O que cachorro pode beber? Líquidos permitidos para hidratar seu cão!

O que cachorro pode beber - Líquidos permitidos para hidratar seu cão

O que cachorro pode beber - Líquidos permitidos para hidratar seu cãoO que o cachorro pode beber? Essa costuma ser uma das grandes dúvidas relacionadas à hidratação do animal.

Principalmente, em dias mais quentes é fundamental oferecer uma boa quantidade de líquido para o pet, porém oferecer somente água pode não ser suficiente.

Neste artigo daremos dicas para orientar melhor o processo de hidratação do pet.

Afinal, o que o cachorro pode beber?

Além da água comum, sucos naturais e água de coco são super indicados para a manutenção da hidratação do animal. A seguir detalhamos melhor cada possibilidade:

Sucos

Oferecer sucos de frutas sem açúcar é super indicado, além de hidratar o suco também funcionará como uma fonte nutricional, sendo importante que seja ingerido sem açúcar ou adoçante e que seja proveniente da fruta natural.

Evite dar sucos não naturais evitando sobrecarregar o estômago e o intestino do pet, principalmente nos dias mais quentes. Evite o uso de sucos em caixinha, de garrafinha ou instantâneos.

É indicado oferecer suco de melão, melancia, morango e entre outros que possam realmente ajudar na hidratação. Evite oferecer sucos de laranja ou de abacaxi por causa da acidez.

Água de coco

Sabemos que a água de coco é ótima para os estômago e para os rins. Esse tipo de líquido é super permitido para os animais, sendo bastante saudável, nutritivo e saboroso.

Além de hidratar também é uma importante fonte de potássio, fundamental para a renovação dos músculos do pet.

Porém, da mesma forma que o suco de frutas deve ser oferecido com moderação, a água de coco também não pode ser ingerida demasiadamente.

Evite leite, cafeína e álcool

O que cachorro pode beber - Evite bebidas alcoolicasO seu pet gosta de beber café? Evite oferecer esse tipo de bebida para ele. Lembramos que não são todos os alimentos e bebidas ingeridos pelos humanos que podem servir para os cães.

As bebidas ricas em cafeína como o café, mate e chás podem fazer muito mal para o aparelho digestivo do pet. O leite também precisa ser evitado pelo fato do estômago do animal não apresentar enzimas para digerir determinada taxa de lactose

Água sempre!

Seja em dias quentes ou frios é fundamental que o pet beba bastante água, porém a temperatura do líquido não pode ser muito quente e não pode ser muito gelada. O indicado é dar água com temperatura ambiente.

Evite colocar açúcar ou sal na água, e outros aditivos de sabor. Ao dar a água, ela deve estar pura e natural. Também evite oferecer água não filtrada que sai direto na mangueira ou da torneira.

Em muitos casos, a água filtrada ou mineral pode melhorar o funcionamento gástrico do pet e consolidar o processo de hidratação.

Portanto, a hidratação do pet é fundamental, principalmente em dias mais quentes e em dias estressantes.

É importante não oferecer leite, bebidas à base de cafeína ou bebidas alcoólicas. É importante que o animal tenha sua própria tigela para beber a sua água em separado da água dos donos da casa.

Evite bebidas ricas em açúcar, elas proporcionam o aparecimento de doenças graves como a diabetes, obesidade canina e até problemas cardíacos. Consulte sempre um veterinário para saber mais detalhes sobre a alimentação do seu pet!