Já se perguntou porque os cachorros comem mato?

Já se perguntou porque os cachorros comem mato

Por que os cachorros comem mato? Alguns animais têm esse hábito mesmo sendo cães. Mesmo que o dono ofereça ração e a bebida correta, alguns pets desenvolvem o hábito de comer grama e outros tipos de vegetais.

Porém, os cães selvagens mais antigos tinham esse hábito e, além de comer mato, também comiam raízes e frutas.

Provavelmente, o comportamento dos ancestrais pode se desenvolver nos cães de hoje em dia de comer vegetais crus como alface e folha de couve, além de frutas como maçãs e bananas, e legumes como cenoura e batata.

Afina, por que os cachorros comem mato?

Alguns cães podem manter esse hábito regularmente, enquanto que outros podem comer grama de vez em quando. Porém, alguns cães podem ingerir mato somente de forma comportamental podendo vomitar a grama posteriormente.

Mas, quando o pet come grama em quantidade moderada, não há motivo para problemas. Em alguns casos, quando o cão está com problema gástrico como gases, ao engolir um pouco de grama poderá ajudar a se livrar do que está fazendo mal à sua barriga.

Fonte de vitaminas?

Em muitos casos, esse tipo de hábito é comum entre os cães que vivem no interior, em casa baixa com quintal, chácara ou fazenda. Existem situações nas quais o cão passa a gostar de comer por causa do sabor e da textura de cada tipo de vegetal.

Em alguns casos, a grama pode ser uma importante fonte de vitaminas naturais para o pet. Mas, é importante ter cuidados, pois permitir que o pet coma grama de praças ou de canteiros de ruas pode ser perigoso pela presença de fezes de outros animais, lixo ou restos de inseticidas.

Comportamento

Geralmente, os cães que moram em apartamento não costumam ficar livres e podem não desenvolver esse tipo de comportamento de comer grama ou mato.

Mesmo em locais onde existe plantação ou grama, é importante ter cuidados, não somente por causa de sujeiras, mas pela possível presença de pesticidas ou herbicidas no gramado que pode atingir o estômago do animal.

É necessário consultar o médico veterinário?

Quando o cão, seja na cidade ou no interior, começa a comer mato de vez em quando não é sinal de preocupação. Mas, caso o cão tenha o hábito de comer constantemente o mato do quintal, pode ser um sinal que o animal está doente.

Porque os cachorros comem mato

É importante sim levar o animal para o veterinário para verificar se esse hábito está atrelado a um possível problema de saúde, principalmente, se o pet está com a barriga perturbada ou agitado.

Comer terra?

Em casos mais avançados, alguns cães podem comer a grama e ao mesmo tempo a terra junto. Ao procurar comer terra, isso pode significar a necessidade do cão de procurar nutrientes, sendo necessário revisar o tipo de ração que o tutor que está oferecendo diariamente para o pet.

É importante oferecer ração rica em nutrientes e vitaminas, além de minerais importantes para a evolução física do animal.

Portanto, é importante verificar a quantidade de grama e de terra que o pet está comendo e consultar o médico veterinário sempre que necessário!