Cachorro com Diarreia – O que fazer para evitar problemas maiores?

Cachorro com Diarreia - O que fazer para evitar problemas maiores

O cachorro com diarreia precisa de atenção e de tratamento orientado por um médico veterinário. Essa doença é caracterizada pelas fezes líquidas que podem ser defecadas pelo cão várias vezes ao dia.

Pode estar ligada a uma outra doença ou somente a um problema localizado no sistema digestivo do animal. Também pode ser uma reação à alimentação, medicamentos e até mesmo ao estresse.

Da mesma forma que não é raro um ser humano sofrer com essa doença, o mesmo acontece com os cães. A seguir abordaremos os principais detalhes.

O Cachorro com diarreia

Cachorro com Diarreia - O que fazer para evitar problemas maiores

É importante que o dono observe o “banheiro” ou jornal que o pet utiliza para fazer suas necessidades e verifique o tipo de fezes que o animal está fazendo, principalmente, depois de comer.

Esse mal pode ter diferentes causas e possui tratamento, podendo também buscar identificar se algum alimento causou um mal estar no organismo do pet.

As principais causas

A seguir apresentamos as principais causas que podem causar mal estar no sistema digestivo do pet:

1 – Alimentação

O primeiro fator a ser observado é a alimentação. Geralmente, situações de troca de ração, ingestão de alimentos gordurosos ou até mesmo estragados podem gerar esse quadro.

2 – Medicação

Ao tomar remédio para tratar outras doenças, o cão pode apresentar reações adversas à ingestão de certos medicamentos.

3 – Bactérias e parasitas

A presença de bactérias e parasitas podem gerar mal estar no estômago e no intestino do seu pet. Principalmente as bactérias que costumam se alojar na ração ou nos utensílios de alimentação de seu cachorro, podem causar sérias infecções intestinais que provocam dores de barriga, e principalmente diarreia.

4 – Outras doenças

Outras doenças que estejam atingindo os rins, fígado e intestino, por exemplo, podem gerar mal estar. Fique atento a rotina de seu cão, geralmente os sintomas de outras doenças aparecem em poucos dias e a diarreia pode ser um deles.

5 – Estresse

Situações de estresse e nervosismo podem também atingir o estômago e o intestino gerando intensa diarréia passageira ou permanente.

O Tratamento

Existem tratamentos caseiros que podem gerar resultados, mas em casos de dúvida e em situações mais urgentes é importante buscar a orientação de um médico veterinário.

Jejum

Muitas vezes o jejum ou a redução da ração podem ajudar a reduzir a doença, quando o cão está com diarreia ele poderá precisar parar de comer alimentos sólidos para ficar bom.

Quando o quadro é intenso, o intestino fica irritado e inflamado exigindo limpeza do organismo.

Hidratação

A hidratação é fundamental, pois nesse caso ele está perdendo muita água em seu organismo. É indicado orientar a colocar água no bebedouro do pet.

Principalmente, em dias quentes, é importante oferecer água limpa e fresca para o animal.

Cachorro com Diarreia - tratamento

Também é importante manter a vacina em dia, além da vermifugação. A vacina pode proteger o organismo do cão contra diferentes males, incluindo a raiva.

Quando o dono do animal perceber que o cão está cagando muita água, é importante verificar também o comportamento do animal. É indicado oferecer água e evitar petiscos e outros alimentos que não fazem parte da rotina do animal. Na criação de cães a saúde é fundamental, não deixe de conferir os demais conteúdos em nosso clube e cuide bem de seu amiguinho!