Dor de barriga em cachorros: como cuidar corretamente?

Dor de barriga em cachorros - como cuidar corretamente

A dor de barriga em cachorros pode indicar que algo anormal está acontecendo no organismo do animal. O quadro pode ser observado e considerado comum, mas pode ter diferentes causas incluindo maus hábitos alimentares e a ingestão de comida incorreta.

Dor de barriga em cachorros

Inicialmente, esse tipo de dor não precisa ser considerada como uma doença, mas como uma manifestação clínica a ser acompanhada e analisada.

Dor de barriga em cachorros - como cuidar corretamente

Pode ser um sintoma de uma doença como gastrite, infecção urinária, parasitas intestinais e pancreatite que precisam da atenção do dono e de um médico veterinário.

É muito importante que o tutor do cão preste atenção quando esse tipo de desconforto aparecer, na maioria dos casos pode ser algo simples como indigestão e gases, ou quadros mais graves como torção gástrica e nódulos do estômago.

O primeiro sinal desse tipo de dor pode ser percebido quando o animal possui diarreia e variação na consistência das fezes. Em caso de diarreia constante, o dono do animal poderá suspender a alimentação comum por doze horas para descansar o organismo do pet e, em caso mais grave, procurar ajuda médica.

Entre as principais causas desse tipo de dor ou desconforto podemos considerar a ingestão de comida errada, excesso de comida, ingestão de objeto estranho, gases, tumores, doenças inflamatórias ou infecciosas, efeitos colaterais de medicamentos, reações alérgicas e estresse.

Outros fatores ligados às mudanças na alimentação também podem indicar esse tipo de desconforto. Caso esteja ocorrendo diarreia junto com as dores é importante que o dono e responsável pelo animal procure ajuda rápida para que o animal não sofra com desidratação.

Caso o pet esteja com a vacinação em dia e esteja dentro do prazo de vermifugação e de remédios antiparasitários é provável que a diarreia seja passageira.

O primeiro sinal é a diarreia, outros sinais podem ser considerados como barriga inchada e dura, desânimo, falta de apetite, respiração acelerada e gases em excesso.

Outros sinais como respiração acelerada, excesso de gases, sede, dificuldade para urinar ou defecar devem ser observados. Em quadros mais graves situações que envolvem febre e vômitos também indicam a dor estomacal.

É indicado anotar todos os sintomas e sinais antes de medicar o animal ou de procurar a ajuda de um médico veterinário.

O que fazer?

A solução certa dependerá da causa do mal estar. Tudo dependerá se o mal estar é passageiro e do diagnóstico completo em caso de situação mais preocupante.

Dor de barriga em cachorros - o que fazer

Inicialmente, além de remédio para o trato intestinal, poderá ser solicitado pelo médico veterinário a aplicação de uma dieta mais equilibrada para o cão.

Geralmente, quando o cão sente dor de barriga ele pode apresentar sinais desde diarreia até vômito ou febre. O abdome do cão está situado entre o tórax e a pelve local que mantém órgãos como o estômago, os intestinos, o pâncreas, os rins e entre outros.

Alguns cães aparentam um certo desconforto já nos primeiros sintomas, portanto é necessário ficar atento, em casos de dores e diarreia mais persistentes é indicado procurar logo a orientação de um médico veterinário.