O papel dos brinquedos no adestramento do seu cão!

O papel dos brinquedos no adestramento do seu cão!

Acima de tudo, o adestramento é um recurso importante para os tutores de cães. Pois, eles utilizam esta ferramenta para que os cães possam conviver com outros animais e indivíduos com segurança. Ainda assim, mostraremos sobre o papel dos brinquedos no adestramento, os brinquedos são fundamentais, afinal, representam um símbolo de caça para os pets.

Os brinquedos são a melhor forma dos cães manterem uma interação, no entanto, eles podem desenvolver um vínculo com o dono e outros cães. 

Qual o papel dos brinquedos no adestramento?

Primordialmente, estas são poderosas ferramentas que podem ser utilizadas para facilitar o processo de adestramento. Contudo, os tutores sabem que os brinquedos são essenciais para estimular o desenvolvimento físico, mental e social dos cães.

Em seguida, estes brinquedos também facilitam o ensinamento de novos comandos, para que os cães alcancem o comportamento desejado. Então, abaixo, exibiremos algumas dicas para estabelecer a aliança entre felicidade e aprendizado. 

1.° Estimular o corpo e mente: brincando se aprende! 

Sobretudo, os cães possuem uma natureza de exploração e curiosidade. Para que o cão possa aproveitar com mais eficiência, estabeleça uma rotina de exercício físico e mental. Veja agora, quais são os melhores brinquedos para esta finalidade.

– Brinquedos interativos: Os Kongs recheados com petiscos, quebra-cabeças de comida e jogos de busca são excelentes brinquedos. Entretanto, ajudam a desenvolver a resolução de problemas, o raciocínio e a paciência. Do contrário, oferecem recompensa ao esforço do seu pet.

– Brinquedos de puxar e buscar: Estimulam a realização de exercícios físicos. Dessa forma, é possível canalizar energia natural do cão, transformando-a em uma atividade totalmente interativa. 

– Brinquedos de morder: É indicado para filhotes em fase de dentição para o fortalecimento dos dentes, são perfeitos para trazer alívio para as gengivas, também melhoram o comportamento de morder, deixando o cão mais calmo. 

2.° Desenvolver laços de confiança – O papel dos brinquedos no adestramento!

Se você é tutor de pet, saiba que os brinquedos são grandes aliados para estabelecer uma relação de confiança com os cães. Todavia, esta é uma interação positiva. Assim, os cães possuem capacidade de associar o adestramento a algo que é positivo.

Do mesmo modo, apresentaremos algumas sugestões de brinquedos que atendem a este objetivo.

– Brincadeiras em equipe: Por exemplo, utilizamos jogos de buscar a bolinha ou frisbee, para trabalhar a comunicação e o trabalho em equipe. Estes brinquedos, por sua vez, ensinam o cão como ele deve obedecer aos comandos. 

– Carinho e recompensas: Sempre que o cão apresentar um comportamento adequado, ofereça petiscos e carinho. Com isso, ele terá uma associação positiva. Através do aprendizado, o comportamento desejado torna-se um hábito. 

– Paciência e persistência: Para que o cão consiga absorver todo o ensinamento, é necessário que os tutores tenham paciência. Lembre-se que, toda conquista deve ser celebrada. Tenha uma rotina para cumprir as sessões, entretanto, devemos manter foco no bem-estar e na diversão dos pets. 

3.° Como brincar com propósito?

Primordialmente, para mostrar o papel dos brinquedos no adestramento, é primordial escolher brinquedos específicos. Ainda assim, com estes brinquedos, os tutores podem ensinar comandos para os cães desenvolverem os comportamentos desejados. 

Dessa maneira, veja como fazer isso de modo eficaz e divertido:

– Comece a ensinar “senta”: No entanto, para este comando, tenha em mãos um petisco e um brinquedo, assim, podemos guiar o focinho do cão para baixo Neste momento, é importante dizer “senta”. Se o pet obedecer ao seu comando, recompense-o com elogios e petiscos.

– Trazendo o brinquedo: É necessário que o cão observe o brinquedo na sua mão, então, diga “traz” para incentivá-lo a pegar. Sempre ofereça um petisco e um elogio.

– Soltando o brinquedo: Quando você der o comando “larga” esteja com o petisco por perto, para trocá-lo pelo brinquedo. Se o pet soltar, disponibilize a recompensa. 

4.° Como evitar problemas comportamentais? O papel dos brinquedos no adestramento!

Antecipadamente, os brinquedos são excelentes ferramentas para proporcionar enriquecimento ambiental. Nesse sentido, exibimos algumas dicas para impedir problemas com comportamentos:

O papel dos brinquedos no adestramento do seu cão!

– Opções variadas: Os tutores devem ter o cuidado de manter uma variedade de brinquedos, que possam atender diferentes atividades e necessidades. Dessa maneira, os cães estão entalmente estimulados.

– Rotação dos brinquedos: Faça uma rotatividade com os brinquedos disponíveis, esse procedimento é fundamental. Pois, os cães podem experimentar mais de um brinquedo. 

– Tempo de qualidade: As brincadeiras devem acontecer todos os dias, somente com uma rotina adequada, há possibilidade de proporcionar saúde mental e física para os cães.

5.° Escolha dos brinquedos para manter a segurança 

À primeira vista, depois de compreender qual o papel dos brinquedos no adestramento, devemos escolher brinquedos que trazem segurança e conforto. Abaixo, veja como escolher adequadamente estes brinquedos:

– Não escolha peças pequenas: Todavia, existem brinquedos que soltam com muita facilidade. Por serem muito pequenos, podem provocar asfixia ou obstruções intestinais. Para uma maior segurança, o correto é optar por brinquedos maiores e sólidos. Entretanto,  são indicados para o tamanho da boca do animal. 

– Materiais Atóxicos: É importante que estes materiais sejam atóxicos e livres de BPA. Afinal, estes são produtos químicos nocivos. É seguro escolher brinquedos de borracha natural. Por exemplo, nylon resistente e madeira dura.

– Supervisionamento: Embora tenha escolhido brinquedos seguros, os tutores devem ter total atenção. Os filhotes podem tentar mastigar alguns brinquedos e machucar a gengiva e os dentes em formação. Do mesmo modo, o supervisionamento ajuda a reconhecer a peça perigosa e removê-la.

– Inspecione regularmente: Entretanto, faça exames regulares nos brinquedos, para verificar se existem falhas. Por exemplo: rachaduras, rasgos ou peças soltas. Então, se houver, é fundamental que o brinquedo seja descartado.

Brinquedos e desenvolvimento cognitivo 

Assim como ocorre com os humanos, os cães também apresentam um desenvolvimento cognitivo. Os brinquedos têm um papel fundamental, uma vez que estimulam o pensamento crítico e ajudam a encontrar soluções para os problemas. Com os brinquedos, os cães podem desenvolver a sua habilidade mental. 

Em outras palavras, eles poderão desenvolver a memória, a concentração e o raciocínio lógico. Contudo, os brinquedos escondidos, que contém petiscos, são as melhores opções para trabalhar a capacidade de aprendizado. 

Conclusão 

Portanto, sempre que existir dúvidas sobre um determinado brinquedo, pergunte ao veterinário. O cão pode manter-se engajado e entretido quando há uma variedade para escolher. Para ajudar na manutenção do vínculo, mantenha uma rotina com brincadeiras e exercícios variados. 

Por fim, quando comprar um brinquedo, é primordial verificar a faixa etária. Devemos ver se o fabricante é bem recomendado, se possui garantia e, assim por diante.