Cachorro vomitando espuma branca – causas e tratamentos!

Cachorro vomitando espuma branca

Antecipadamente, se você é tutor de cães inexperiente e está fazendo a seguinte pergunta: cachorro vomitando espuma branca? Saiba que este pode ser um sinal de barriga vazia ou de jejum por um longo período. No entanto, a mistura da saliva contém ácidos e muco do estômago, além de conter bicarbonato. 

Entretanto, a espuma branca se origina graças à agitação da movimentação pelo ato de vomitar. Se o vômito tem essas características, ele pode conter conteúdo alimentar. 

O que significa a espuma branca?

Primeiramente, o vômito com espuma branca também pode ser seguido por vômitos amarelos. Dessa forma, antes de vomitar o intestino pode ter contrações. O estômago pode liberar uma substância, que é conhecida como bile. Esta substância, por sua vez, tem a função de auxiliar na digestão. 

Por isso, há a coloração amarela referente ao líquido que é expelido pelo corpo. Do mesmo modo, sempre que um cachorro estiver vomitando espuma branca, então pode ser um sinal de problema de saúde mais grave.

Como devemos proceder nesta situação?

Com o cachorro vomitando espuma branca, é fundamental que os tutores tomem providências para trazer alívio imediato aos cães. Veja agora, como os tutores devem agir para a segurança dos pets:

1.° O vômito não deve ser interrompido

De antemão, é necessário que os tutores não tentem interromper este processo, apenas devemos observar. Também é primordial conferir se a espuma contém algum resíduo anormal, caso houver, conte ao veterinário o que ocorreu.

2.° Os cães não devem ingerir líquidos e comida em excesso

O consumo de água em excesso, é um dos principais causadores de vômitos nos cães. Nesse sentido, é possível que alguns pets possam desenvolver a irritação intestinal. Esta irritação, todavia, pode ser provocada pelo consumo de alimentos, além de outros fatores. 

Assim, para evitar que haja qualquer tipo de transtorno, os tutores devem ter atenção com a quantidade de água, que deve ser oferecida em pequenas doses. Caso seja possível, é imprescindível colocar água gelada.

3.° Os tutores precisam restringir os exercícios físicos – Cachorro vomitando espuma branca! 

Acima de tudo, até que seja descoberto a causa para cachorro vomitando espuma branca, os exercícios devem estar restritos aos pets. Afinal, sabemos que os cães são sensíveis, podem sentir desconforto durante as práticas de exercícios. Quando há uma má alimentação antes e depois dos treinos e excesso de água, eles também podem acabar passando mal. 

4.° Mantenha a rotina de visitas ao veterinário

Independentemente das condições do seu cachorro, a visita ao veterinário é uma medida preventiva. Pois, ele pode indicar uns exames para fazer o diagnóstico, ajudando assim, que o problema não seja espalhado para outras partes do corpo. 

Quais são as causas do cachorro vomitando espuma branca?

Em primeiro lugar, devemos lembrar que as causas podem ser benignas ou podem indicar um problema mais grave. Dessa maneira, apresentaremos algumas causas possíveis para este problema.

1.° Jejum prolongado 

Sempre que os cães passam muito tempo sem ter uma refeição adequada, o estômago, por sua vez, pode produzir sucos gástricos. Estes sucos, porém, podem irritar a mucosa gástrica. Caso o tutor tenha um cão filhote ou idoso, ele deve ter mais atenção. Já que os cães nesta faixa etária, apresentam menor reserva gástrica. 

2.° Ingerir grama e plantas 

Geralmente, durante os passeios, é provável que os cães possam consumir algum tipo de planta. Se isso acontecer com o seu pet, fique atento aos sinais e leve-o ao veterinário. 

3.° Agitação depois da refeição

Quando o cão tem o costume de realizar exercícios intensos após as refeições, isso pode levar ao quadro de regurgitação. Trata-se do retorno rápido do conteúdo, do esôfago para a boca. Neste caso, não há contrações gástricas fortes. 

4.° Alterações na dieta 

Se o nutricionista de animais solicitar alguma modificação na dieta, é necessário que este processo seja acompanhado. Os cães podem desenvolver reações a determinados alimentos, neste momento, alguns pets podem apresentar desconforto digestivo transitório. 

Causas – parte 2 – Cachorro vomitando espuma branca!

Além das causas que mencionamos acima, os cães também podem apresentar os problemas que mostraremos abaixo:

Cachorro vomitando espuma branca

1.° Doenças gastrointestinais 

Antes de mais nada, as doenças mais comuns que afetam a saúde dos pets são: gastrite, gastroenterite, pancreatite e enterite. Para estas doenças, a espuma branca pode ser um dos sintomas. Os tutores também devem ter cuidado com outros sinais, por exemplo: diarreia, perda de apetite, letargia e dor abdominal. 

2.° Obstrução intestinal – Cachorro vomitando espuma branca! 

Estas obstruções são causadas por diversos corpos estranhos, contudo, podem ser tumores ou torções intestinais. Se esta for a situação do pet, ele deve ser encaminhado para o veterinário com urgência. Além disso, para estas condições há outros sintomas, que são: 

  • Perda de apetite; 
  • Desidratação;
  • Dor abdominal;
  • Constipação.

Todas estas condições devem ser analisadas pelos tutores, assim, eles podem facilitar o trabalho do veterinário, para que este disponibilize um tratamento mais eficiente. 

3.° Intoxicações 

Os cães podem desenvolver intoxicações, devido a produtos de limpeza, medicamentos humanos ou plantas venenosas. A intoxicação, entretanto, também pode ter outros sintomas como: diarreia, tremores, convulsões e alterações na respiração.

Qual o tratamento mais adequado? Cachorro vomitando espuma branca!

A torção gástrica é um outro problema comum, que pode aparecer nos cães de grande porte. O cachorro vomitando espuma branca pode ser causado por diversas infecções e intoxicações, que devem ser acompanhadas com auxílio de um veterinário. 

Além de detectar os sintomas que mencionamos no artigo, os tutores também devem ter cuidado com vômitos persistentes. Pode ser acompanhado com outros sintomas como:  diarreia, letargia, perda de apetite, sangue no vômito ou nas fezes, dor abdominal ou dificuldade para respirar.

Após o veterinário dar o diagnóstico, o tratamento depende da causa subjacente. Para os casos mais críticos, é necessário que o tratamento seja invasivo com cirurgias. 

É possível prevenir este problema? Cachorro vomitando espuma branca!

À primeira vista, os tutores devem disponibilizar alimentação regular, conforme o tamanho e peso do animal. Não ofereça alimentos gordurosos e estragados, não deixe objetos muito próximos que podem ser facilmente engolidos pelos cães.

Se você deseja ser um tutor de pet, este deve ser observado pelo veterinário constantemente. Somente com exame físico e exames complementares, há possibilidade de prescrever o tratamento adequado. 

Conclusão 

Portanto, o problema do cachorro vomitando espuma branca pode ser solucionado, desde que haja um acompanhamento regular ao veterinário. Lembre-se que, o vômito não deve ser forçado, somente precisamos observar o comportamento do pet.

Em conclusão, os tutores precisam ter muita atenção, este pode ser indicador de doenças mais graves.