Frango para cachorro: faz bem, é recomendado, como preparar?

Frango para cachorro: faz bem, é recomendado, como preparar?
Imagem de divulgação

Antecipadamente, o frango é um alimento saudável para humanos. Por outro lado, os tutores devem saber se o frango para cachorro é recomendável ou não. O frango é um alimento necessário, pois é considerado uma proteína nobre. 

Do mesmo modo, o frango contém vitamina C, tiamina, riboflavina, niacina, ácido fólico, vitamina B6, B3, B12, A, E, D e K. Por isso, pode ser oferecido aos cães. 

O frango é favorável para o cachorro?

Antes de tudo, o consumo de frango para cães é possível. No entanto, os tutores devem ter cuidado com o método de preparo. Para muitos nutricionistas, a carne de frango é a mais saudável para que os cães possam consumir na refeição. 

No frango, encontramos uma grande quantidade de proteína animal, de excelente qualidade. Dessa forma, as principais funções da carne de frango no organismo dos cães são:

  • Contribui para o desenvolvimento de novos tecidos;
  • Pode renovar as estruturas dos órgãos;
  • Garante o equilíbrio hormonal.

Nesse sentido, os tutores devem ter cuidado com a quantidade que é oferecida para o animal. Para evitar a diarréia, é necessário que o frango seja cozido. Assim, o frango será bem leve e nutritivo. 

Também podemos misturar o frango desfiado com arroz. Não coloque temperos para não causar problemas digestivos, a cenoura pode ser acrescentada.

Este alimento é perigoso para os cães? Frango para cachorro!

De antemão, o frango não pode ser servido cru. Pois, contém bactérias causadoras de doenças. As bactérias Salmonella e Escherichia coli, provocam a gastroenterite. Então, para proteger o sistema digestivo dos cães, você não pode dar frango cru.

Contudo, é recomendado não colocar nenhum tipo de tempero que geralmente colocamos no preparo da comida humana. Por exemplo: sal, alho e cebola. Estes alimentos, por sua vez, são extremamente nocivos e podem surgir doenças cardiovasculares

Do contrário, o frango frito é outro perigo para os cães. Já que, pode causar problemas como a pancreatite. O cozimento ou fritura dos ossos, pode ser prejudicial à saúde dos cães. 

Antes de mais nada, quando o osso é frito, ele perde o colágeno. As pontas são geradas, o que pode representar perigo quando forem ingeridas.

Quais os benefícios do frango para cachorro?

À primeira vista, quando é servido na quantidade adequada, o frango pode sim, trazer vários benefícios ao cachorro. Veja agora, os principais benefícios que o frango para cachorro oferece:

Frango para cachorro: faz bem, é recomendado, como preparar?

1.° Fonte de proteína  

Além de proteína, o frango também contém grande quantidade de aminoácidos. Este, entretanto, tem a função de construir os músculos, ossos, pele e pelagem. 

2.° Menor quantidade de gorduras – Frango para cachorro!

Esta é considerada uma carne magra, ou seja, há um baixo teor das gorduras saturadas. Por isso, o frango é um excelente alimento para ajudar os animais a manterem seu peso. Contudo, também ajuda cães que estão com problemas de obesidade e doenças cardíacas. 

3.° Excelente quantidade de vitaminas e minerais 

No frango, podemos obter vitaminas B, como niacina e vitamina B6. Estes nutrientes são necessários para manter o funcionamento do metabolismo, e garantir a saúde da pelagem dos cães. Ainda mais, no frango, contém  fósforo e selênio, que são importantes para a saúde dos ossos e músculos. 

4.° É de fácil digestão

O frango para cachorro pode ser digerido facilmente, não dificultando o funcionamento do sistema digestivo dos animais. Este alimento, porém, é um perfeito aliado dos cães que têm sistema digestivo sensível. 

Quantidade recomendada

Para definir a quantidade, é fundamental que os cães já estejam acostumados com uma alimentação natural. Também é conveniente contar com a ajuda de um Especialista em Nutrição Canina. No momento de estabelecer uma quantidade ideal, é primordial considerar o porte, nível de atividade, idade e saúde. 

De maneira geral, o frango pode ser oferecido como ingrediente na dieta, ou ainda como petisco. Caso queira servir como petisco, tenha cuidado de não ultrapassar os 10% das calorias diárias. 

Como o preparo do frango deve ser feito?

Em primeiro lugar, devemos ter cautela no preparo do frango. Pois, até para os humanos ele pode representar riscos. Veja então, como preparar o frango de forma segura:

– Cozinhe o frango: Se decidir oferecer frango para cachorro, primeiramente, cozinhe. Dar frango cru é proibido, pode conter bactérias que afetam a saúde. 

– Remova ossos e pele: Os ossos de frango podem ser perigosos para os cães, pois podem estilhaçar e causar perfurações no intestino. A pele do frango também pode ser rica em gordura, o que pode levar a problemas digestivos.

– Desfie o frango: O frango desfiado é prático, além disso, ajuda a impedir que o cão engasgue.

– Mantenha-o em temperatura ambiente: No momento de servir, veja se está em temperatura ambiente.

– Verifique a reação do pet: Devemos observar se o cachorro gosta de comer frango, ou se tem aversão a este alimento. Também é importante analisar a presença de algum tipo de alergia. Se este for o caso, peça ajuda de um veterinário. 

Dicas de receitas de frango para cachorro 

Para facilitar a vida dos tutores de cães, apresentaremos algumas receitas simples: 

– Frango Cozido Desfiado: Somente cozinhe o peito de frango sem colocar nenhum tempero. Podemos misturar arroz integral cozido ou legumes cozidos no vapor.

– Biscoitos de Frango Caseiros: Os cães também podem curtir os biscoitos caseiros. Você pode preparar com frango cozido, farinha de trigo integral, aveia e ovo.

– Almôndegas de Frango: As almôndegas com frango moído cozido são práticas e deliciosas. No entanto, convém colocar legumes picados e um pouco de ovo. É possível assar ou cozinhar no vapor.

– Purê de Frango com Legumes: Coloque o frango e os legumes para que possam cozinhar juntos. Por fim, temos que amassar até que vire um purê. Para a segurança do pet, é importante servir morno e frio.

Conclusão

Portanto, o frango para cachorro quando servido na medida adequada para os cães, traz inúmeros benefícios. Contudo, é necessário seguir à risca o modo de preparo. Com isso, o frango não deve representar risco aos cães. Se necessário, sempre é importante contar com o profissional especializado para elaborar uma dieta específica para seu pet.

Em síntese, os cães podem desenvolver alergias a determinados alimentos. Caso haja algum desconforto, interrompa o consumo deste alimento e peça ajuda de um veterinário mais próximo. É importante não esquecer que, determinados animais podem ter o sistema digestivo sensível.