Você já ouviu falar em alimentação natural para criação de cães? Se você tem interesse em substituir a alimentação industrializada, por alimentos que não representam risco para seu cão, mostraremos abaixo o que você deve fazer para proporcionar esta substituição.
A alimentação natural, além de evitar doenças, traz um maior conforto ao cão. Os tutores de cães deverão escolher alimentos naturais, comida fresca e nutritiva.
O que compõe a alimentação natural?
A alimentação natural de cães é uma prática muito antiga, porém a procura tem crescido muito, porque os tutores de cães estão mais conscientes sobre vida saudável. Para que uma refeição seja considerada natural para cães, é necessário incluir:
Proteínas
As proteínas são fundamentais para o metabolismo dos cães, e podemos incluir: peixe, frango, boi, ovos, cordeiro, porco, coelho, e as vísceras de animais (fígado, língua, coração, baço, rins, pulmão).
Carboidratos e fibras
Para adquirir este nutriente, você poderá oferecer: abobrinha, chuchu, vagem, rúcula, brócolis, cenoura, beterraba, inhame, batata doce, mandioca, ervilha, arroz integral, lentilha, psyllium, extrato de yucca.
Gorduras
Se deseja oferecer gorduras saudáveis, inclua os seguintes alimentos: óleo de coco, óleo de borragem, óleo de peixe e banha suína.
Quais os benefícios que esta alimentação poderá oferecer?
Alimentos saudáveis melhoram o intestino, e ajuda a otimizar a digestão dos cães, abaixo, listamos os principais benefícios que uma alimentação como esta poderá proporcionar:
- É possível variar o cardápio;
- Os produtos estarão sempre frescos;
- Há possibilidade de oferecer uma alimentação balanceada, segundo às necessidades de cada cão;
- Ajuda a proporcionar uma pelagem mais brilhosa;
- Não é composto de aditivos químicos;
- Atua na proteção de rins e do sistema unitário;
- Proporciona o hálito mais fresco;
- Garante uma longevidade;
- Inibe a obesidade.
Seguindo as orientações do nutricionista veterinário, você poderá preparar os alimentos em sua residência, da mesma forma que você prepara para sua família.
O que é melhor: a alimentação natural ou a ração?
A ração industrializada contém produtos químicos na sua composição, e alguns desses produtos poderão provocar alergias em alguns cães. A dieta equilibrada com alimentos naturais, contém nutrientes como carboidratos, vitaminas, minerais e água.
Alimentos saudáveis proporcionam uma boa digestão, o mesmo não ocorre com alguns tipos de rações de cães. Informe ao nutricionista veterinário as características de seu cão, para que este possa criar um cardápio apropriado.
É necessário respeitar raça, idade, porte, se possui problema de saúde, observe também o estilo de vida do animal, antes de prosseguir com a mudança alimentar o médico pedirá exames para que possa verificar necessidades nutricionais.
Baixe nosso e-book e saiba como melhorar a alimentação de pets!
No nosso e-book, deixamos disponíveis diversas dicas para proporcionar uma alimentação natural para seu pet. Dessa forma, seu cachorro terá mais saúde e disposição para a realização de atividades do dia a dia.
Desenvolvemos uma série de dicas e de pequenos tutoriais, para ajudar tutores de primeira viagem. Você aprenderá o passo a passo correto, e assim, garantirá uma boa qualidade de vida para o filhote.
Portanto, alimente seu cão com alimentos livres de agrotóxicos e outros conservantes que são nocivos ao seu organismo, ofereça sempre alimentos nutritivos.