Seu Cachorro não te deixa dormir? Dicas para o cão dormir

Seu Cachorro não te deixa dormir - Dicas para o cão dormir

Seu cachorro não te deixar dormir à noite? Mostraremos ótimas dicas para o cão dormir melhorando a saúde do pet e o bem-estar de seu dono. Geralmente, os cães não compreendem o ciclo de descanso dos seres humanos e começam a não seguir a rotina de seus tutores como acordar para trabalhar, passear, comer e fazer outras atividades.

Porém, na criação de cães é muito importante que o dono do pet mantenha uma rotina saudável para ele e para o animal, isso influenciará bastante na qualidade de vida de todos e manterá o processo de educação dos cães.

Ao manter uma rotina positiva, o pet se sentirá mais seguro, mais confiante e seguirá a rotina de seu dono naturalmente. Normalmente, o tutor precisa aplicar um planejamento de atividades para manter o pet ocupado e, dessa forma, se sinta cansado de noite para dormir.

Por que ele não dorme?

Seu Cachorro não te deixa dormir - Dicas para o cão dormir

Existem muitas causas que podem justificar o comportamento do animal não querer dormir, dentre elas podemos destacar:

Ruídos

O excesso de barulho atrapalha o sono dos seres humanos e também atrapalha a tranquilidade do animal como no caso de fogos de artifícios, tempestade e ruídos intensos.

Problemas de saúde

Como o animal não pode falar e se expressar verbalmente, ele pode estar sofrendo algum tipo de dor, problema de saúde ou outro mal clínico que poderá exigir a atenção de um médico veterinário.

Temperatura

Sentir frio ou calor pode alterar o sono do cachorro, sendo importante que o dono escolha o lugar certo para colocar a cama ou a casinha de seu pet para que ele não sinta frio ou calor em excesso.

Alimentação

Assim como nós humanos, nosso amiguinho também pode ficar empachado ou com desconforto se comer pouco antes de dormir, rações úmidas são mais indicadas, pois contém mais líquidos, o que facilita a sua digestão e alivia gases e possíveis dores de barriga.

Dicas para o cão dormir

Geralmente é comum o cão ter problemas para adormecer naturalmente em determinados horários. Desde filhotes eles podem sofrer pelo fato de estarem distantes de suas mães, vivendo em ambiente estranho e tendo que se adaptar à convivência social.

Veja a seguir as principais dicas para ajudar o pet a dormir na hora certa e de forma frequente:

1 – Mantenha uma rotina

Como falamos no início do artigo, manter uma rotina é fundamental para acostumar o pet. É importante estabelecer horários certos para passeios, refeições, jogos e treinos.

Manter uma vida ordenada junto com o dono e a família ajuda a criar mais segurança e equilíbrio para o animal.

2 – Respeite o local do pet

Normalmente, o cão gosta de ter o seu espaço preferido, a sua zona, seja dentro de casa ou na área externa. Das dicas para o cão dormir, talvez esta seja uma das mais importantes, a dica é construir uma pequena casinha que pode ser encontrada nas melhores lojas de produto pet, além de também poder fazer uma caminha para o cachorro.

3 – Gaste a energia do cão

Dicas para o cão dormir - Gaste a energia do cão

Não é indicado colocar o animal para fazer esforços excessivos ou obrigá-lo a brincar quando ele não quer. Mas, de maneira equilibrada é importante incentivar que o animal faça exercícios como passeios e brincadeiras ao ar livre para gastar a energia que possui em excesso e tenha mais tranquilidade à noite na hora de dormir.

Portanto, manter a rotina e a prática de exercícios leves é importante para garantir o melhor sono para o pet. Se após colocar em prática todas estas dicas para o cão dormir e ainda permanecer os sintomas, procure imediatamente um Veterinário, pode ser um problema de saúde mais sério.