Porque meu cachorro morde quando faço carinho?

Porque meu cachorro morde quando faço carinho

Por que o cachorro morde quando faço carinho nele? O comportamento dos cães podem surpreender os seus donos, porém, o fator comportamental deve ser observado para identificar manias e até mesmo doenças.

Normalmente na criação de cães, alguns tipos de brincadeiras no dia a dia desenvolvidas entre os tutores e seus pets podem ser toleradas, mas quando ocorrem mordidas ninguém gosta. Na fase de filhote, a mordidinha leve pode ser considerada até como uma  forma de carinho, mas, com o passar do tempo, quando se tornam frequentes e passam dos limites é melhor ficar atento.

Quando estão próximos da fase adulta, já apresentam dentes pontiagudos e podem machucar as pessoas gerando um péssimo hábito.

Por outro lado, não adianta dar bronca ou reprimir o animal nessas situações. Situações como idade, problemas de saúde e agitação podem justificar esse comportamento.

Cachorro morde quando faço carinho nele

Inicialmente, esse tipo de comportamento pode significar o fato dele querer pedir mais atenção. Os cães podem ter estímulos mecânicos engatilhados a partir da ação humana.

Porque meu cachorro morde quando faço carinho

Por exemplo, se o pet está sempre acostumado a ganhar um petisco a cada brincadeira ou ação bem sucedida e, repentinamente, começa a não ganhar mais os petiscos ele poderá reagir mordendo.

Chamando a atenção

Geralmente, quando ele morde muito mesmo sem machucar ele quer exigir atenção de seu tutor, porém, ao dar atenção demais caso ele faça isso ele poderá tornar esse mal hábito como algo de costume.

Não faça carinhos

Caso o cão insista em morder insistentemente para pedir atenção e carinho, não dê carinho. Por alguns dias ofereça distância e menos atenção às brincadeiras. Dessa forma ele aprenderá a não morder para não perder a presença de seu tutor.

Assim, o tutor ensinará o seu pet a não morder facilmente os donos da casa e, muito menos, os visitantes.

Problemas de saúde

Esse hábito em casos excessivos podem ser causados por dores, alimentação ou problemas na dentição do animal. É importante levar o pet ao médico veterinário para verificar a saúde dentária do cão e, em certos casos, solicitar a limpeza dos dentes, incluindo a retirada de tártaro.

Como ensinar o cão a parar de morder?

Seja na fase de filhote, adulto ou idoso, existem dois momentos certos para ensinar o pet a não morder sucessivamente. No primeiro momento, é indicado reprimir sem dar bronca e nunca ser violento com o animal. Também é importante ignorar e reduzir a atenção ao animal por alguns dias evitando brincadeiras em excesso para o animal desenvolver mais respeito pelas pessoas.

Como ensinar o cão a parar de morder

Sem ser rude é importante demonstrar firmeza com o animal e mostrar quem manda na casa. Caso o pet insista em morder mais vezes, é importante ignorar e reduzir a atenção.

Caso o animal fique agitado e querendo morder, retire os braços e dedos de perto e deixe o animal morder no ar para se cansar.

Mesmo que o animal aceite reduzir as mordidas, não ofereça recompensas e nem petiscos, pois na ausência dos petiscos ele poderá voltar a morder.

Permita que seu cão durma o suficiente, e reserve um local tranquilo para que o mesmo possa manter a calma e relaxar sossegado.

É importante ficar atento as ações do seu cachorro, muitas vezes o cachorro morde quando recebe carinho devido a problemas de saúde, ansiedade e até alimentação. Portanto, ao aplicar as dicas citadas acima, se o cão continuar mordendo, busque ajuda de um adestrador, ele o auxiliará a treinar o pet a ficar mais dócil e carinhoso.