Seu cachorro está muito abaixo do peso? A síndrome do cachorro magro poderá ser um problema de saúde, por isso, mostraremos aos tutores de cães qual é o peso ideal que seu cão deverá ter para que este possa ser considerado saudável.
Se você está em dúvidas se o cão está muito abaixo do peso, é aconselhável levá-lo ao veterinário, pois o veterinário poderá medir o peso com a ajuda de um medidor apropriado para cães.
Cachorro magro? Conheça o peso adequado para os cães!
O Índice de Massa Corporal (IMC) também é aplicado na criação de cães, e os médicos poderão utilizar os valores como referência e detectar se os cães apresentam problemas relacionados ao metabolismo ou não. Através do Escore de Condição Corporal e das características físicas, em uma escala de 1 a 9 há como saber se o animal está abaixo do peso, confira:
1º De 1 a 3
Nesta fase, as costelas, vértebras, costelas, ossos, e quadris já se encontram visíveis, e é necessário reforçar a alimentação do cachorro para que este não fique doente e consiga voltar ao seu peso normal.
2º De 4 a 6
É considerado por médicos veterinários e nutricionistas de cães, o peso adequado para cães, é possível sentir os ossos, no entanto, estes não se encontram visíveis.
3º 7 a 9
Há um sobrepeso, e por isso, é necessário investir em uma rotina de exercícios para que o cão possa voltar ao equilíbrio. Quando o cão está nesta faixa, podemos perceber uma capa de gordura na caixa torácica e na região lombar.
Como melhorar a alimentação dos cães?
Para resolver o problema do cachorro magro, é necessário ter acompanhamento com nutricionistas para cães, estes profissionais poderão realizar um cardápio conforme as necessidades de seu pet. Através de um exame, os médicos conseguem detectar a falta de nutrientes e solicitam a reposição destes.
Os legumes devem ser bem cozidos e triturados, aqui em nosso blog temos um ebook onde ensinamos como mudar a alimentação dos cães, para alimentos saudáveis. Veja a seguir, quais alimentos você poderá incluir na dieta do pet:
- Abóbora;
- Brócolis;
- Batata;
- Cenoura;
- Chuchu;
- Inhame;
- Maçã.
Mantenha uma rotina alimentar com todos os nutrientes que seu cão esteja necessitando, evite os alimentos que fazem mal aos pets, como cebola e chocolate, por exemplo, estes alimentos poderão provocar intoxicação.
Peça ajuda médica
Se você perceber que o cão está muito fraco, procure um veterinário urgente, em cidades como São Paulo e Rio de Janeiro já existem clínicas que estão disponíveis 24 horas por dia, caso o cachorro tenha ingerido algum alimento impróprio, não espere até aparecer os primeiros sintomas, leve-o ao médico no minuto seguinte.
Ter todos os cuidados possíveis, ajudará a prolongar a vida de seu cão, proporcionando mais qualidade de vida.
Onde aprender mais sobre os cães?
O cachorro magro não é apenas o único problema que atinge os cães de várias raças, no nosso blog abordamos problemas relacionados a comportamentos, dicas de saúde e qualidade de vida para todos os pets.
Gostou de nossas dicas? Então não deixe de visitar as demais sugestões que oferecemos para tutores de cães.