Cachorro triste – o que saber sobre depressão em cães?

Cachorro triste - o que saber sobre depressão em cães

A depressão é uma doença que também pode afetar cães. Esta mostra certos sintomas e uma profunda tristeza. No entanto, esses sinais também podem mascarar uma doença ou outra patologia, por isso é importante consultar o veterinário à menor mudança de comportamento. Descubra quais são os sintomas de um cachorro triste e quando se trata de depressão, mas também o que a causa e como aliviá-la.

Cachorro triste – principais sintomas de depressão em cães

Se você tem em casa um cachorro triste, é normal que o seu comportamento mude. Você poderá observar suas evoluções observando a maneira como se comporta e age.

Em geral, esteja ciente de que qualquer mudança de humor ou comportamento em um cachorro não é normal e significa que algo está errado.

Os principais sinais de depressão canina são:

Uma mudança no apetite: o cão deprimido muda seu apetite. Dependendo de seu caráter, ele pode parar de comer ou, ao contrário, começar a comer em grande quantidade e compulsivamente.

Seu sono muda: um cão adulto precisa de 12 a 14 horas de sono por dia. Já o cão deprimido se sente mais cansado e dorme como um cachorrinho, de 18 a 20 horas por dia.

Ele se esconde: um cachorro deprimido tende a se isolar. Ele procura um lugar para ficar sozinho e evita a presença de seus familiares. Quando está deprimido, não quer mais brincar ou sair; ele também pode estar triste.

Ele lambe as patas: lamber as patas é um sinal de uma doença grave ligada à depressão e à ansiedade. No entanto, esse comportamento também pode estar associado a várias doenças, como eczema, infecção bacteriana ou dores nas articulações.

Ansiedade de separação: o cão deprimido sofre com a sua ausência e pode gemer ou fazer coisas bobas quando você sair.

Chorando e Suspirando: Um cão deprimido tende a chorar, gemer e suspirar. Ele, portanto, manifesta sua tristeza.

Bobagem: seu animal de estimação pode estar tentando chamar sua atenção para alertá-lo sobre o problema. Nesse caso, ele pode defecar dentro de casa ou encontrar todos os disparates possíveis, principalmente destruindo certos objetos em seu interior.

Obviamente, os sintomas da depressão variam de cão para cão, mas qualquer mudança é um sinal de que algo está errado e deve alertá-lo.

O que fazer se seu cachorro estiver triste?

Cachorro triste - possiveis tratamentos

Como em humanos, a depressão pode ter várias causas em cães. Na verdade, os cachorrinhos têm um caráter próprio e são mais sensíveis a alguns pontos do que a outros. Ações que você pode fazer:

Carícias: seu animal de estimação precisa de atenção. Mostre-se mais gentil e afetuoso, mais paciente e compreensivo. Elogie-o, arranhe-o e acaricie-o com mais frequência, mas sem exagero, pois o seu cão precisa da paz e do espaço dele.

Brincar: brincar é uma boa forma de ajudar o seu animal, pois qualquer atividade permite que ele segregue endorfinas, os hormônios do bom humor. Além disso, você fortalece seu vínculo e dedica tempo a ele, o que é importante para o seu bem-estar.

Evite o vazio: se seu cão está deprimido com a perda de outro animal de estimação em sua casa, você pode adotar outro para preencher o vazio. No entanto, certifique-se de antemão de que você é capaz de lidar com isso.

No entanto, saiba que para você, como para o seu cão, nenhum outro animal pode substituir o que desapareceu. Alguns cães permanecem deprimidos, mas novos vínculos podem se formar e proporcionar alívio ao seu animal de estimação.

Os sintomas de depressão são comuns a outras condições, por isso, se você tem um cachorro triste, é melhor consultar um veterinário antes de dizer imediatamente que seu animal está deprimido. O médico procurará acima de tudo eliminar o risco de doença antes de considerar a depressão.