Como os cães farejadores encontram drogas?

Como os cães farejadores encontram drogas

Dezenas de toneladas de drogas são apreendidas todos os anos pela polícia. Cannabis, cocaína, heroína … Todas essas substâncias são procuradas e a polícia pode contar com aliados leais para encontrá-las: os cães farejadores. Mas você já se perguntou como os cães conseguem encontrar essas drogas com tanta precisão? Vamos explicar tudo para você!

Como os cães farejadores encontram drogas com tanta precisão?

Nem todas as raças de cães são feitas para ser farejadores. Na verdade, é necessário ter um dom e é por isso que algumas raças são mais visadas pelos treinadores, em particular, as raças mais calmas e mais resistentes à pressão. 

Como os cães farejadores encontram drogas

Destas, podemos encontrar nas grandes forças de segurança, principalmente o Pastor alemão e labradores.

Ter um dom não é a única qualidade exigida, mas também é preciso viver bastante! No passado, os poodles eram bem comuns nas brigadas policiais, mas eles foram aos poucos sendo negligenciados por sua baixa qualidade de vida após os 10 anos. 

Isso não significa que os poodles não sejam bons cães para estimação, mas, para atuar como cães farejadores, eles são mais lentos quando estão mais velhos.

Treinamento estrito

Os cães são treinados em testes gerais com todos os outros cães policiais. Eles testam suas habilidades físicas, talento, lealdade e outras características. Então, dependendo dos resultados, eles serão divididos em duas categorias diferentes: cão de assalto ou cão de busca. 

No último, agrupamos os cães farejando drogas, explosivos ou cães de busca para pessoas desaparecidas!

Cada cão tem um adestrador que lhe dará ordens e a quem ele será leal. Por isso é importante que o cão e o condutor tenham uma relação de confiança e amor, para formar a equipa o mais eficiente possível!

O treinamento de um cão farejador pode levar de 3 a 6 meses antes de serem enviados ao campo para implementar o que aprenderam.

Busca por drogas

Alguns acreditam que os cães farejadores estão drogados e por isso procuram a substância. Isso é obviamente totalmente falso, uma vez que seu modo de busca é organizado de maneira bem diferente!

Afinal Como os cães farejadores encontram drogas

A busca por drogas é apresentada como um jogo de animais. O adestrador dá um brinquedo ao cão, um brinquedo pessoal que pertence a ele já a muito tempo. 

A partir daí é colocado um odor nele, baseado na molécula da droga desejada. O cão irá, portanto, associar o cheiro à sua brincadeira. E é assim que ele irá procurá-lo instintivamente durante as buscas. 

Enfim, ele só pensa em brincar! É por isso que quando o cão detecta um odor, ele começa a latir ou agitar o rabo de forma mais significativa.

Um papel levado muito a sério

Os cães farejadores são realmente essenciais na busca de drogas e são na maioria animais bem diferenciados. Alguns são tão talentosos que viram suas cabeças serem avaliadas por poderosos cartéis de drogas. Como a Sombra, uma cadela colombiana que permitiu a prisão de 245 pessoas graças às 10 toneladas de cocaína que descobriu!