Quando você adotou um cachorrinho, ele era fofo e sábido. Mas agora ele passa a maior parte do tempo mordendo tudo que encontra, incluindo suas coisas. E não importa o quanto você o repreende, ele sempre o faz de novo. Mesmo que você diga a si mesmo que isso é apenas uma moda passageira, você ainda descobre que o tempo está começando a ficar longo … Afinal, com qual idade o filhote para de morder?
Por que os cachorros mastigam tudo e qualquer coisa?
É por volta dos 3 ou 4 meses que os cachorros começam a mastigar tudo o que passa debaixo das patas: sapatos, móveis, roupas, cabos e até o dono! O motivo? É sua maneira de descobrir seu ambiente.
Na verdade, é um instinto natural que lhes permite explorar o mundo ao seu redor, familiarizar-se com os objetos que estão ali. Objetos que eles “provam” pela boca. Por esta razão, repreendê-los não é recomendado.
E por um bom motivo, essa fase de mordidas frenéticas é necessária para seu desenvolvimento. Isso permite que eles não apenas explorem seu ambiente, mas também aprendam lições dessa exploração. Lições que os servirão por toda a vida …
Mas também há outro motivo que pode explicar esse comportamento. Com efeito, tal como acontece com os bebés humanos, quando atingem uma certa idade (4 meses, na maioria das vezes), os cachorros começam o período de “dentição”.
É o momento em que seus dentes de leite caem e os permanentes começam a crescer, o que lhes causa algum desconforto. Até mesmo dor. Normalmente, é nessa fase da vida que eles mais mordem.
Mas afinal, com qual idade o filhote para de morder?
Os dentes permanentes geralmente terminam de crescer por volta dos 7 meses de idade. É, portanto, nessa idade que a maioria dos filhotes para de destruir todos os objetos ao seu redor.
No entanto, os cachorros podem continuar a mastigar até completarem 1 ano de idade. Além disso, é provavelmente um problema do tipo ansiedade de separação.
Como diminuir esse processo de mastigação?
Bom uma coisa é certa, se preocupar com qual idade o filhote para de morder não vai resolver muito, o certo é agir antes que ele mastigue literalmente tudo em sua casa.
Embora, como vimos acima, mastigar qualquer coisa que esteja ao seu alcance seja um comportamento completamente normal em filhotes, existem algumas dicas para reduzir esse comportamento:
Se seu cachorro morder seu dedo enquanto está brincando – pare de brincar imediatamente e redirecione sua atenção para um brinquedo de mastigar. Repita esta operação quantas vezes forem necessárias. Enquanto ele se direciona de volta para seu brinquedo, recompense-o com uma guloseima e incentivo.
Se o seu cachorro passa muito tempo sozinho ou não faz exercícios suficientes – ele pode ter uma tendência a externalizar seu estresse e sobrecarga de energia mastigando. Portanto, certifique-se de que seu ambiente seja suficientemente rico em vários e variados estímulos, mas também e acima de tudo para lhe dar atenção e tempo suficientes.
Se seu filhote estiver em período de dentição – dê a ele brinquedos especiais que podem ser colocados no freezer. O frio ajudará a aliviar a dor e a fadiga, assim ele morderá menos.