Embora seja natural a rivalidade entre cães e gatos, é bem possível acostumá-los a viver sob o mesmo teto e até fazê-los se darem maravilhosamente bem. Confira agora como criar gato e cachorro juntos em apartamento sem interferir na rotina normal da sua vida.
A coabitação ideal: desde cedo
Para promover a convivência entre cão e gato, o melhor é acostumá-los o quanto antes. Quanto mais jovens os animais se encontram, mais familiarizados estarão.
O ideal é adotar um cachorrinho e um gatinho ao mesmo tempo, quando filhotes, antes dos 3 meses, cães e gatos absorvem facilmente o novo ambiente.
Se um animal de outra espécie estiver por perto no momento, eles o terão também como um membro da família, assim como seus donos humanos.
Isso não significa necessariamente que eles sempre estarão à vontade com outro animal fora de casa, mas já terão aprendido algumas regras de socialização e saberão compartilhar seu território.
Como criar gato e cachorro juntos em apartamento
Cães e gatos não têm as mesmas necessidades, hábitos e atitudes. De fato, os cães costumam ser muito sociáveis, enquanto os gatos precisam de sua independência.
As regras de como criar gato e cachorro juntos em apartamento são:
Socialize seus animais de estimação
É necessário ensinar os animais a socializar. Para socializar um cachorro que você já tem, leve-o para passear onde ele possa conhecer outras pessoas.
Se você tem um gato, convide seus amigos ou vizinhos para irem à sua casa com seus animais de estimação.
Quando se trata do animal que você adota, verifique se ele já encontrou outras bolas de pelo antes.
Mas não esqueça que o grau de sociabilidade de um animal varia de acordo com sua personalidade e sua história. Portanto, não tente forçá-los se não estiver em seu caráter e apenas certifique-se de que eles não sejam agressivos um com o outro.
Acostume-os com os cheiros um do outro
Não só o seu novo animal de estimação precisa se acostumar com o novo ambiente, mas você também precisa acostumar os dois animais de estimação aos seus respectivos cheiros.
Antes da chegada, façam um ao outro cheirar um pedaço de pano impregnado com o cheiro um do outro. Dessa forma, quando eles se encontrarem, esse mesmo cheiro parecerá familiar.
Quando você tiver os dois em casa, deixe-os cheirar um ao outro, mesmo por debaixo das portas, se você decidir separá-los.
Respeite o espaço de todos
Você está aprendendo algumas dicas de como criar gato e cachorro juntos em apartamento, isso é importante, pois tanto os cães como os gatos são muito territoriais. Você deve, portanto, fornecer espaço para cada um de seus animais, especialmente no início.
Não coloque a tigela do cachorro ao lado da do gato. Mesmo para a água, todos devem ter sua própria tigela.
Faça o mesmo com as cestas ou caminha: cada uma na sua, longe uma da outra. Assim, você evita comportamentos constrangedores (urina do cachorro, garras do gato) ou perigosos (ataques físicos).
Tranquilize seus animais
Costumamos educar mais o nosso cão do que o nosso gato, mas as boas práticas são válidas para ambos. Você pode socializá-los e recompensá-los sem fazer diferença.
Como seu adestrador, você também deve oferecer amor a ambos para evitar ciúmes. Se o seu gato estiver estressado, você pode espalhar feromônios (spray, por exemplo) pela casa para que ele se sinta seguro.
Conclusão
Agora você sabe como criar gato e cachorro juntos em apartamento, coloque em prática as nossas dicas acima sempre respeitando as necessidades de cada um e suas características próprias. Feito isso, você terá um apartamento cheio de amor, carinho e lógico, uma boa convivência.