O cão gripado pode causar preocupação no seu dono e ainda exigir cuidados do médico veterinário. Por outro lado, o vírus da gripe do cachorro é diferente da gripe que atinge os seres humanos, fator que não compromete a convivência.
Geralmente, os sintomas que o cachorro apresenta neste quadro patológico são similares ao de um ser humano gripado, porém o tratamento poderá ser diferenciado conforme o comportamento do animal e seus sintomas.
O Cão gripado
Cientificamente, a gripe ou tosse dos canis é causada por bactérias ou vírus que se propagam através do ar. Geralmente, os cães pegam o vírus quando entram em contato com outros cães portadores do vírus ou quando acessam um ambiente já repleto de vírus e bactérias.
Muitas vezes, no caso de um canil repleto de cachorros ou cercadinho, é mais fácil ocorrer a disseminação do vírus. Lembramos que o vírus da gripe dos cachorros não atinge os seres humanos e, ao mesmo tempo, a gripe comum que atinge os humanos não é transmissível para os cães.
Sintomas
Como falamos anteriormente, os sintomas da gripe que atinge o cachorro são semelhantes aos sintomas da gripe humana. Na criação de cães, é preciso sempre identificar os sintomas e procurar a ajuda de um médico veterinário e incentivar o repouso ou isolamento do cão.
Dentre os principais sintomas, citamos:
- Espirros;
- Tosse;
- Secreção nasal (coriza);
- Febre;
- Olhos lacrimejantes;
- Letargia;
- Perda de apetite;
- Dificuldade de respirar.
Em certos casos ainda pode ocorrer respiração acelerada devido à acumulação de secreção. Geralmente, boa parte dos casos de gripe canina é leve, não sendo comum chegar a quadros mais graves ou morte. Porém, tudo dependerá do estresse e da temperatura ambiente para não piorar o quadro.
Desconforto
Normalmente, o pet pode sentir muito desconforto e se não tratar os sintomas adequadamente poderão ocorrer novas infecções e o quadro piorar bastante.
Casos mais graves
Quando a doença evolui para casos mais graves, os sintomas também podem agravar apresentando:
- Pneumonia;
- Febre acima de 40 graus;
- Extrema letargia;
A doença é causada pelos vírus H3N8 e H3N2, gerados pela Influenza A, porém ataca somente os cachorros. Para um indivíduo pegar a gripe basta entrar em contato com um cachorro doente ou simplesmente aspirar o vírus presente no ar.
A doença é contagiosa, lembrando que o vírus pode ser espalhado até mesmo através de latidos. O vírus também pode ser espalhado através de objetos contaminados como tigela de água ou comida, coleiras, superfícies de canis e outros utensílios.
Conclusão
Portanto, ao perceber sinais e sintomas ligados à gripe canina, é importante procurar ajuda e orientação de um médico veterinário. O médico fará um exame em seu consultório e avaliará todos os sintomas, além de indicar o tratamento mais correto para tratar a doença.