Um cachorro tossindo com frequência, pode ser sinônimo de algo mais grave e, portanto, é importante ficar atento aos seus sintomas e suas causas.
Por que o cachorro está tossindo?
A tosse é uma expiração forçada e barulhenta. É acompanhado pela contração da traqueia e da faringe. É um reflexo que é usado para evacuar com força o ar e o que está nas vias respiratórias.
Em geral, a tosse é um sintoma de obstrução ou desconforto, causado, por exemplo, por inflamação.
Os brônquios podem estar obstruídos por tecido respiratório edemaciado, fluido, muco, corpo estranho, órgão ou massa que os comprime.
Um cachorro tossindo e cuspindo não deve ser confundido com um cão espirrando. O espirro tem a função de liberar as vias nasais (de corpo estranho ou secreção nasal)
Qual é a diferença entre tosse seca e tosse úmida?
Um cão que tosse sem liberar uma secreção terá o que é chamado de tosse seca. Quando ele tosse com secreções é chamado de tosse úmida.
A tosse úmida é frequentemente acompanhada por uma infecção bacteriana. Uma tosse seca pode se transformar em uma tosse úmida com o tempo.
Cachorro tossindo: principais causas
Muitas doenças que afetam os cães podem levá-los a tossir, entre elas:
Colapso traqueal
Afeta particularmente cães de raças pequenas, como poodles ou yorkshires, esta condição é caracterizada por tosse seca.
Estes cães sofrem de uma doença degenerativa da traqueia cujo diâmetro diminuirá gradualmente ao longo do tempo.
A tosse aparece quando se pressiona a traqueia (com a coleira, por exemplo), quando o cão está excitado ou quando o cão envelhece, o colapso traqueal está em estágio avançado.
Inflamações pulmonares
Inflamações pulmonares ou traqueais como traqueíte, pneumonia e bronquite, que podem ser de origem bacteriana, viral (como tosse do canil), parasitária (como angiostrongilose) ou fúngica (devido a fungos).
A inflamação causada por tumores pulmonares também pode causar tosse no cão. Ao contrário da tosse bacteriana, a tosse será seca e irregular.
Doenças cardíacas
O coração de cães mais velhos, devido, por exemplo, a uma doença valvular degenerativa, pode tornar-se menos eficiente e levar ao aparecimento de tosse cardíaca e edema pulmonar (acumulação de água nos pulmões).
A dirofilariose (doença do dirofilariose) também pode causar tosse intensa em cães.
Efeitos do cigarro
Cães de donos de fumantes podem desenvolver uma tosse irritante pela fumaça do cigarro.
Cão com tosse: testes e tratamentos
Se o seu cão tossir com muita frequência durante vários dias ou ocasionalmente durante várias semanas, deve levá-lo ao veterinário para verificar o seu estado de saúde.
Para descobrir a origem da tosse, o veterinário fará um exame clínico que pode incluir:
Uma Auscultação – Na ausculta, ele pode ouvir ruídos específicos que podem orientá-lo no diagnóstico.
Temperatura – Ele também verificará a temperatura do cão, que pode subir em casos de infecção bacteriana ou viral, como nas formas graves de tosse do canil.
Radiografia – Ele realizará exames complementares, como a radiografia de tórax, se a respiração do cão permitir ou adiar.
Um exame de sangue – uma análise das células sanguíneas permite especificar se é uma infecção.
Lavagem broncoalveolar – Em alguns casos, uma lavagem broncoalveolar pode ser necessária para determinar a causa exata da doença pulmonar e escolher o antibiótico correto, por exemplo, em caso de infecção bacteriana.
Um scanner ou uma ressonância magnética – estas podem ser programados para o diagnóstico de tumor ou abscesso pulmonar.
A ultrassonografia cardíaca – esta pode ser indicada em cães com tosse de origem cardíaca para avaliar o estágio e o tipo de cardiopatia.
Tratamentos
Dependendo dos resultados das análises e do diagnóstico do cão com tosse estabelecida, ele poderá administrar antibióticos e anti-inflamatórios como tratamento para bronquite de origem bacteriana.
Ou injetar diuréticos para eliminar o edema pulmonar e prescrever medicamentos para a doença cardíaca que causa o edema.
Alguns tumores pulmonares podem levar à excisão por cirurgia ou laparoscopia (com câmera).
O colapso traqueal é geralmente tratado com broncodilatadores e supressores da tosse. O veterinário pode sugerir a colocação de um dispositivo na traqueia do cão para mantê-la aberta.
Conclusão
Se você observar seu cachorro tossindo por vários dias, é importante ficar atento. Procure identificar o que está provocando esses sintomas.
Parar de fumar dentro de casa e parar de usar velas, fragrâncias domésticas e qualquer outro produto que irrite o trato respiratório pode ser uma boa alternativa.
As nebulizações de vapor de água (inalação ou ambiente com água morna) podem ajudar a umedecer as vias aéreas e aliviar a tosse do cão.