Akita Inu: adestramento, ração, como criar corretamente!

Tudo sobre a Raça de caes Akita Inu

Tudo sobre a Raça de caes Akita Inu

O Akita Inu é um cão perfeito em todos os sentidos para a vida familiar. Ele pode ser atlético ou não, tudo depende das necessidades de seu mestre. Ele é calmo, atencioso, atencioso, independente, leal e late muito moderadamente. Sua educação é bastante fácil e sua saúde, bastante sólida.

A Histórico da raça Akita Inu

O Akita Inu é uma raça japonesa, originária da província de Akita no Japão. Desde o início do século XVII, canídeos chamados Akita Matagis  foram usados ​​como cães de briga. Este cão também caçava javalis, veados e ursos. Então, em meados do século 19, a raça foi cruzada com o Tosa e o Mastiff.

Após a proibição das lutas de cães em 1908, a raça foi melhorada. Em 1931, o Akita Inu foi considerado como “Patrimônio Histórico do Japão”.

Como muitos cães, o Akita Inu quase foi extinto junto com a Segunda Guerra Mundial, onde todos os cães, exceto os pastores alemães, foram capturados. 

Então, os criadores conseguiram salvá-lo e a popularidade do Akita continuou a crescer desde então. O desejo dos criadores de redescobrir as características da raça original deu tão certo que a que se encontra hoje é a verdadeira, a pura. A  Federação Cinológica Internacional (FCI)  reconheceu a raça em 13 de março de 1964.

Características do Akita Inu que você deve conhecer

O Akita Inu é um cão majestoso, de constituição robusta e caráter forte. Do tipo Spitz, ele é alto e bem proporcionado. 

Tipo físico

Este cão seduz pela sua aparência felpuda e pela grande serenidade que exala.

Sua pelagem: bastante curta e dura, a densidade do subpelo o isola perfeitamente enquanto a pelagem externa, bem suprida, o protege do mau tempo.

Sua cor: geralmente composto de vermelho fulvo, branco, tigrado, mas mais raramente gergelim (cabelos ruivos com pontas pretas).

Sua cabeça: bem proporcionada em relação ao corpo, tem testa larga. A base do focinho, larga, é afilada, mas não termina em ponta.

Suas orelhas: triangulares, pequenas e grossas. Ligeiramente arredondados na ponta, são retos e inclinados para a frente.

Seus olhos: bem pequenos e amendoados (quase triangulares), castanhos muito escuros.

Seu corpo: uma silhueta compacta com uma bela musculatura, costas retas e sólidas e barriga bem torneada. As fêmeas são mais longas no corpo do que os machos.

Sua cauda: grossa, portada alta e constantemente enrolada no dorso, como uma elipse.

Adestramento

Muito sociável, o Akita Inu é muito carinhoso com amigos próximos. Desconfiados de estranhos, isso os torna um excelente cão de guarda.

Mesmo que demonstre certa independência, gosta da presença humana. Bem educado, ele ama a companhia das crianças e mostra grande paciência com elas.

Calmo, dócil e receptivo, late apenas quando necessário. Dotado de uma fina inteligência, compreende rapidamente o que lhe é pedido. O Akita Inu é dotado de uma inteligência muito grande, o que lhe permite compreender melhor seu ambiente.

O Akita Inu é indicado para  atletas, mas também é adequado para não atletas, pois gosta de estar em contato com seres humanos. Ele ama caminhadas e pode facilmente acompanhá-lo em seus passeios de bicicleta, canicross ou enquanto corre, pois suporta todos os tipos de clima.

Alimentação

O Akita Inu é bastante exigente quanto à comida. Nem sempre ele tolerará muito bem alimentos industrializados, principalmente se forem à base de cereais, que são muito alergênicos.

Em vez disso, concentre-se em ração úmida à base de carne  ou  alimentos tradicionais, como carne crua, vegetais frescos e alimentos ricos em amido. Carnívoro, ele vai amar.

Higiene

O Akita Inu requer pouca manutenção, ele tem a fama de ser muito limpo, porque se limpa um pouco como um gato. Pode ser escovado uma ou duas vezes por semana.

Durante a muda, no outono e na primavera, perde a pelagem e o subpelo, na forma de touceiras que podem ser facilmente removidas à mão. Durante as três ou quatro semanas de muda, é necessário escovar diariamente.

Expectativa de vida

Akita Inu - adestramento, ração, como criar corretamente

Assim como a maioria das raças de cães, a expectativa de vida de um Akita Inu é, em média, entre 11 e 15 anos.

Conclusão

Se você busca uma raça de cão amável, esperta e bastante amiga e carinhosa, vai gostar bastante do Akita Inu, especialmente se você tem crianças ou idosos em casa.

Sempre por perto, este cachorro vai se tornar um amigo inseparável e vai lhe proporcionar momentos incríveis!