10 Raças de cães que foram extintas e desapareceram de vez

raças de cães que foram extintas
Imagem de divulgação

Antes de tudo, apresentaremos aqui, as 10 raças de cães que foram extintas, o desaparecimento destas raças costuma ocorrer devido a lógicas distintas. Na natureza, entretanto, o desaparecimento de determinadas espécies geralmente ocorre graças a mudanças ecológicas e desastres naturais.

Se uma determinada raça de cães desaparece, então, este procedimento torna-se irreversível. 

Top 10 raças de cães que foram extintas do Planeta Terra!

Dentro do universo dos cães, a “moda” e a “funcionalidade” costumam ditar quem fica e quem vai. Dessa forma, conheça quais são as raças mais inusitadas que já não existem mais neste mundo. 

1.° Cão Lebre Indiano 

Primeiramente, também são conhecidos como “Cães das Rotas de Armadilhas”. Este é um cão de origem canadense, no entanto, teve seu fim no século XIX. Este pet possuía habilidades de caça, tais habilidades eram comparadas aos coiotes. 

Devido a aplicação das técnicas de caça indígenas, esta raça começou a declinar. Após perder a sua utilidade, com o tempo foram substituídas. Trata-se do cruzamento entre o cão e uma lebre, esta raça apresentava características únicas, por exemplo:

  • De porte médio, aproximadamente 60 a 75 cm de comprimento e 35 a 40 cm de altura;
  • Peso entre 10 e 20 kg;
  • Corpo musculoso e ágil, com pernas longas e cauda curta;
  • Pelagem curta e densa, variando em tons de vermelho, marrom e preto;
  • Orelhas grandes e eretas;
  • Focinho longo e fino.

2.° Cão D’água St. John – raças de cães que foram extintas! 

De antemão, estes são os precursores dos famosos Retrievers. Ainda assim, os mais populares são: Golden Retriever e o Labrador Retriever. Por conta das burocracias e taxas que foram impostas no século XIX, esta população sofreu grande queda neste período. 

Do mesmo modo, apenas dois sobreviventes desta espécie foram encontrados na década de 80. Ambos eram do sexo masculino, infelizmente não conseguiram sobreviver. Interrompendo com isso, a sua linhagem. 

3.° Bulldog Toy

Antecipadamente, esta é uma raça de origem inglesa. Podemos encontrar registros dos séculos XVIII e XIX, seu fim ocorreu porque seu destino foi totalmente desafortunado. Houve muitas tentativas de aprimoramento, porém não obteve o sucesso esperado para a continuação da espécie.  

Os filhotes de Buldogues são de porte anão, dessa maneira, isso pode trazer desafios sobre saúde e fertilidade. 

4.° Bullenbeisser

Este é um cachorro alemão, proveniente das regiões circunvizinhas. Era uma raça treinada para perseguir javalis e servia como isca para touros. Os cruzamentos atrapalharam o desenvolvimento e a expectativa de vida desta raça, o que contribuiu para o declínio populacional.  

Todavia, a sua herança permanece viva graças à raça Boxer. Atualmente, o Boxer é muito popular e querido no mundo todo. 

5.° Kuri (cão polinésio)

Especificamente, esta é uma raça que possui um legado fascinante. Durante o século XIII, foram transportados para a Nova Zelândia, com o auxílio de embarcações polinésias. Tinham como característica principal, a pelagem longa e o tamanho pequeno. 

raças de cães que foram extintas
Imagem de divulgação

Esta raça, contudo, começou a desaparecer no decorrer do século XIX. Neste período, houve o cruzamento com as raças que foram trazidas pelos colonizadores europeus. 

Entretanto, para os Maori esta raça era útil para as seguintes atividades abaixo:

  • Companheirismo: Eram excelentes companhias para o povo Maori;
  • Alimentação: Os Maori apenas comiam sua carne em momentos especiais, por considerarem uma iguaria;
  • Peles: A pele servia para a confecção de capas e mantas (Kahu kurī)
  • Ossos: Os ossos eram aproveitados para anzóis de pesca e colares.

6.° Cão pastor Cumberland – Raças de cães que foram extintas!

Acima de tudo, esta era uma raça parecida com Border Collie. Contudo, trata-se de uma raça originária do norte da Inglaterra. Embora não sejam encontrados registros do cão pastor de Cumberland, estima-se que esta raça teria sido utilizada para o pastoreio.

Diferentemente das raças mencionadas no artigo, esta raça evoluiu, transformando-se na Border Collie, que conhecemos atualmente. 

– Aparência do Border Collie: Tamanho de 46 e 56 cm e peso entre 12 e 20 kg. Tem corpo atlético, com tronco ligeiramente longo, com altura nos ombros. A pelagem geralmente costuma ser curta ou moderadamente longa, sempre densa e de textura média, com subpelo macio. Também pode ter cores variadas, focinho bem afiado e olhos separados de tamanho médio. 

7.° Cão de luta de Córdoba

Esta é uma das raças de cães que foram extintas, mais impressionantes. 

Se refere a um canino formidável e ao mesmo tempo forte, também é uma combinação entre Bull Terrier e Bulldog. Porém, o acasalamento trouxe problemas para esta espécie, já que macho e fêmea lutavam com a mesma ferocidade. Então, isso levou à perda da prole e ocasionou o fim da espécie. 

– Bull Terrier: Esta é uma raça musculosa e robusta, tem a cabeça na forma de ovo. Sua personalidade é brincalhona, por isso podem se dar bem com famílias. É necessário que haja treinamento, afinal, costumam ser teimosos.

– Bulldog: Esta raça também é robusta, com focinho achatado, temperamento dócil. Características físicas: musculosos e atarracados, com pernas curtas e caudas grossas. Pelagem: curta e densa, podendo ser branca, marrom, vermelha ou preta.

8.° Cão Polar Argentino

Devido ao seu porte avantajado, estes cães eram aproveitados para a defesa das instalações militares argentinas na Antártica. Apresentava uma pelagem densa e dentes pontiagudos, estes cães eram facilmente adaptados ao ambiente externo. Mesmo sendo cães úteis, seu fim começou em 1994, quando tiveram que ser realocados da Antártica.

9.° Rastreador Russo

Popularmente conhecido como Retriever Russo, era um canino imponente de 30 cm de altura. Contudo, seu peso alcançava os incríveis 100 quilogramas. Seu sumiço ainda é um mistério para muitos, já que envolve motivos específicos, seu declínio ocorreu no século XIX. 

10.° Braco Dupuy – Raças de cães que foram extintas!

Embora não haja certeza, este pode ser um cão de origem francesa, seu nome é uma homenagem concedida para dois irmãos. Ambos tinham o sobrenome “Dupuy” ou “Du Puy”, daí surgiu o nome Dupuy. Na França, ainda podemos localizar muitas variedades de Brasques.  

Apesar disso, seu declínio iniciou-se em 1970. Houve, então, um cruzamento indiscriminado que enfraqueceu a espécie.  

Conclusão

Portanto, as raças de cães que foram extintas estão na memória de muitos até os dias atuais. Pois, elas foram extremamente úteis para a economia local e a um determinado povo de sua época, algumas eram utilizadas para atividades extremamente complexas, como caça e guarda, por exemplo. 

Em conclusão, o fim de muitas destas raças ocorreu por motivos fisiológicos e de reprodução dessas espécies.