Coleira para cachorro filhote: qual a idade para colocar coleira no filhote?

Coleira para cachorro filhote: qual a idade para colocar coleira no filhote?

Antecipadamente, para quem deseja ser um tutor de cães, apresentaremos a coleira para cachorro filhote, este acessório de segurança pode ser utilizado a partir de 2 meses. No entanto, o material mais indicado é o nylon. Por sua vez, este é considerado um material leve e confortável para um cão filhote. 

Para fazer o filhote se acostumar, também é indicado o uso de guias. Contudo, os tutores devem ter atenção, já que existem diversos tipos de coleiras. 

Como introduzir gradualmente?

Antes de mais nada, este é um procedimento que deve ser realizado de modo gradual e positivo. Com isso, o filhote não deve associar a coleira a algo que seja negativo. Devemos mostrar a coleira, assim ele pode cheirar e brincar com ela.

Sempre tenha em mãos um bom petisco, para recompensá-lo. Mesmo que ele já demonstra interesse pela coleira, é importante que os tutores estejam supervisionando a interação. 

Como escolher a coleira para cachorro filhote?

O passeio é um momento importante para os cães, eles podem gastar energia e ter um tempo para praticar exercícios. Escolher a coleira adequada é apenas um complemento, para proporcionar um conforto para o cão. Os tutores devem conferir quais são as necessidades de cada pet. Nos pet shops encontramos diversos modelos de guias, coleiras e peitorais. 

Se o cão é extremamente ansioso, é possível utilizar gentle leader, aqui no Brasil é conhecido como cabresto. Para todas as marcas de coleiras, devemos observar a qualidade delas. Podemos perceber que, as versões profissionais possuem materiais parecidos.  

As coleiras de nylon com aplicação de plástico, por exemplo, são os modelos mais populares que podem ser adquiridos em pet shops. Lembre-se que a coleira deve ser forte o suficiente, para que o cão esteja em segurança e não corra riscos. 

Como devemos acostumar os cães em casa?

Antes de tudo, os cães podem se acostumar com as coleiras em casa. No entanto, os tutores devem realizar pequenas caminhadas de poucos minutos. Se o cão é bem filhote, é necessário que os tutores respeitem o tempo de adaptação. Pois, cada pet tem uma personalidade e seu tempo para se adaptar.

Coleira para cachorro filhote: qual a idade para colocar coleira no filhote?

Comece estabelecendo pequenas sessões, para colocar a coleira e fazer pequenos passeios. Para quem tem cães com comportamento mais complicado, então, peça ajuda para um adestrador profissional. Durante os passeios no quintal de casa, você deve ter petiscos e recompensas para desenvolver um comportamento positivo. 

Cuidados que temos que ter com filhotes 

Em primeiro lugar, quando o filhote ainda não está vacinado, ele deve permanecer em casa. Para levar o cãozinho em segurança, é fundamental que o ciclo vacinal esteja completo. Contudo, a coleira deve ser um complemento para o treinamento, ela não é substituta.

Quando o filhote estiver com a coleira, os tutores devem manter o supervisionamento constantemente. Assim, podemos evitar acidentes e lesões graves. Tenha cuidado com a higienização e armazenamento dessas coleiras. Com isso, evitamos o aparecimento de pulgas e carrapatos. 

Tipos de coleiras mais comuns – Coleira para cachorro filhote

Para escolher o melhor tipo de coleira que atende às necessidades do pet, é necessário estudar seus prós e contras. Para as características do Pug, por exemplo, pode adaptar-se de forma mais fácil com a coleira peitoral. Abaixo, mostraremos as melhores coleiras para os filhotes.

1.° Coleira peitoral 

O peitoral é também uma “camiseta vazada”, este é considerado um dos modelos mais confortáveis. A pressão dos puxões deve ser direcionada ao tronco dos pets, neste local encontra-se o gancho para segurar a guia. Antes de comprar uma coleira, devemos analisar o tamanho do pet. 

Dessa forma, se a coleira é muito pequena pode causar desconforto e lesões no animal. Nos pet shops, existem diversos modelos e marcas que os tutores podem experimentar. 

2.° Coleira de pescoço

Principalmente, este é um dos modelos mais populares. Certamente, é um modelo bem parecido com um colar. Este tipo de coleira é um dos mais eficientes, já que pode ser utilizado 24 horas por dia. Para os tutores também é muito prática, porque possui uma placa para identificação dos cães. 

Desde já, os tutores devem considerar não apenas o tamanho. Dessa forma, também devem prestar atenção ao comportamento. Os cães que apresentam o perfil do “Taz Mania“, a coleira tipo peitoral é a mais indicada. Por outro lado, a coleira de pescoço deve ser utilizada em cães mais calmos. 

Benefícios da coleira para cães 

As coleiras são muito mais do que estética, elas representam a segurança. Abaixo, exibimos alguns benefícios que estas coleiras podem proporcionar aos cães.

1.° Segurança 

Este é sem dúvidas um dos melhores benefícios que as coleiras podem oferecer. Afinal, a coleira impede que o cão fuja. Principalmente, em locais com animais e seres humanos desconhecidos. Com a coleira os cães estão protegidos contra acidentes. Por exemplo, atropelamentos e briga com outros animais. 

2.° Controle em situações de agitação 

Existem determinados momentos em que o passeio pode ser mais agitado. Nesse sentido, a coleira para cachorro filhote é extremamente eficiente. Se o local é demasiadamente movimentado, a coleira proporciona maior controle ao cão.

3.° Identificação 

Alguns modelos podem ter placas que facilitam a identificação. Pois, em alguns momentos os cães se afastam dos tutores. Se ele está com a placa, é possível que seja devolvido com o tutor. 

4.° Diminuição de lesões 

O peitoral pode distribuir pressão para a região do peito, isso impede lesões no pescoço. Entretanto, nos cães de pequeno porte evita que eles desenvolvam problemas respiratórios. 

5.° Torna o adestramento mais seguro 

Com a coleira, o adestrador pode começar a ensinar comandos mais básicos. Por exemplo, andar ao lado do tutor e ainda, impedir que o cão aprenda comportamentos indesejados.  

Conclusão 

Portanto, a coleira para cachorro filhote acima de tudo, tem que garantir conforto ao cão e evitar que ele tenha lesões. Não basta apenas ser de boa marca e ser bonita, o material também deve ser durável e confortável. Não se esqueça de ter atenção com o tamanho da coleira e do seu pet, armazene-a em local adequado.

Em suma, mantenha a higiene do local onde os acessórios do seu cão são armazenados, isso deve proteger a sua família contra a propagação de doenças. Limpe somente com produtos apropriados para os pets. Assim, a pele deles estará livre de alergias.