Escolher uma casinha de cachorro é uma questão de gosto, mas também de manutenção e exposição ao mau tempo. Dimensões, com ou sem cortina, da casinha S à casinha XXL para cães de grande porte, neste guia, você encontrará os melhores conselhos para a escolha de um abrigo correto para o seu cãozinho.
Os principais critérios para escolher uma casinha de cachorro
Os cães gostam de ter um espaço fechado para se refugiar em qualquer clima. Desta forma, você poderá instalar a casinha de seu cachorro no jardim, no terraço ou na varanda, mesmo que more e durma dentro de casa.
Não hesite em habituá-lo desde tenra idade e torná-lo um espaço pessoal e confortável. Coloque-o à sombra no verão e em um local ensolarado no inverno.
Mas para que seu cão realmente fixe residência em sua casinha, você ainda precisa ter certeza de que ela atende às necessidades dele. Terá, portanto, de escolhê-la adaptado às dimensões do animal, nem muito pequeno e nem muito grande, para que ele fique perfeitamente confortável.
Opte por uma casinha de cachorro de madeira ou plástico, dependendo do seu orçamento, necessidades de isolamento e estética desejada.
Existem até modelos de tecido para o interior. Seja em uma cobertura (teto) plana ou inclinada, tudo dependerá do clima, porém, coberturas inclinadas são preferidas em regiões chuvosas.
Posteriormente, você poderá até acrescentar uma porta, para melhor isolamento térmico, e um terraço para que seu pet possa tirar uma soneca ao ar livre!
Sem mencionar outras opções de conforto, como um colchão ou um cobertor de chão que vai isolá-lo do frio e do calor. Bem como duas tigelas com um dosador de ração que constituirão a alimentação essencial de que o seu animal necessita, no verão e no inverno.
As dimensões de uma casinha de cães
A casinha de cachorro deve ser adaptada à morfologia do seu cão. Ele deve ser capaz de entrar facilmente, deitar completamente, mas também se virar. Por outro lado, não deve ser muito grande para oferecer um abrigo tranquilizador e para que o calor do seu corpo possa aquecê-lo e mantê-lo na temperatura certa.
No Brasil existem basicamente 5 tamanhos de tamanhos de casinhas que são classificadas do tamanho S ao tamanho XXL, as dimensões podem variar de um nicho para outro dependendo do fabricante.
S – para cães pequenos como poodle, pincher, pequinês.
M – para cães de tamanho médio como pug, bulldog ou spitz.
L – para cães de bom tamanho como labrador, husky ou labrador.
XL – para cães grandes como Setter inglês, galgo, pit bull.
XXL – para cães muito grandes, como Terra Nova ou Pastor alemão.
A casinha do seu cão não deve ter mais do que o dobro do comprimento. Sua altura não deve exceder uma vez e meia sua altura na cernelha.
Não citamos aqui os tipos de materiais mais comuns utilizados para fazer uma casinha de cachorro, mas, quer seja de plástico ou madeira, de preferência aquela que mais ofereça conforto ao seu pet, eles merecem ter o seu próprio cantinho.