Alimentação para Cão: O que eles podem e não podem comer?

Alimentação para Cão - O que eles podem e não podem comer

Qual é a melhor alimentação para cão? Geralmente, os donos podem sentir dúvidas a respeito dos melhores tipos de alimentos que podem oferecer para seus pets sem comprometer a saúde deles no dia a dia.

Normalmente, os cães podem parecer comilões, mas, na verdade, eles precisam se alimentar para repor as energias que gastam diariamente. É importante que eles tenham a hora certa para comer e repor as proteínas e os nutrientes essenciais.

A seguir falaremos sobre os tipos de alimentos que podem e não podem ser oferecidos na criação de cães no seu dia a dia.

Alimentação para cão

Alimentação para Cão - O que eles podem e não podem comer

Além de conhecer os tipos de alimentos necessários e que não podem ser oferecidos, ressaltamos a importância de alimentar o pet sempre nos mesmos horários para criar uma rotina positiva para o animal.

A ração

A melhor opção para alimentar o pet é oferecer a ração. As opções podem ser a seca ou a ração úmida, lembrando que a úmida é rica em água e pode ser oferecida como petisco.

Todas as rações disponíveis no mercado são desenvolvidas por especialistas e contam com a melhor linha de processamento.

Mas, além da ração convencional, alguns tutores procuram oferecer outros tipos de alimentos “in natura” para enriquecer a alimentação de seu pet, a seguir falaremos mais sobre quais tipos de alimentos podem ser oferecidos. 

Outros alimentos

Existem alimentos naturais que podem ser oferecidos para os cães na alimentação diária, confira na lista a seguir.

Abóbora – Esse legume é rico em vitamina C, fibras e importante fonte de betacaroteno. Apresenta nutrientes fundamentais, porém deve ser servida cozida em pedaços pequenos sem adição de sal ou tempero.

Banana – Todos nós sabemos que essa fruta é deliciosa e nutritiva, é rica em potássio, magnésio e vitamina B6. Para os animais deve ser oferecida sem a casca.

Beterraba – A beterraba apresenta vitaminas A, B e C, e ajuda a elevar a imunidade do pet. Deve ser oferecida com moderação, por ser rica em açúcar pode prejudicar a saúde do cachorro.

Brócolis – Esse alimento é muito indicado para os cães, é rico em potássio, zinco, ferro e outros nutrientes que fazem muito bem para a saúde do animal. É importante sempre servir cozido sem adição de tempero.

Batata doce – Por ser um legume rico em vitamina E, betacaroteno e fibras, ajuda bastante na nutrição dos animais. Também deve ser servida cozida e sem tempero.

Carne bovina – A carne é um alimento muito útil para os cães, podendo ser servida cozida e sem tempero. Porém, caso o tutor queira servir crua, é indicado congelar a carne antes para matar bactérias.

O que o cão não pode comer?

Alimentação para Cão - Abacate

O primeiro alimento que o pet não pode comer é o abacate, mesmo sendo uma fruta ele contém persina, uma substância fungicida que pode sobrecarregar o sistema digestivo do cachorro.

Outro tipo de alimento que deve ser evitado é a pipoca em virtude da gordura que pode estar presente no milho transformado na temperatura. Também evite temperos e condimentos, em especial alho e pimentas.

Conclusão

Portanto, a alimentação para cão pode ser um sério problema ser alguns alimentos forem inseridos na dieta do seu cachorro. É importante se preocupar com a alimentação do pet selecionando corretamente os alimentos mais saudáveis para o seu dia a dia.

Se tiver dúvidas sobre quais alimentos são mais recomendados para a raça de seu cão, consulte um Veterinário, ele vai orientá-lo sobre quais as melhores opções de acordo com o tamanho, peso e idade de seu amiguinho!