Como adestrar o cão labrador filhote [PASSO A PASSO]?

Como adestrar o cão labrador filhote [PASSO A PASSO]?

Acima de tudo, se você tem interesse em adotar um labrador, saiba que é importante aprender como adestrar cão labrador filhote, o adestramento é necessário para cães de várias raças. Dessa maneira, o labrador Retriever é reconhecido por ser inteligente, amigável e energético. Por isso, podem ser treinados para serem cães que avisam sobre algum estranho na residência.

O Golden Retriever também tem capacidade para ser um cão-guia. Ou ainda, cães de assistência, mobilidade e cães de busca e salvamento.

Como adestrar o cão labrador filhote? Confira 10 dicas úteis!

Os cães devem ser adestrados, para que eles tenham bom comportamento diante de animais e pessoas. O adestramento também é necessário para impedir acidentes mais graves. Dessa forma, exibiremos algumas dicas para adestrar seu labrador com segurança.

1.° Desenvolva um espaço seguro

Antes de mais nada, certifique-se que o ambiente está seguro para iniciar o treinamento. Assim, não há risco nem para os animais e nem para os seres humanos. Para isso, é importante verificar os principais pontos abaixo:

– Espaço específico: É necessário que o filhote tenha um espaço apropriado. Então, monte um espaço aconchegante com cama, brinquedos e água fresca.

Remoção de objetos: Os tutores devem remover todos os objetos frágeis ou perigosos. Do mesmo modo, o filhote estará mais protegido.

– Coloque cercas: As cercas são úteis, afinal, elas impedem a fuga do pet.

– Monte uma rotina: Para que a rotina seja adequada, é de extrema importância acrescentar a alimentação, brincadeiras e exercícios.

2.° Construa uma relação de confiança – Como adestrar o cão labrador filhote?

Para ter um adestramento de sucesso, é imprescindível desenvolver uma relação de confiança. Além disso, os tutores podem acariciar os cães e aplicar as técnicas abaixo:

– Aplique o reforço positivo: Esta técnica exige que, todas as vezes que o filhote tiver bom comportamento. Todavia, ele deve ser recompensado, com elogios, brinquedos e carinho. 

– Não faça punições: O filhote pode ter ansiedade com mais facilidade do que os cães mais velhos. Então, evite aplicar punições ao cãozinho.

– Tenha paciência: No momento de ensinar os comandos, é primordial ter paciência. Principalmente, com os filhotes menores.

3.° Comece a ensinar com comandos básicos 

Sobretudo, os tutores inexperientes podem começar com aqueles comandos mais curtos. Por exemplo,  “senta”, “fica” e “vem”, pois estes são procedimentos mais simples. Agora, veja algumas dicas úteis para aplicar nestes treinamentos:

  • Faça o treinamento em sessões curtas, para não sobrecarregar o filhote. Estabeleça uma rotina frequentemente.
  • No começo do treinamento, contudo, temos que evitar que haja distrações. Para não afetar o desempenho do animal.
  • À medida que o animal evolui, você deve aumentar a dificuldade gradualmente, respeitando o tempo de cada filhote.

4.° A importância da socialização – como adestrar cão labrador filhote?

Primordialmente, com a socialização os cães podem desenvolver um bom comportamento. Para iniciar a socialização, é fundamental que os cães experimentem escutar novos sons. Ainda assim, conviver com pessoas e animais diferentes. 

 

Para que o cão comece a se acostumar, os tutores devem criar uma rotina adequada. Assim, os cães não devem se assustar na presença de outras pessoas. Além de garantir a interação com outras pessoas e animais. Contudo, os cães também podem participar de aulas de adestramento em grupos. 

5.° Como lidar com desafios? 

Se está pesquisando sobre como adestrar o cão labrador filhote. Entretanto, é importante saber que este é um processo que pode ter desafios. Quando o cão está apresentando comportamentos inadequados, é primordial contar com ajuda especializada. 

6.° Tenha cuidado com o tom da voz

Esta é uma regra clássica para treinar cães adequadamente. Por outro lado, os tutores precisam ter o cuidado para não ter uma voz muito alta. Dessa maneira, ele pode ficar com medo. Quando estiver ensinando os comandos, mantenha um tom de voz moderado. 

7.° Comando pegar e buscar  – Como adestrar o cão labrador filhote?

Os cães labradores adoram participar de uma corrida, já que é uma raça bastante ativa. Quando propor exercícios ao seu pet, não esqueça de ter em mãos as guloseimas que ele mais gosta. Da mesma maneira, ele entenderá que o treino é algo positivo para seu fortalecimento.

Para animar ainda mais o treinamento, separe alguns brinquedos que os cães gostam. Porém, se o treinamento for em grupo, desenvolva competições entre eles. 

8.° Comando deitar – como adestrar cão labrador filhote?

Alguns comandos são úteis e ajudam a reforçar o aprendizado. Em outras palavras, o comando deitar ajudará o cão a chegar mais próximo do brinquedo que ele deseja para brincar. No entanto, o cão também pode rebolar para tentar pegar o brinquedo.

Para manter uma constância nos treinos, elabore uma rotina de comandos conforme o desempenho que o animal apresentar durante os treinos. Lembre-se que repetir comandos é uma forma de educar o cão. Com isso, ele pode se acostumar com os comandos, através da memorização. 

Características dos cães labradores 

Este é um cão que pode se tornar sênior com 8 anos de idade, devido à suas habilidades pode ser útil como cão de caça. Entretanto, ele possui um temperamento gentil, adaptabilidade e inteligência. Trata-se de uma raça que tem muitas particularidades. Por exemplo, espessura do pelo, treinabilidade e sensibilidade da pele.

É uma das raças que mais possuem afinidade com o universo aquático, por conta do seu comportamento também são utilizadas para trabalhos de assistência psiquiátrica. Os tutores devem ter atenção com a saúde do Golden Retriever. Especificamente, este é um cão que pode desenvolver problemas como: obesidade e doenças osteoarticulares.

A raça labrador, por sua vez, requer cuidados com a sua alimentação. Eles devem consumir alimentos formulados, que são específicos para a sua raça. Respeitando as características como peso e tamanho do animal. Para manter a saúde dos ossos, as fórmulas podem ser enriquecidas com EPA, DHA e óleo de borragem.

Conclusão

Portanto, agora que você aprendeu como adestrar o cão labrador filhote, saiba que a paciência e a persistência são suas grandes aliadas neste processo. Por fim, se ainda sentir dificuldades para ensinar os comandos é importante contar com um adestrador que seja especializado na raça labrador.

O adestramento é um recurso necessário para cães de todas as raças. Pois, somente com um bom treinamento é que o cão tem um comportamento seguro diante de outros seres. Sobretudo, não sobrecarregue o animal com horas de treinamento. Assim como acontece com os humanos, os animais também ficam com problemas de lesão muscular.