos mortos e oleosidade excessiva. Estes produtos são importantes para evitar odores, irritações, alergias e dermatites.
  • Saúde bucal: Os dentes também necessitam de cuidados especiais, afinal o acúmulo de placa bacteriana e tártaro. Podem ocasionar a gengivite, periodontite, em casos graves, os cães podem perder os dentes. 
  • Bem-estar: Se o cão está bem higienizado, então, ele estará mais feliz e satisfeito. Do mesmo modo, isso aumenta a sua relação com seu tutor.

Qualidade de vida:

  • Diminui pelos nos ambientes: Com a escovação realizada regularmente, removemos os pelos mortos, criando um ambiente agradável para todos. 
  • Traz saúde para a sua casa: Quando o cão é higienizado, toda a casa permanece mais limpa e saudável. Assim, conseguimos impedir a proliferação de microrganismos e alérgenos. 
  • Mantém o vínculo fortalecido: No momento que o cão se sente cuidado, a sua confiança também deve aumentar e ele será fiel ao tutor.

Os tutores também são beneficiados:

  • Impede a propagação de doenças: Determinadas doenças como zoonoses, são transmitidas por animais que estão infectados.
  • Alergias: Os humanos também desenvolvem quadros de alergias, como espirros, coceira e irritação nos olhos.
  • Evita o surgimento de odores desagradáveis: Apenas com uma boa rotina de banho, é possível manter um cheiro mais agradável no ambiente.

Conclusão 

Portanto, as alergias em cães podem ser tratadas com boa higienização e uso de medicamentos prescritos pelo veterinário. É necessário que os tutores de cães tenham o cuidado de não contaminar outros animais, principalmente aqueles que residem em condomínios.

Em seguida, a vacinação é um outro ponto primordial para proteger a saúde dos cães, dessa forma, mantenha a carteira de vacinação em dia.