Como ensinar o cachorro a andar junto de você!

Como ensinar o cachorro a andar junto de você

Você precisa passear com seu cão, no entanto ele fica o tempo todo andando longe de você ou puxando incontrolavelmente a coleira. Vamos ver aqui porque ele puxa a coleira e principalmente como ensinar o cachorro a andar junto de você sem dar tanto trabalho.

Como ensinar o cachorro a andar junto de você

Etapa 1 – Fortaleça seu relacionamento com seu cão

Você precisa criar e / ou fortalecer seu relacionamento entre você e seu cão, caso contrário, você sempre terá trabalho em adestrá-lo.

Para isso, não se esqueça de atender às suas necessidades, sejam elas primárias (comer, beber, dormir) ou sociais (passeios, outros encontros, etc.). Não hesite em brincar com ele e se dedicar a ele, sem considerá-lo um rei, é claro.

Seu cão deve vê-lo como confiável e, para fazer isso, você deve atender às necessidades dele e ser consistente em sua atitude para com ele.

Além disso, durante as várias atividades de aprendizagem que você lidera, não hesite em sempre reforçar os bons comportamentos ao invés de apontar sempre o dedo aos maus.

Ao fazer isso, você permitirá que seu cão assimile a educação e o aprendizado de coisas novas com você em algo positivo.

Etapa 2: trabalhe a confiança do cão

Existe um exercício frequentemente indicado para fortalecer a confiança do cão em seus comandos. Ele permite que seu cão entenda que deve prestar atenção em você e nas suas mudanças de direção sem ser forçado a isso.

Portanto, coloque seu cão na coleira e ande uns 10 ou 20 metros, e quando perceber que ele está andando na sua frente, vire-se sem avisar, repita este movimento várias vezes sempre que sair para passear com ele.

Você verá que, depois de alguns minutos, seu cão estará muito mais atento a você. Acima de tudo, não fale durante este exercício para não interferir na atitude do seu cão, o que em última análise é natural. O objetivo aqui é que seu cão preste atenção em você quando ele está caminhando e nem sempre o contrário.

Etapa 3: acostume o cão na coleira

Depois de treinar a segunda etapa, você pode reduzir gradualmente o comprimento da corrente.

Etapa 3 - acostume o cão na coleira

Tenha cuidado, porém, não se esqueça que quanto mais apertada a coleira, mais o seu cão fica nervoso e estressado, quanto mais relaxada a coleira, mais seu cão estará atento, calmo e atencioso.

Nessa lógica, repita o exercício da segunda etapa, agora com a corrente um pouco mais curta. Se ao invés de uma corrente, você utilizar uma correia de passeio, enrole-a na sua mão cerca de 20 centímetros.

Etapa 4: seja consistente

Sempre seja consistente e não permita que seu cão tome as direções durante o passeio, deixe claro que você é o responsável por comandar a rota do passeio.

A sua atitude e acima de tudo, repito, a sua consistência são dois elementos muito importantes quando você começa a ensinar o cachorro a andar junto de você.

A ideia desta técnica de adestramento, é fazer seu cão andar junto de você sem que ele perceba que está sendo manipulado. Desta forma ele vai gradativamente aprendendo a andar com disciplina e sempre obedecerá os seus comandos. Agora é só praticar!