Porque meu filhote de cachorro soluça tanto?

Porque meu filhote de cachorro soluça tanto

Quando o filhote de cachorro soluça, o dono pode achar a situação engraçada e, ao mesmo tempo, se sentir preocupado de ser um sinal de problemas de saúde no pet.

O soluço pode ter diferentes causas como mudanças bruscas de temperatura, nervosismo, ansiedade e estresse. Em casos mais graves, pode indicar o sintoma de um mal mais sério.

Geralmente, as alterações podem ser temporárias e até mesmo inofensivas, mas caso o quadro se repita sempre é importante ficar atento e até mesmo procurar ajuda do médico veterinário.

Quando o filhote de cachorro soluça…

Porque meu filhote de cachorro soluça tanto

Na maioria dos casos essa situação pode ter relação com o processo de crescimento do pet podendo ser de curta ou longa duração. Inicialmente, mesmo em idade mais avançada é comum o cachorro soluçar, o soluço é comum nos cães , nos seres humanos e em outros mamíferos.

Os médicos explicam que o soluço é originário da contração involuntária ligada a um espasmo do diafragma que pode ocorrer esporadicamente sem gerar perdas ou danos para o organismo.

Normalmente, a contração está ligada à respiração com alterações da passagem de ar para os pulmões.

O que fazer?

Mas, quando se torna muito repetitivo, o soluço pode se tornar em uma crise. Em casos de crises de soluço é importante seguir os procedimentos corretos.

1 – Faça passeios com o pet em ritmo calmo sem forçar o organismo do cão;

2 – Ofereça alimentos mais leves para facilitar a digestão do pet;

3 – Mantenha o pet sempre hidratado;

4 – Faça brincadeiras que incentivam a respiração natural do animal.

É necessário se preocupar?

Como falamos no início, não é necessário sempre se preocupar, é indicado verificar se o cão está comendo rápido demais. Quadros de estresse e ansiedade no animal também pode comprometer o bem-estar do pet e até mesmo gerar ataques de soluços.

Quanto tempo dura?

A crise de soluço pode durar entre quinze a trinta minutos, em casos mais graves podem ultrapassar mais de uma hora. Quando é uma situação grave pode aparecer junto com vômitos, tosse e respiração ofegante.

Nesses casos, o pet poderá estar desenvolvendo algum tipo de alteração gastrointestinal, hepática ou metabólica.

Desconforto

Antes de se tornar algo mais sério, fique atento aos pequenos desconfortos que o animal sente ao comer, beber líquido e ao se comportar no dia a dia de forma ansiosa.

Se sentir desconfortável com a água, com a ração e até mesmo com a caminha pode ser indício de quadro de ansiedade aguda.

A boa ingestão

Porque meu filhote de cachorro soluça tanto- Ingestao de água

É fundamental que a ingestão de água e alimentos não seja forçada. O ato de comer e de beber líquido deve ser natural.

Portanto, neste artigo apresentamos a causa do soluço, a sua duração e os quadros mais leves e graves que podem atingir o pet.

É indicado não oferecer ração de uma vez só, sabendo dividir a quantidade da comidinha em duas ou três partes. É orientado investir em passeios mais leves e que não forcem demais o corpo e a respiração do animal.