Canicross: como praticar com seu Cão corretamente

Canicross - como praticar com seu Cão corretamente

Procura uma nova atividade para praticar com o seu cão? Conheça o Canicross, um esporte onde você e seu cão formarão uma super equipe.

Este exercício bastante especial irá proporcionar-lhe momentos especiais com o seu animal de estimação, mas também é uma boa forma de o motivar para a prática de esportes!

Canicross, um esporte especial!

O Canicross é um esporte bem recente que pode ser praticado com seu cão. Preso devidamente a coleira, ele permite que vocês corram unidos, em um só ritmo.

Canicross - como praticar com seu Cão corretamente

Pode ser praticado por todos os caninos já adultos e em qualquer terreno. No entanto, é muito importante escolher o equipamento certo.

Escolha uma coleira leve e que não interrompa a circulação do seu amiguinho. O ideal é que esta tenha um anel ou arnês (uma espécie de presilha que conecta o cão a coleira), assim ficará mais fácil sincronizar as passadas durante a corrida.

Clubes Canicross

Como muitos outros esportes, o Canicross não precisa ser feito sozinho. Hoje existem muitos clubes exclusivos para praticantes do Canicross, em diferentes escalas.

É uma forma de se motivar enquanto conhece e se diverte com outras pessoas e cães. Também é uma boa maneira, se você for novo no esporte, de fazer seu cão entender o que você quer dele.

Você também pode se beneficiar dos conselhos dos mais experientes. Ter uma licença também é uma vantagem prática para competições, que às vezes exigem muitos documentos comprovativos (veterinário, médico).

Busque na internet um clube Canicross mais próximo de sua casa e faça parte dele, vale muito a pena!

Participe de corridas

Já existem muitas corridas de Canicross aqui no Brasil e ao redor do mundo, e isso pode ser uma fonte de motivação para você. Mais uma vez, esta é uma oportunidade de conhecer novas pessoas, para você e para o seu cão!

Participe de corridas de Canicross com seu Cão

Esses eventos geralmente são agendados com antecedência e valem prêmios que podem gerar uma boa grana para você e seu cão. Em alguns países, a premiação envolve equipamentos e ração para seu cachorro, além de patrocínios de lojas especializadas no mercado pet.

Aos poucos este novo esporte vai se tornando conhecido em todas as partes e a tendência é que faça bastante sucesso também no nosso país.

Por que praticar Canicross?

Fazer esta atividade com seu cão só pode te fazer bem. Com efeito, permite ao seu cão passear, desopilar um pouco de casa, além de fazer uma atividade física tão essencial para sua saúde.

O Canicross é também uma excelente oportunidade para seu amiguinho aprender novos comandos de adestramento como “direita”, “esquerda”, “parar”…

Isso vai melhorar os seus métodos de treino tradicionais, para um método mais divertido e original. É também uma oportunidade de compartilhar momentos únicos com seu cão e, assim, desenvolver seu relacionamento.

Você precisará aprender a entender e ouvir seu cão, e ele precisará se adaptar ao seu ritmo. Quando estiverem bem práticos, quem sabe você não queira experimentar também Cani-trail, que consiste em ser rebocado pelo seu cão com arnês e elástico por trilhas bem sinuosas, mas esta é outra história.

Pratique o Canicross!