Antes de tudo, o cachorro São Bernardo é extremamente popular no mundo todo, esta é uma raça que já foi até personagem de filme. Por exemplo, o filme Beethoven é um dos grandes sucessos dos anos 90, a franquia conta com 8 filmes que conquistam fãs do mundo todo até hoje.
Então, se você tem interesse em adotar um São Bernardo, aprenda um pouco mais sobre suas características e cuidados abaixo.
Origem e história
Antecipadamente, o São Bernardo é um cão de origem suíça. No começo, este cão era utilizado para salvar pessoas que estavam perdidas na neve. Nos Alpes Suíços, havia monges que residiam nesta região, o cachorro São Bernardo tornou-se um companheiro fiel devido às suas características.
Devemos citar, por exemplo, força, resistência e faro aguçado. Depois disso, a raça começou a se espalhar pelo mundo. A notoriedade mundial ganhou força por conta do seu temperamento, que é de natureza dócil, leal e afetuosa.
Com o passar do tempo, estes cães foram transformados em guardiões e agora são mascotes. Contudo, o antepassado do São Bernardo é o mastim dos Alpes. Esta é uma raça extinta, entretanto, a história do São Bernardo é recente e ocorre desde o século XIX.
Barry
Antes de mais nada, este é considerado o pai desta raça. Trata-se de uma raça antiga, que viveu em 1800, na região de Valais da região italiana de Valle de Aosta. Antes da chegada dos caminhos de ferro para esta região, era conhecido por ser um dos caminhos mais perigosos.
Devido a este motivo, foram erguidos albergues. Assim, os viajantes podiam descansar, refugiar-se e comer. Os mastins dos Alpes eram reconhecidos pela sua força, por isso, se transformaram em excelentes salvadores.
Aparência
Frequentemente, costuma ser um cão de grande porte. Assim, os machos podem pesar entre 70 e 90 kg, já as fêmeas pesam cerca de 60 e 80 kg. Já a altura, deve oscilar entre 70 e 80 cm. Com relação ao corpo, eles podem ter um corpo robusto e musculoso.
Ao mesmo tempo, apresentam uma pelagem dupla densa e impermeável. Por sua vez, pode ser curta e longa. Para o cachorro São Bernardo, as cores mais populares são: branco com manchas marrons avermelhadas na cabeça.
No tórax e patas, todavia, também podem ter pelagem de cor preta, branca e tricolor.
Temperamento
À primeira vista, mesmo que tenha um tamanho que impressiona, este cão costuma ser calmo, dócil e paciente. Nesse sentido, eles são indicados para conviver com crianças. Pois, são gentis e amorosos. Por terem natureza afetuosa, eles são perfeitos para famílias. Contudo, os tutores devem ter cuidado com seu porte. Afinal, eles podem derrubar objetos.
Socialização e treinamento – cachorro São Bernardo!
No entanto, para que eles se acostumem e se tornem cães confiantes e equilibrados, é necessário que eles aprendam a ser expostos com pessoas, animais e situações. Com isso, eles também conseguem desenvolver a sua inteligência.
Se houver muita teimosia, então, é necessário contar com a ajuda de um adestrador. Independentemente da raça, porte e características, é importante iniciar os treinamentos com comandos básicos para que o cão possa ser obediente e apto para conviver em sociedade.
Como cuidar de um cachorro São Bernardo?
De antemão, os cães de grande porte podem desenvolver problemas de saúde. Todavia, estas doenças comumente são: displasia de quadril e cotovelo, torção gástrica e problemas cardíacos. Além disso, os tutores devem levar os pets ao veterinário regularmente, para a realização de check-ups e exames.
– Pelagem: O cachorro São Bernardo possui uma pelagem densa e dupla. Pets que apresentam uma pelagem com estas características, é importante manter uma rotina de escovação. É ideal manter uma regularidade de 2 vezes na semana, para que os pelos sejam removidos e não haja a formação de nós.
– Exercício: É fundamental que o São Bernardo tenha um espaço compatível com o seu tamanho. Este é um cão que necessita constantemente de exercícios e brincadeiras.
– Alimentação: É de extrema necessidade que os cães desta raça tenham uma alimentação com nutrientes, que seja adaptada ao seu nível de atividade.
– Custo: Para adquirir um filhote de São Bernardo, devemos desembolsar em torno de R$ 2.000 e R$ 5.000. O valor pode mudar conforme o criador e a linhagem do pet, também temos que somar outros custos como: alimentação, veterinário, adestramento e outros cuidados básicos.
Como adotar um cachorro São Bernardo?
Primeiramente, devemos analisar qual é o nosso estilo de vida. Para auxiliar os futuros tutores, exibiremos um pequeno passo a passo, para adotar este cão com segurança.
1.° Verifique a sua situação e estilo de vida
Para adotar um São Bernardo, devemos considerar fatores como espaço, estilo de vida, tempo e custo. Os tutores também devem ter atenção com a saúde do seu pet, por isso, eles devem pesquisar sobre os veterinários confiáveis.
2.° Onde adotar? Cachorro São Bernardo!
Podemos adquirir um filhote em abrigos e ONGs, também é possível adotar com criadores especializados. Por outro lado, existem sites que são especializados. Por fim, nos grupos de resgate conseguimos obter boas opções para adoção.
3.° Prepare-se
Em primeiro lugar, se você já decidiu adotar um cãozinho da raça São Bernardo, então é hora de separar as documentações. Faça uma visita no local onde o cachorro São Bernardo será adotado, assim, é possível aprender sobre história, personalidade e necessidades.
Escolha um espaço agradável para receber seu pet em sua casa, compre um kit de boas-vindas. No entanto, separe um espaço com água fresca e alguns brinquedos.
4.° Processo de adoção – Em todos os lugares, a etapa é basicamente a mesma. Devemos incluir a entrevista, contrato de adoção e orientações. No Brasil, já podemos encontrar criadores especializados nesta raça, se houver dúvidas sobre a adoção, converse com veterinários para aprender mais sobre os cuidados.
Conclusão
Portanto, o cachorro São Bernardo é uma excelente companhia, principalmente para famílias com crianças. Entretanto, os tutores devem ter responsabilidades e cuidados, antes de decidir adotar um pet de qualquer raça. Devemos, por exemplo, analisar a nossa condição financeira.
Afinal, os cães necessitam do amor e carinho. Lembre-se, o São Bernardo é um cão que necessita de exercícios regulares. Dessa forma, os tutores devem desenvolver uma rotina com passeios e brincadeiras, para que os cães possam se exercitar.