Curiosidade: Como saber se o cachorro é de raça?

Curiosidade - Como saber se o cachorro é de raça

Como saber se o cachorro é de raça? Um dos primeiros passos é solicitar o “pedigree” através da autenticidade dos documentos e verificar outros detalhes ao adotar ou comprar um pet.

Geralmente, determinadas empresas de cinofilia podem armazenar os dados dos cães em um sistema informatizado, o que ajuda a confirmar a origem do cão. E no caso dos donos que possuem cães e não receberam o certificado, é importante levar o pet até um especialista para avaliar o animal e confirmar.

Atualmente, a cultura de “comprar” um pet não é mais incentivada para não mercantilizar os bichos, mas a adoção é muito incentivada e amplamente divulgada nas redes sociais. Em todos os casos, o pet precisa ser selecionado em local seguro e com origem legal.

Saber se seu cachorro é de raça

Curiosidade - Como saber se o cachorro é de raça

Ao adotar um cão de raça é importante confirmar a sua origem, o registro do filhote e o tipo da raça do animal. Geralmente, a emissão do pedigree assegura todas essas informações, sendo um documento que comprova que um cão é realmente de raça.

O cão de raça refere-se a um indivíduo que não cruzou com outras raças diferentes. A cada ninhada, os criadores precisam registrar os filhotes e, caso seja emitido uma RG do pet, é importante informar a data de nascimento e o nome dos filhotes. 

Verifique o local de criação dos filhotes

Na criação de cães é importante verificar a origem dos animais, analisando o canil onde você vai comprar ou adotar o animal de raça. É no lugar de origem que o filhote costuma receber os primeiros cuidados.

Também é indicado verificar com outras pessoas os melhores lugares para procurar por um cachorrinho e, em certos casos, verificar outros detalhes como:

  • Tamanho das baias;
  • Limpeza do local;
  • As condições dos animais;
  • Como os animais são tratados;
  • Idade da mãe;
  • Se são saudáveis ou maltratados.

A idade do animal

Ao adotar um pet é importante ficar atento a outro detalhe, geralmente comprar ou adotar um animal com menos de 50 dias não é bom. Quando o animal é adotado pequeno demais ele poderá ter o seu desenvolvimento prejudicado. O ideal é solicitar um pet depois de 60 dias de vida.

Geralmente, os melhores criadores protegem os animais e prezam bastante pela saúde de cada pet. É orientado a não solicitar adoção ou documentação de quem costuma maltratar o animal.

Aplicativos de celular

Como saber se o cachorro é de raça - App

Buscar! é um aplicativo para iPhone que pode ser baixado e que permite fazer upload de uma foto do seu cachorro e, em seguida, usar essa imagem para encontrar a raça do seu cachorro. Não aposte que isso funcionará perfeitamente, no entanto. É um palpite baseado em uma imagem, mas pode não ser totalmente preciso.

Conclusão

Portanto, em casos de dúvida para saber se o cão é de raça é importante solicitar o documento e, em caso de ausência de documentação, solicitar a avaliação de um especialista no assunto.

Querer ter um cão de raça depende muito da intenção e objetivo do tutor. Geralmente, são cães mais admirados e respeitados, porém exigem o devido cuidado assim como deve ser com qualquer cão e animal.

A única maneira infalível de identificar a composição genética do seu cão é o teste de DNA, mas se também for divertido tentar determinar você mesmo a raça do seu cão! Qualquer que seja a raça do seu cão, você deve se orgulhar de ter um vira-lata.