Cachorro com olho remelando é normal ou devo me preocupar?

Cachorro com olho remelando o que fazer

Outro cuidado na criação de cães, é com a visão do animal. O fato do cachorro com olho remelando pode ser normal caso não seja frequente e não esteja alterando a qualidade de vida do pet. Devemos lembrar que, a remela ocorre em seres humanos e também dos animaizinhos de quatro patas.

Quando o animal costuma brincar, comer e ter suas atividades normais no dia a dia, ele pode apresentar desgaste natural. Mas, quando acontece de aparecer manchas, coceiras e remelas nos olhos de maneira constante é importante ficar atento e buscar ajuda de um médico veterinário.

Principalmente, ao acordar, o cão pode apresentar esse tipo de resíduo na região dos olhos, trata-se de uma secreção que ocorre de forma natural e, nesses casos, pode não apresentar problemas.

Cachorro com olho remelando (o que são as remelas?)

Cachorro com olho remelando o que fazer

Nós, seres humanos, muitas vezes acordamos com remelas nos olhos e, quando isso ocorre de forma exagerada, as pessoas dizem que “fulano acordou memelento”, o mesmo se aplica aos animais que também podem acumular secreção nos olhos.

No pet quando isso ocorre de forma natural sem acúmulo ou alteração à saúde basta higienizar o local com pano seco e limpo ou aplicar líquido de limpeza indicado pelo médico veterinário.

Inicialmente, pode até causar um pouco de nojo, mas além de secreção pode ser oriundo de lágrimas que secaram anteriormente. Nos cães, a remela pode apresentar aparência diferente como cor amarelada e ser mais espessa.

Pode ser sinal de doença?

Quando ocorre e se acumula mais de uma vez por dia é sinal que algo incomum está acontecendo, podendo ser um problema de saúdeMas, se ocorre somente quando o animal acorda ou de vez em quando não existe necessidade de se preocupar.

Doenças relacionadas

A seguir apresentamos os tipos de doenças que podem identificar a causa desse sintoma, ficar atento a eles pode mudar a vida de eu amiguinho.

1 – Processos alérgicos

Os pets também sofrem processos alérgicos causados, principalmente, por fatores ambientais como clima seco, poluição, local fechado, uso excessivo de ar condicionado e entre outros.

2 – Conjuntivite

Assim como os seres humanos podem sofrer com esse tipo de doença, a conjuntivite também atinge os cães gerando irritação, vermelhidão nos olhos e a remela. Geralmente, essa doença é causada por vírus e bactérias.

É importante tratar essa doença evitando que ela progrida até causar cegueira.

3 – Síndrome do olho seco

O seu nome científico é “ceratoconjuntivite sicca” e tem como sintomas as remelas em excesso, piscadas insistentes e olhos irritados.

Pode ser causada por inflamações ou bactérias invasoras, podendo ter causa também gerada depois de situações traumáticas como batidas acidentais que atingem as glândulas lacrimais.

4 – Cachorro com olho remelando: Glaucoma

O glaucoma pode gerar excesso de líquido na região dos olhos dos cachorros, podendo ainda elevar a pressão intraocular.

Cachorro com olho remelando - Veterinário

Trata-se de uma doença grave, podendo levar à cegueira. É importante manter o tratamento com o veterinário para tratar o quadro e suavizar as remelas e a irritação.

Portanto, seja por fatores naturais ou patológicos, é importante ficar atento ao excesso de remelas nos olhos dos cães. Em casos mais graves, procure imediatamente o médico veterinário.