Quantos dias dura o período de uma Cadela no Cio?

Quantos dias dura o período de uma Cadela no Cio

Uma cadela no cio pode preocupar bastante se você não souber como lidar e como proteger sua cachorrinha de ameaças externas ou doenças infecciosas. Saiba agora, tudo sobre este período e como agir corretamente!

Como identificar uma cadela no cio?

Uma cadela no cio tem normalmente um comportamento diferente. Ela pode se tornar extremamente fofinha ou ser mais agressiva do que o normal. Você também pode notar sinais físicos.

Durante a primeira fase do cio – o período de proestro – a vulva da cadela incha. Do ponto de vista fisiológico, notamos o aparecimento de perda de sangue. Durante a segunda fase – ou período de estro – a vulva ainda está inchada, mas o sangramento diminui.

Qual é a duração do cio na cadela?

A duração do cio na cadela é de 3 semanas. Dependendo da raça, o primeiro cio pode surgir a partir dos 6 meses de idade. Ocorrem duas vezes ao ano, até o fim da vida da cadela.

É aconselhável monitorar a regularidade deste ciclo e consultar o veterinário em caso de problemas. Para evitar que uma cadela tenha o cio, é possível optar por uma solução medicamentosa ou cirúrgica.

Quais os cuidados durante o período de cio

Recomenda-se observar seu pet durante o cio. Quando jovem, pode apresentar o chamado cio “fracionário”, que cessa por volta do 10º dia e reaparece uma a duas semanas depois, sem que isso seja preocupante.

No entanto, um ciclo irregular pode estar associado a um problema de saúde: por isso, é recomendável consultar o seu veterinário se notar que a sua cadela não está tendo cio ou se a sua duração for muito longa.

Minha cadela pode ser fertilizada de seu primeiro cio?

Recomenda-se monitorar o aparecimento do primeiro cio da sua cadela, pois ela pode sim ser fertilizada. No entanto, é preferível evitar as projeções, porque até os 2 anos de idade a gravidez permanece arriscada.

É importante ressaltar que sua cadela não passará pela menopausa e que ficará no cio até o fim da vida. No entanto, após os 7 anos de idade, a gestação e o parto podem apresentar riscos de complicações.

Como evitar que sua cadela entre no cio?

Você pode optar por um método medicinal: você terá então a escolha entre comprimidos para administrar a sua cadela antes da data prevista do cio e uma injeção administrada a cada seis meses.

Como evitar que sua cadela entre no cio

Se não quer que a sua cadela tenha crias, pode optar pelo método cirúrgico optando pela esterilização.  É bom saber: não é recomendável interromper o cio logo que este tenha iniciado, pois pode ter consequências na saúde do sua cachorrinha.

Muita gente opta por adotar cachorro macho com medo do período do cio que uma cadela normalmente vai ter. O constrangimento ou a gestação também são mitos ultrapassados que não devem mais ser levados em consideração.

Hoje é possível ter uma cadela e criá-la normalmente, inclusive controlar seus fluxos de procriação. Mas, antes de tudo, é importante consultar um veterinário.