Como ensinar o cachorro a buscar a bola [Passo a Passo]

Como ensinar o cachorro a buscar a bola

Ensinar seu cão a buscar é uma das técnicas de treinamento mais básicas. Mas fazê-lo obedecer é outra história. Por isso, preparamos um guia completo de como ensinar o cachorro a buscar a bola e, aliás, este treinamento serve para qualquer objetivo, confira!

Como ensinar o cachorro a buscar a bola

Como todas as técnicas de adestramento de cães, esta requer muita paciência e energia de sua parte. Não espere treinar um cachorro em poucas horas.

Se você quer que seu cão aprenda rápido e bem: nunca use punição, apenas recompensas!

1º Passo: Escolha o objeto (ou uma bola)

Para começar, você terá que escolher um brinquedo de cachorro para jogar. De fato, é impossível trazer de volta se você não lançou nada!

Para fazer a escolha certa, opte por um brinquedo para cães que seja grande o suficiente e “chamativo”, que seja mais fácil para o seu cão encontrá-lo, uma bolinha é o mais indicado para começar.

Evite absolutamente bolas de tênis ou brinquedos que não sejam feitos para cães (especialmente objetos duros). Eles podem prejudicar os dentes do seu cão ou causar problemas estomacais.

2º Passo: Encontre o lugar para treinar um filhote

Como todas as outras técnicas de treinamento de filhotes, você precisa começar em um lugar tranquilo.

De fato, um filhote tem problemas de concentração. Se ele estiver cercado por estranhos ou barulhos, ele nunca será capaz de aprender a buscar.

Por isso, prefira começar em um local tranquilo e conhecido, como seu jardim por exemplo, ou um parque perto de sua casa.

Se o seu filhote for jovem, escolha áreas cercadas para evitar que ele escape.

3º Passo: Inicie o treinamento

Se você já treinou um filhote, sabe que as técnicas de adestramento de cães exigem a repetição dos mesmos movimentos com muita frequência.

Passo a paso para ensinar o cachorro a buscar a bola

Você terá que começar definindo uma ordem, ou seja, uma frase para pronunciar para o seu cão recuperar.

Este será, por exemplo, o clássico “Pega!”. Para maior eficiência, você associará esse pedido a um gesto. Por exemplo, você pode simular o lançamento de um objeto.

Em seguida, basta jogar o brinquedo do seu cachorro enquanto repete o comando e o gesto. Se o seu cão não reagir, pegue você mesmo o objeto, volte calmamente à sua posição original e repita o gesto.

Quando seu cão recuperar o objeto, fique no seu lugar e espere que ele o traga de volta.

Lembre-se de recompensá-lo assim que ele trouxer o objeto de volta, oferecendo-lhe um petisco para cachorro.

O melhor modo de ensinar o cachorro a buscar a bola, é a repetição. Portanto, faça várias repetições e vá aumentando aos poucos a velocidade dos treinamentos.

Uma vez que o seu cão consiga trazer normalmente o objeto de volta, você pode passar para um ambiente mais barulhento.

Tente, por exemplo, em um parque, playground, praça ou em uma floresta. Tenha cuidado, evite deixar seu cão sem coleira em um local público se você ainda não o ensinou a não morder.

Se você já conseguiu ensinar o cachorro a buscar a bola, e dominada a técnica, esta brincadeira se tornará um verdadeiro prazer, em todas as circunstâncias. Aproveite!