Como mudar a ração do meu cachorro? [PASSO A PASSO]

Como mudar a ração do meu cachorro - quando trocar

É possível mudar a ração do meu cachorro? Essa pergunta é muito frequente entre os donos que se preocupam em alterar a alimentação de seus cães. Mesmo escolhendo a melhor alimentação de altíssima qualidade para o pet, não é indicado que o cachorro coma a mesma ração no decorrer de sua vida.

Em determinadas situações na criação de cães, procurar por um alimento diferenciado para ajudar a melhorar a nutrição em determinadas fases de vida canina. Em determinadas situações, as necessidades de um filhote não são as mesmas de um cachorro adulto, idoso ou em processo de tratamento de saúde.

No caso de problemas de saúde, o animal pode necessitar de rações medicamentosas e com indicações específicas. Independente da causa ou da situação, a troca precisa ser feita com o devido cuidado para evitar reações e problemas gastrointestinais.

Quando mudar a ração do meu cachorro?

Mesmo conhecendo os fatores que envolve mudar a ração do meu cachorro, alguns donos de pets podem achar que essa troca pode fazer mal ao animal.

Como mudar a ração do meu cachorro - quando trocar

Por outro lado, ressaltamos que não é indicado fazer a troca de maneira constante. Mas, para garantir a longevidade e a qualidade de vida do pet é importante fazer a troca de maneira certa e orientada. A seguir, apresentamos as principais situações que justificam a troca das rações.

Filhotes

Os filhotes começam a se tornar adultos aos doze meses de idade, e nesse período devem fazer a transição para consumir a ração fabricada para cães adultos.

Os filhotes de raças grandes e pequenas precisam começar a ingerir rações para adultos, direcionando a ração para raças grandes e para raças pequenas de maneira correta.

Cadelas em processo de gestação

As cadelas que estão em processo de gestação ou em período para amamentar devem receber alimentos ricos em energia com elevado teor de cálcio. Devendo oferecer para elas rações mais ricas para esse período.

Em diferentes idades

Além dos casos de crescimento e de gestação, a alimentação pode ser trocada para cães filhotes, adultos e idosos. Em cada fase da vida, o animal apresenta necessidades nutricionais diferenciadas.

Os animais mais jovens apresentam metabolismo mais acelerado e demandam mais energia, enquanto que os animais mais velhos precisam de uma alimentação para cuidar de quadros como diabetes, obesidade, entre outros.

Tratando doenças

Outra causa que justifica a troca de ração é no caso de surgimento de doenças. Lembramos que a ração tradicional considera a necessidade de um animal saudável.

O animal que apresenta problemas de coração, na região renal ou até mesmo de obesidade precisa de uma ração especial.

Como trocar a ração do seu cachorro?

Como mudar a ração do meu cachorro

Nos dois primeiros dias é indicado colocar na tigela 25% da ração nova misturada com 75% da ração anterior. A partir do terceiro dia, é indicado colocar 50% de cada uma (meio a meio) e no quarto e quinto dia, colocar 75% da ração nova e 25% da ração anterior, até colocar, integralmente, a ração nova por completo.

Portanto, na hora de mudar a ração do meu cachorro, devo levar em consideração vários motivos para justificar a troca do alimento do pet. É importante verificar a composição, a procedência e a marca da ração procurando um produto de qualidade que garanta a saúde do cão.