Com que frequência devo banhar meu cachorro?

Com que frequência devo banhar meu cachorro

Esta é a pergunta que todos os donos de cães se fazem: com que frequência devo banhar meu cachorro? Aqui está um artigo que pode esclarecê-lo.

Com que frequência devo banhar meu cachorro?

1 – A frequência ideal

Na verdade, não existe uma frequência ideal, tudo depende do seu cão. Não deve ser banhado com muita frequência, mas merece um pouco de banho de vez em quando. 

Com que frequência devo banhar meu cachorro

A frequência média é banhar seu cão a cada 3 semanas. Se ele tiver cabelo comprido, precisará ser lavado com mais frequência do que um cachorro de pelo curto. 

Se seu cão tende a ter alergias, dar banho nele com mais frequência pode ser um alívio. Tudo depende também do estilo de vida dele. Um cão que costuma ficar dentro de casa precisará de menos banhos do que um cachorro que está sempre ao ar livre. Além disso, se você escovar com frequência, poderá espaçar o uso do shampoo.

2. Lavagem obrigatória

Se você costuma andar frequentemente na floresta ou à beira-mar, seu cachorro precisa de um banho. Na floresta, ele pode rolar facilmente na terra ou na lama. 

Quando você voltar do mar, além de ter areia nos cabelos, é melhor enxaguar para tirar a água salgada que pode irritá-lo. No entanto, se você faz esse tipo de passeio muito, um enxágue com água é suficiente – não há necessidade de shampoo. 

Enxaguar com água limpa evita agredir a camada sebácea que o protege das agressões externas. Mesmo se você achar que seu cachorro não parece sujo, banhe-o se não estiver feito há muito tempo. Isso removerá resíduos de poluição ou poeira, por exemplo.

Algumas dicas 

Afinal, com que frequência devo banhar meu cachorro? Você vai entender, não exagere nos banhos para não danificar sua pele. É importante que você use um shampoo especial, adequado para sua pele e seu pH, o da pele do cão é neutro.

Duvidas - Com que frequência devo banhar meu cachorro

Então você precisa de um shampoo de pH neutro. Não use shampoo do seu bebê em seu cão porque é muito ácido. Usar o shampoo também pode causar problemas como o aparecimento de vírus e bactérias na pele.

Antes de banhar seu cachorro, considere escová-lo ou penteá-lo. Isso ajuda, especialmente para cães com pelo comprido, a remover nós e bolas de pelo. Depois de lavado, o cão deve ser penteado uma segunda vez para não formar novos nós.

A água para lavar seu cão deve ser morna. Não muito frio porque é desagradável para ele e não muito quente porque você corre o risco de queimar sua pele.

É aconselhável não lavar a cabeça do seu animal, pois o produto pode entrar em contato com seus olhos, orelhas, boca e irritá-lo. Ao lavá-lo, verifique se ele não tem nenhum problema de pele, carrapatos ou pulgas.

No final do banho, enxugue-se com uma toalha e a seguir com um secador de cabelo. Obviamente, não nos esquecemos de adaptar a temperatura. É importante secar para que não resfrie e não adoeça!