Como lidar com a mordida de filhotes?

Como lidar com a mordida de filhotes?

O filhote também pode trazer transtornos para os tutores, dessa forma, ensinaremos como lidar com a mordida de filhotes. Com a aplicação de algumas técnicas ensinadas por adestradores experientes é possível deixar o cão mais sociável e pacífico, isso também protege as outras pessoas e animais.

No entanto, é necessário entender que, as mordidas são um comportamento natural entre filhotes de todas as raças.

5 dicas sobre como lidar com a mordida de filhotes que os tutores devem aplicar!

Primeiramente, é importante ensinar ao cãozinho que ele tenha um comportamento adequado desde muito cedo. Assim, ele torna-se mais dócil e amigável. Caso seja necessário, peça ajuda de um  profissional especializado. 

Abaixo, abordaremos algumas dicas para lidar com a mordida de filhotes, confira:

1.° Aprenda a detectar as causas 

Alguns fatores podem provocar as mordidas, os tutores devem identificar os sinais para chamar um especialista se este for o caso. 

– Fase da dentição: Esta fase geralmente ocorre entre 3 a 6 meses. Este é um período em que os cães trocam os dentes de leite pelos dentes permanentes. Por outro lado, os tutores devem cuidar da escovação, encaminhe o pet ao veterinário para tratar os dentes sempre que possível.

– Exploração e comunicação: Primordialmente, se a mordida é leve pode ser um sinal de brincadeira. Também é uma maneira de pedir atenção e afeto. 

– Energia reprimida: É necessário que os filhotes tenham uma rotina de exercícios, pois eles precisam gastar muita energia. Entretanto, se você é um tutor de filhotes e trabalha, procure reservar um tempo da sua rotina para brincar com o cão. 

– Ausência de socialização: Para que os filhotes possam se desenvolver, é fundamental que eles tenham socialização. Em contrapartida, a falta da socialização pode acarretar a dificuldade de interação com outros cães e seres humanos.

– Problemas de saúde: Se houver excesso de mordidas, isso é um sinal de algum problema de saúde, também pode ser sintoma de dor, estresse ou ansiedade. 

2.° Como lidar com a mordida de filhotes de maneira positiva?

Acima de tudo, alguns procedimentos podem tornar esta fase um momento mais agradável. Então, veja quais procedimentos são estes:

– Paciência e amor: Quando o cão é filhote, ele ainda está em fase de  aprendizado. Todavia, as mordidas estão incluídas na etapa do processo de desenvolvimento. Logo, os tutores necessitam ter calma, para não acabar maltratando o pet. 

– Redirecionamento: Se o filhote começa a morder, entretanto, você pode disponibilizar seu brinquedo favorito. Dessa maneira, ele poderá mordiscar de modo apropriado. Toda vez que ele se comportar bem, ofereça um elogio. 

– Ignorar: Contudo, quando a mordida for leve, os tutores podem ignorar por segundos. Do mesmo modo, mostrará ao cão que este comportamento não é adequado, ele buscará outras formas para interagir. 

– Tempo de descanso: Muitos filhotes podem sentir-se agitados devido ao excesso de energia, ainda assim, neste momento ofereça um espaço seguro para o descanso. A pausa para descanso é importante, pois o filhote fica mais tranquilo.

– Comando firme: Um comando firme pode ser extremamente útil. Por exemplo, “não” ou “solta”, faça isso sempre que o filhote morde com mais força. Para não gerar desconforto, devemos evitar gritos ou punições. Com isso, o animal pode ficar assustado e isso piora ainda mais a situação.

Parte 2

– Recompensas positivas: Nunca é demais oferecer elogios, quando o filhote apresenta bom comportamento, petiscos ou brincadeiras. Contudo, apenas ofereça se o cão tem um bom comportamento.

– Socialização: É primordial que os filhotes conheçam outros cães com diferentes comportamentos. Dessa forma, a socialização torna-se mais simples. Quando o cão tem o hábito de interagir, ele será capaz de controlar a sua mordida.

– Adestramento profissional: Por outro lado, quando as mordidas estão mais agressivas. Os tutores, por sua vez, devem contar com a ajuda de um profissional. Através do adestrador, o comportamento do filhote é analisado. O adestrador, então, deve elaborar um plano de treinamento para controlar o animal.

3.° Lidando com as mordidas excessivas – lidar com a mordida de filhotes!

De antemão, nos filhotes, a troca de dentes acontece até os 7 meses de vida. É provável que possa surgir inchaço, vermelhidão e até irritação na gengiva. Devido ao incômodo, os cães podem destruir objetos e morder excessivamente. Entretanto, os filhotes também podem sentir-se entediados. Principalmente, quando não há uma rotina mais animada. 

 Como lidar com a mordida de filhotes?

Se o pet passa boa parte do tempo sozinho em casa, ele pode desenvolver o transtorno de ansiedade. A mão do tutor é um sinal de alerta, os cães podem morder a mão com o objetivo de canalizar este sentimento. 

Também temos que perceber que a mordida é uma forma de chamar a atenção. Além de utilizar o redirecionamento. Podemos ainda, fazer barulhos com garrafa pet. Quando o cão estiver mordendo algum objeto inapropriado, utilize-o.

4.° Brinquedos para morder

A ansiedade e estresse dos cães, pode ser amenizada com o enriquecimento do ambiente, deixe-o mais agradável aos pets. Ainda assim, coloque brinquedos e comida e bebida à disposição. No entanto, não esqueça de deixar o ambiente sempre higienizado. Isso ajuda a  evitar a propagação de doenças provocadas. Por exemplo, por vírus, bactérias e parasitas.

Dessa maneira, mostraremos alguns brinquedos que você pode oferecer ao pet para que ele possa morder.

– Bola Maciça Mamona: Este é um brinquedo que pode ser utilizado por cães de todos os tamanhos. Trata-se de um brinquedo que apresenta ótima durabilidade e resistência. Todavia, também possui boa relação de custo/benefício.  

– Halteres de Vinil Cravinho: É perfeitamente recomendado para os cães filhotes. Afinal, o brinquedo ajuda a massagear a gengiva. A textura, também ajuda a trazer alívio para a coceira. 

– Chalesco Dental Bone: É indicada para os filhotes brincarem de cabo de guerra. Este é um brinquedo útil, porque pode evitar o surgimento de tártaro. 

5.° Escova Dental Truqys – lidar com a mordida de filhotes

Além de garantir a higiene bucal do filhote. Entretanto, pode ser utilizado como brinquedo. É excelente, pois impede o aparecimento do tártaro e outras doenças da gengiva. Este produto é fabricado em material atóxico. Ou seja, não afeta a saúde do animal. 

Além disso, as cerdas alcançam todos os dentes do animal. Contudo, também há um compartimento de creme dental para facilitar a vida dos tutores. 

Conclusão 

Portanto, agora que você aprendeu sobre como lidar com a mordida de filhotes. Não esqueça de utilizar produtos recomendáveis apenas para filhotes. Sempre pergunte ao veterinário sobre a qualidade desses produtos. Os brinquedos que os filhotes podem morder. Afinal, são um ótimo recurso para mantê-los mais calmos.

Também é necessário incluir na sua rotina, um horário para exercitar o pet com passeios. Além de brincadeiras, com convívio com outros animais.