Assim como os seres humanos, os cães também tem seu gosto pessoal pela comida. Sem ceder aos caprichos dele, é possível conhecer suas preferências. Mas afinal, qual é a comida preferida dos cachorros?
Os primeiros do cão com a alimentação
Em primeiro lugar, deve-se notar que a maioria de suas preferências alimentares são inatas. Dada a natureza carnívora do cão, os produtos animais são geralmente muito mais populares do que os produtos vegetais. No entanto, o gosto por certos alimentos também pode ser adquirido.
É justamente antes do desmame (de 4 a 7 semanas de idade) que se formam hábitos alimentares muito duradouros, se não definitivos dos cães.
É necessário variar as fontes alimentares e os tipos de alimentação do cachorro para facilitar a sua posterior adaptação a diferentes dietas; na idade adulta, ele poderá comer a mesma dieta.
Comidas favoritas do cachorro
As proteínas animais são muito populares entre os cães. A indústria alimentícia os utiliza muito para aumentar a palatabilidade de alimentos compostos de alta qualidade (em oposição aos produtos vegetais, que têm o efeito oposto).
O cão desenvolverá suas próprias preferências alimentares já no segundo mês de vida, pouco antes do desmame. É a mãe quem vai introduzir seus filhotes na busca por comida e que vai ensiná-los a escolher certos alimentos e não outros. Logicamente, os filhotes vão adquirir certos hábitos gustativos e, no final, gostar de comer a mesma coisa que a mãe.
Neste sentido, é fortemente recomendado dar aos cachorros uma alimentação particularmente variada durante este curto período (gostos, texturas, etc.) de forma a alargar o seu horizonte alimentar.
As carnes
O cão é um carnívoro e, portanto, a comida preferida dos cachorros em geral sempre será de origem animal. No entanto, com um pouco de prática, ele pode gostar do sabor dos vegetais. Os gostos que ele prefere são geralmente os de carne vermelha, como carne bovina, e de preferência cruas.
Em seguida, vêm as carnes brancas, como aves, cordeiro, suína, entre outras. Da mesma forma, prefere miudezas vermelhas a miudezas brancas.
Alimentação úmida ou totalmente seca
Na natureza, os cães se alimentavam de presas recém-caçadas. Parece, portanto, óbvio que eles preferem alimentos úmidos, como patês (de preferência com pedaços mornos), que são muito mais apetitosos do que os completamente secos.
É por esta razão que os veterinários recomendam umedecer os pedacinhos com um pouco de água ou um pouco de caldo de carne para torná-los mais palatáveis para o cão.
Por isso, é aconselhável misturar alimentos úmidos e alimentos secos para proporcionar uma alimentação equilibrada ao cão e para que este beneficie de todos os nutrientes necessários ao seu bem-estar.
Cuidado com o açúcar
É bom saber que o açúcar não faz parte da dieta natural do cão. E há uma razão para isso. O açúcar pode ser realmente perigoso para nossos amigos de quatro patas, pois causa distúrbios cardiovasculares e promove a obesidade.
Portanto, é melhor não tentar o cão com esse gosto que ele não conhece, mas que certamente poderia apreciar, ou mesmo se tornar viciado como alguns humanos.
Conclusão
Você viu aqui mais detalhes sobre a comida preferida dos cachorros, certifique-se de respeitar a ração diária do seu cão de acordo com seu peso, idade e estado de saúde, informações geralmente indicadas nas embalagens de croquetes e patês.