Existem muitos estudos sobre cães e a nossa saúde mental. Da mesma forma que os seres humanos são seres sociais e precisam de companhia para melhorar a disposição psicológica, os cães também gostam de interagir e podem ajudar no fortalecimento da saúde de seus tutores ao ajudar a reduzir a dor física e emocional associada à solidão e à depressão.
Segundo pesquisa recente realizada durante a pandemia no Reino Unido, mais de 90% dos entrevistados afirmaram que conseguiram superar os primeiros impactos do isolamento social pelo simples fato de terem um pet em casa.
A criação de cães além de aliviar a solidão, também incentivou as pessoas a praticarem exercícios, a repensar a alimentação e a manter as esperanças.
Para a ciência, a presença do pet ajuda bastante a equilibrar o ambiente da casa e a criar mais força para o potencial psicológico do ser humano.
Os cães e a nossa saúde mental
Ao redor do mundo, existem muitas pesquisas que estudam a solidão contínua e os impactos do isolamento na saúde do ser humano. Geralmente, permanecer sozinho pode gerar quadros de diabetes, hipertensão, câncer, depressão, ansiedade e entre outras.
Não estamos falando que ter um cão em casa é a cura para todos os esses tipos de doenças, mas a presença do pet como companhia pode prevenir os males gerados pela depressão e pelo isolamento.
Algumas pessoas ainda mantém o animal de estimação isolado vivendo preso no cercadinho ou em área distante do quintal. Mesmo para as pessoas que não gostam de manter o cão dentro de casa, é importante mantê-lo o mais próximo possível. Lembrando que, quando o pet é bem tratado ele pode transitar dentro da casa normalmente.
Outra observação é verificar a harmonia e o entrosamento que existe entre o dono e o seu cachorro, seja para ficar em casa, viajar e passear. Até mesmo nos hospitais os cães são utilizados para oferecer companhia para pacientes em tratamento.
Bem estar
A ciência humana já comprovou que a presença do pet em casa e até mesmo no trabalho aumenta a sensação de bem estar para seus tutores.
Resultados
Geralmente, os psicólogos observam que quando seus pacientes possuem animais de estimação, eles possuem maior força para superar os problemas e são mais esperançosos.
Veja a seguir os benefícios que o animal de estimação pode oferecer no dia a dia para a saúde de seu dono.
- Ele é uma boa companhia para passear no parque;
- Pode dormir à tarde;
- Além de passear, incentiva o seu dono a ter outras atividades como participar do adestramento e das brincadeiras.
- Em muitos casos, quando o dono passa mal e desmaia, o cão mais sensível ou treinado pode latir para alertar e procurar ajuda.
Conclusão
Portanto, ter um animal em casa proporciona vários benefícios como passear junto, fazer amizades com outras pessoas que têm cães e se sentir melhor emocionalmente. Os cães e a nossa saúde mental estão intimamente ligados!