Na vida de um cachorro, o tempo do passeio é considerado uma fonte de imensa emoção e alegria. Mas, para alguns cães, é, ao contrário, é sinônimo de ansiedade, ou mesmo de medo do pânico. Se o seu cachorro tem medo de gente que não conhece, aqui estão algumas dicas para ajudá-lo.
Cachorro com medo de gente: o que fazer?
Se o seu cachorro tem medo de gente, isso não significa necessariamente que ele foi maltratado. Na verdade, várias outras razões podem explicar o aparecimento de tal ansiedade.
Por exemplo, se ele foi o último de sua ninhada e foi abandonado por sua mãe ou se ficou muito isolado quando era filhote, durante o período de socialização, e não estava acostumado a ver rostos novos, isso pode agora influenciar no seu comportamento. Portanto, para ajudá-lo é necessário seguir alguns macetes, como:
1 – Peça a cooperação dos transeuntes
A primeira coisa a fazer é apelar à gentileza dos transeuntes na rua ou em um passeio. Na verdade, antes de sair, leve um pacote das guloseimas favoritas do seu cão.
Também podem ser pequenos pedaços de carne ou queijo. O principal é que seja um alimento que literalmente deixe seu cão satisfeito.
Então, a cada pessoa que passar por você, peça que dêem ao seu cachorro uma dessas guloseimas. Deixando claro que você deve agachar e evitar qualquer contato visual, é claro!
No início, este último certamente ficará relutante em abordar esses estranhos que estendem a mão para ele. Os transeuntes terão então de jogar a guloseima à sua frente para que ele se sinta seguro a aproximar-se.
Mas, à medida que você avança, verá que ele terá sucesso. A vontade de comer essa guloseima será sempre mais forte (a menos que o seu cão não seja fã de comida – o que é raro entre os nossos amigos caninos). Além disso, ao ver que essas pessoas que não conhece não o estão prejudicando, ele se tornará cada vez mais confiante.
O objetivo desse exercício é que seu cão associe as pessoas na rua a um sentimento positivo, até mesmo agradável.
2 – Faça uma caminhada sempre que possível
Mesmo que o passeio não seja um prazer para o seu animal ou para você, é importante não se apressar ou levar seu cachorro para passear com a maior frequência possível.
A melhor coisa que você pode fazer é passear com o cachorro continuamente até que ele se sinta mais confortável perto de estranhos. Mantê-lo trancado em um apartamento ou casa seria um erro. Na verdade, quanto mais gente nova ele vir, menos medo terá.
Tenha cuidado, porém, para não traumatizá-lo ainda mais. Por exemplo, evite passear com o cachorro no meio de uma multidão.
3 – Redirecione sua atenção
Se o primeiro exercício não funcionar com o seu cão, existe outra solução disponível para você. Em vez de fazer com que seu cão se concentre nas pessoas, redirecione a atenção dele para você.
Na verdade, você é (normalmente) a única pessoa em quem ele realmente confia. Portanto, forçá-lo a se concentrar em você, seu dono, pode ser uma boa maneira de impedi-lo de pensar sobre o que está ao seu redor.
Para fazer isso, é simples: leve um brinquedo, de preferência, ou uma guloseima se o seu cachorro não for do tipo obcecado por seus brinquedos.
Cada vez que você tira o brinquedo do bolso e diz a palavra “olha para mim”, por exemplo, seu cachorro deve olhar nos seus olhos. Se ele fizer isso, dê a ele o brinquedo e / ou uma guloseima.
Repita o exercício até que ele tenha entendido completamente esta ordem. Em seguida, tente praticar ao ar livre, primeiro em uma área de baixo tráfego. Em seguida, aumente gradualmente a dificuldade do exercício.
Observe que este exercício também pode funcionar com outro comando, como “sentar” ou “deitar”.
Se mesmo assim, ele ainda continuar temendo os outros, seria uma boa ideia conversar com um adestrador profissional ou com o seu veterinário!