Antes de mais nada, os cães também podem apresentar problemas oculares. Por isso, os tutores de cachorros devem aprender sobre o uso do colírio para cachorro. O colírio é extremamente necessário. Afinal, ele protege a saúde ocular. Entretanto, somente o veterinário pode recomendar o uso do colírio.
Se for utilizado adequadamente, pode ser útil para o tratamento de doenças ainda mais graves. Para aprender mais sobre o colírio e seus benefícios, então acompanhe o artigo abaixo.
O que é colírio para cachorro?
O colírio tem uma função fundamental para preservar a visão do seu pet, trata-se de um medicamento para garantir a saúde e bem-estar dos olhos do cão. No entanto, os colírios lubrificam os olhos. Além disso, podemos encontrar vários tipos de colírios. Por exemplo: doenças oftalmológicas, como conjuntivite, catarata e inflamações.
Veja agora, quais são as outras funções que o colírio pode ter para manter a saúde ocular dos cães:
– Lubrificação: Pode manter a hidratação dos olhos secos, a secura geralmente é provocada por fatores externos. Por exemplo, clima árido, poluição, envelhecimento ou algumas doenças.
– Tratamento de doenças: Também atua no combate à infecções bacterianas, virais ou fúngicas. Traz alívio para inflamações e possibilita a recuperação de lesões na córnea, conjuntiva ou pálpebras.
– Prevenção: Aumenta a proteção dos olhos de agentes irritantes, como poeira, vento ou produtos químicos. Além disso, diminui o risco de infecções.
Tipos de colírio para cachorro
Mostraremos quais são os tipos mais comuns que podemos encontrar. Cada um deles apresenta uma função específica, confira:
– Lubrificantes: Possui lágrimas artificiais, como o ácido hialurônico, estes ajudam na hidratação dos olhos. Ainda assim, traz alívio para o ressecamento.
– Antibióticos: Tem algumas substâncias como gentamicina e cloranfenicol. Estas substâncias são importantes para combater infecções bacterianas.
– Anti-inflamatórios: Na sua composição, encontramos corticosteróides como dexametasona ou prednisolona. Contudo, podem diminuir a inflamação ocular.
– Antifúngicos: Determinados antifúngicos como clotrimazol e miconazol, são perfeitos para o combate de infecções fúngicas.
– Antisépticos: Certos antisépticos como clorhexidina ou ácido bórico, facilitam a limpeza e desinfecção dos olhos.
Realmente funciona?
De antemão, lembre-se que não é recomendado aplicar o colírio humano em animais. Já que, a estrutura ocular dos animais é diferente dos seres humanos. Se o seu pet está com conjuntivite canina, então, apenas o veterinário pode indicar o remédio correto.
Algumas raças de cães, por exemplo, Poodle, Lhasa, Apso e Maltês. Todavia, possuem uma leve secreção ocular. Por isso, estes cães podem ter uma certa vermelhidão ou tons marrons ao redor dos olhos. Além do colírio lubrificante, os veterinários também podem indicar uma loção específica para a limpeza dos olhos.
Para auxiliar no tratamento de problemas como conjuntivite canina, catarata, glaucoma e uveíte, o colírio anti-inflamatório é a melhor opção para trazer alívio.
Vale a pena?
Desde já, somente um veterinário, mediante avaliação através de exames, pode indicar ou não o uso de colírio. Veja agora, quais são as circunstâncias que o veterinário poderá indicar o uso de colírio:
– Olhos vermelhos, lacrimejantes ou com secreção: Constantemente, podem ser sinais de conjuntivite, alergia ou qualquer outra doença ocular. No entanto, deve ser tratada com auxílio de um colírio.
– Olhos secos e irritados: Com o apoio de um colírio lubrificante podemos manter os olhos dos cães hidratados. Assim, impedimos o desconforto.
– Depois de realizar cirurgias oculares: O colírio é importante para impedir a propagação de infecções. Estes, por sua vez, também facilitam a cicatrização.
– Prevenção de doenças: Para determinadas ocasiões, o colírio ajuda na prevenção de desenvolvimento de doenças oculares. Por exemplo, a ceratite seca.
Como devemos utilizar o colírio em cães?
Primeiramente, para não causar trauma nos animais. É necessário ter paciência e um pouco de prática. Dessa forma, veja aqui um pequeno passo a passo sobre como aplicar colírio:
1.° Mantenha o ambiente preparado
Para isso, escolha um local que esteja tranquilo e iluminado. Este procedimento é fundamental para evitar que o animal tenha algum susto. Todavia, devemos ter em mãos:
- O colírio, que foi receitado pelo veterinário;
- Algodão ou gaze umedecida com soro fisiológico. Pois, ajudam a limpar os olhos;
- Sempre recompense seu cão com petiscos ou brinquedos.
2.° É importante prepará-los
Antecipadamente, os tutores devem preparar os animais. Entretanto, estabeleça uma boa conversa com seu pet. Mantenha-o em uma posição confortável com firmeza. Caso haja necessidade, solicite ajuda para não machucar o pet. Não esqueça que, a cabeça do cão deve ser levemente inclinada para cima.
3.° Aplicando o Colírio para cachorro
Antes de tudo, devemos manter nossas mãos bem higienizadas. Tenha sempre por perto, algodão ou gaze umedecida com soro fisiológico. Assim, é possível remover qualquer secreção com segurança. Remova a tampa do colírio, proteja a ponta do conta-gotas. Com isso, não deve ser tocada em qualquer superfície.
Respeite a quantidade de gotas que devem ser pingadas. Depois disso, o olho do cão deve ser fechado por alguns segundos. Para absorver o colírio para cachorro, faça pequenas massagens na região dos olhos.
4.° Recompensas
Toda vez que o cão obedecer a algum comando, é fundamental que ele seja recompensado, com brinquedos, carinho e petisco, conforme determina o reforço positivo. Caso você tenha dificuldades em ensinar algum comando, procure um adestrador profissional.
Dicas importantes – Colírio para cachorro!
À primeira vista, o colírio deve ser armazenado em local apropriado. No entanto, a embalagem precisa ser bem fechada. A temperatura ambiente recomendada é em torno de 15º a 30ºC. Do mesmo modo, procure manter fora do alcance de crianças e animais.
É importante saber que, devido aos princípios ativos, como Ácido Bórico + Cloreto de Benzalcônio, é possível tratar a conjuntivite e outras doenças oculares. Da mesma forma, os tutores não podem abrir mão de um acompanhamento adequado. Nunca faça a automedicação, procure ler a bula antes de aplicar o medicamento.
Muitos cães podem desenvolver alergias a determinados medicamentos e alimentos, observe o comportamento do seu pet. Entretanto, se for o caso, suspenda a medicação e troque a marca da ração. Contudo, verifique as condições da pele do animal.
Conclusão
Portanto, o colírio para cachorro quando bem utilizado, pode trazer bons resultados para o seu amigo de 4 patas. Sempre observe se o cão está apresentando algum sintoma de alergia. Caso esteja, peça ajuda do veterinário. Assim, se for o caso, ele pode trocar o fabricante.
Por fim, alguns alimentos também podem melhorar a saúde do olho, com isso, o nutricionista de animais poderá indicar algumas sugestões.