Os Cães ajudam na nossa saúde mental? O que diz a Ciência?

Os cães e a nossa saúde mental

Existem muitos estudos sobre cães e a nossa saúde mental. Da mesma forma que os seres humanos são seres sociais e precisam de companhia para melhorar a disposição psicológica, os cães também gostam de interagir e podem ajudar no fortalecimento da saúde de seus tutores ao ajudar a reduzir a dor física e emocional associada à solidão e à depressão.

Segundo pesquisa recente realizada durante a pandemia no Reino Unido, mais de 90% dos entrevistados afirmaram que conseguiram superar os primeiros impactos do isolamento social pelo simples fato de terem um pet em casa.

A criação de cães além de aliviar a solidão, também incentivou as pessoas a praticarem exercícios, a repensar a alimentação e a manter as esperanças.

Para a ciência, a presença do pet ajuda bastante a equilibrar o ambiente da casa e a criar mais força para o potencial psicológico do ser humano.

Os cães e a nossa saúde mental

Ao redor do mundo, existem muitas pesquisas que estudam a solidão contínua e os impactos do isolamento na saúde do ser humano. Geralmente, permanecer sozinho pode gerar quadros de diabetes, hipertensão, câncer, depressão, ansiedade e entre outras.

Não estamos falando que ter um cão em casa é a cura para todos os esses tipos de doenças, mas a presença do pet como companhia pode prevenir os males gerados pela depressão e pelo isolamento.

Algumas pessoas ainda mantém o animal de estimação isolado vivendo preso no cercadinho ou em área distante do quintal. Mesmo para as pessoas que não gostam de manter o cão dentro de casa, é importante mantê-lo o mais próximo possível. Lembrando que, quando o pet é bem tratado ele pode transitar dentro da casa normalmente.

Outra observação é verificar a harmonia e o entrosamento que existe entre o dono e o seu cachorro, seja para ficar em casa, viajar e passear. Até mesmo nos hospitais os cães são utilizados para oferecer companhia para pacientes em tratamento.

Bem estar

A ciência humana já comprovou que a presença do pet em casa e até mesmo no trabalho aumenta a sensação de bem estar para seus tutores.

Resultados

Geralmente, os psicólogos observam que quando seus pacientes possuem animais de estimação, eles possuem maior força para superar os problemas e são mais esperançosos.

Os cães e a nossa saúde mental - o que diz a ciência

Veja a seguir os benefícios que o animal de estimação pode oferecer no dia a dia para a saúde de seu dono.

• Ele é uma boa companhia para passear no parque;
  • Pode dormir à tarde;
  • Além de passear, incentiva o seu dono a ter outras atividades como participar do adestramento e das brincadeiras.
  • Em muitos casos, quando o dono passa mal  e desmaia, o cão mais sensível ou treinado pode latir para alertar e procurar ajuda.

Portanto, ter um animal em casa proporciona vários benefícios como passear junto, fazer amizades com outras pessoas que têm cães e se sentir melhor emocionalmente. Os cães e a nossa saúde mental estão intimamente ligados!