Como acostumar o Cachorro com a coleira

Acostumar o cachorro com a coleira é um tipo de adestramento básico muito importante na criação de cães. Para assegurar a segurança do animal em vias públicas e, até mesmo perto de casa, o uso desse tipo de acessório é fundamental.

Principalmente, para passear com o seu tutor, é essencial o uso da coleira para mantê-lo perto do dono e evitar que o pet se perca pelas ruas.

Ressaltamos o uso desse item, porém não são todos os pets que aceitam facilmente o uso das coleiras, sendo necessário ter muita paciência para acostumar o cão a aceitar e ser orientado através da coleira.

Como acostumar o cachorro com a coleira?

Como acostumar o Cachorro com a coleira

A seguir, vamos dar importantes dicas a respeito desse tipo de treino e processo de adaptação para o uso deste item.

1 – Faça o seu cão cheirar e investigar o acessório

Depois de comprar uma coleira, os donos possuem a pressa de logo colocar esse acessório do pescoço às pressas no pet. Porém, não é sempre que isso funciona.

Dependendo do tipo da raça do cão, essa iniciativa pode assustar o pet e ele poderá se sentir prisioneiro gerando mal estar.

Antes mesmo de tentar usar a coleira no pet, o tutor pode segurar o acessório com as mãos antes de chamar o pet, depois de chamar é importante incentivar que cão se aproxime e se sinta à vontade com o utensílio aos poucos até aceitar o uso.

2 – Selecione um local

Antes de colocar o utensílio, é indicado selecionar um lugar calmo e tranquilo para tentar acostumar o pet. Depois de não ficar mais assustado com a coleira, o dono pode começar a colocá-la em cômodo ou lugar calmo e livre de qualquer barulho ou estresse.

3 – Utilize petiscos

Em determinados casos é indicado oferecer petiscos para que o pet aprenda a  associar o uso do acessório a coisas positivas. A cada ação positiva, ofereça um petisco e faça da situação um momento prazeroso.

4 – Realize passeios dentro de casa antes de sair

Depois que o pet aceitar o uso do acessório, treine o animal a caminhar com a coleira dentro de casa ou pelo quintal. Assim ele se acostuma mais rapidamente.

5 – Comece em uma área fechada

Em vez de prender a coleira do cachorro e sair pela porta, dê a ele tempo para se acostumar com a coleira. Comece dentro de casa ou em um quintal cercado. Deixe seu cachorro cheirar a coleira e, em seguida, prenda-a na coleira e deixe-o ir. Permita que o cão arraste a guia atrás dele e se acostume a tê-la presa à coleira.

6 – Dê constantemente um passeio na rua

Dicas de Como acostumar o Cachorro com a coleira

Posteriormente, faça passeios curtos perto de casa, passando pelas ruas do próprio bairro ou condomínio. É indicado evitar ruas e praças muito agitadas e desviar o cão de outros pets nas vias públicas.

Portanto, é importante acostumar o Cachorro com a coleira para que ele possa aceitar esse acessório aos poucos. É indicado evitar a pressa em usar esse acessório para não assustar o pet e mantê-lo sempre a vontade para usar de forma natural e com leveza.

Ele precisa aprender que ser controlado através da coleira é algo positivo que gera conforto e segurança para ele, além de proximidade com o seu dono.