Cão urso da Carélia – o que saber sobre esta incrível raça!

Cão urso da Carélia - o que saber sobre esta incrível raça

Embora menos familiar para nós do que outras raças, o Cão urso da Carélia é muito popular na Finlândia, de onde é originário. Primeiramente treinado para a caça de alces e ursos, é hoje um animal adotado por suas outras qualidades. Este tipo de raça tem se tornado cada vez mais procurado pelos brasileiros. Mas o que saber sobre esta raça? Confira!

Cão urso da Carélia e suas Características

O Cão Urso da Carélia é um cão de tamanho médio, forte, ligeiramente mais comprido do que alto. Ele tem uma pelagem completa, uma aparência alegre.

As orelhas são eretas, de tamanho médio e arredondadas em uma ponta. Os olhos são bastante pequenos e castanhos. A cabeça tem a forma de um cone com a testa ligeiramente arredondada, ligeiramente oblíqua, as arcadas superciliares pouco marcadas, o focinho reto.

O Cão urso da Carélia é de fato nativo do norte da Europa, onde começou a ser criado por camponeses finlandeses e russos. Ele era muito apreciado por sua robustez e suas qualidades de caça.

Os primeiros cruzamentos foram criados na década de 1930, e a raça gradualmente tornou-se popular a tal ponto que foi uma das 10 mais populares na Finlândia.

Um cachorro nascido para caçar

Na verdade, é por essa função que ela se tornou tão popular. Os camponeses precisavam de um cachorro forte para defender o gado e ir caçar.

E não se tratava de pequenas presas, uma vez que o Cão urso da Carélia se especializou na caça de alces ou mesmo de ursos – qualidade da qual origina o seu nome. Na verdade, é uma raça que foi desenvolvida para esse fim específico, o que explica seu caráter.

Independência acima de tudo

Na verdade, “Independência” é a palavra que melhor corresponde a esses cães. Isso explica porque eles às vezes mostram um caráter forte… Porém, eles sabem como ser eficazes ao colaborar com humanos.

Além disso, sua lealdade infalível e seu lado protetor também os tornam felizes em um ambiente familiar. Porém, será necessário saber ser paciente durante seu adestramento.

Seu desenvolvimento ocorre ao ar livre

Dada a sua história, não é difícil ver por que esse animal precisa de muito exercício – e por extensão de um canto para descarregar as energias.

Se você quiser adotar um Cão Urso da Carélia, é melhor ter um jardim, ou ter um bom espaço para que ele possa correr e se exercitar à vontade.

Outras características desta raça

Cão urso da Carélia - Raça bem inteligente

Carinhoso: Em família, ele é muito gentil, mas este cão tem apenas um dono.

Jogador: Ele gosta de jogos que estimulam todos os seus sentidos.

Silencioso: Este cão, inicialmente bem treinado, pode ficar quieto em casa e agir somente quando necessário, é portanto, um ótimo cão de guarda. Ele nunca é agressivo, mas pode ser de grande ajuda na segurança de sua, pois costuma desconfiar de humanos desconhecidos.

Inteligente: É uma raça de cães bem espertos e aprendem muito rápido os comandos.

Fácil de treinar / obediente: Como todos os cães nórdicos, ele é muito dócil e fácil de treinar. Independente e teimoso, este cão geralmente só responde às ordens de um único dono e é cooperativo apenas se as indicações forem consistentes, firmes e respeitosas, isso evita que ele responda aos comandos de estranhos.

Como todos os cães nórdicos, não é um cão de escolha baseado somente em sua beleza: é importante aprender sobre seu caráter e as dificuldades de viver com um cão inteligente e independente. Se ficou interessado, fale antes com um veterinário ou treinador conhecido!